PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: Souza Junior • 22/9/2018 • Bibliografia • 4.701 Palavras (19 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PRD)
EMPRESA: BRASKEM
MACAPÁ – AP 2018.1
MARCOS ANDRÉ MENDES NUNES
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PRD)
EMPRESA: BRASKEM
Trabalho apresentado como forma avaliativa à disciplina de Projeto Integrado Multidisciplinar III (PRD), do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do 3º semestre, noite II, na Unidade NEI da Universidade Paulista de Macapá-Amapá.
MACAPÁ – AP
2018.1
DEDICATÓRIA
Dedico este projeto primeiramente а Deus, por ser fundamental em minha vida, autor de meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia, e aos meus pais.
Dedico também aos colegas e professores, pelo incentivo е apoio diário.
RESUMO
O aumento da população ao nível mundial tem contribuído para uma exploração dos recursos naturais cada vez mais intensa. Essa exploração intensiva dos recursos naturais, muitas vezes, passa à margem da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas envolventes.
A degradação ambiental faz parte de qualquer exploração de um recurso natural, mas pode ser minimizada com adoção de boas práticas ambientais, mais amigas do ambiente envolvente e respeitando a essência de cada recurso natural e o seu tempo de renovação característico, assim como os hábitos e as práticas de cada país. Os limites de renovação dos recursos naturais têm vindo a ser ultrapassados pondo em risco a biodiversidade, o sistema ecológico, os ecossistemas e as espécies de todos os seres vivos existentes em determinadas regiões e/ou comunidades; a sua diversidade genética, a dependência mútua, de natureza biológica, química e física que os seres vivos mantêm entre si e com o habitat em que se inserem, estão ameaçadas, se não forem tomadas medidas de sustentabilidade adequadas.
Palavra Chave: Degradação Ambiental, Exploração, Sustentabilidade.
ABSTRACT
The increase in population worldwide has contributed to an increasingly intense exploitation of natural resources. This intensive exploitation of natural resources often goes beyond preserving the environment and surrounding ecosystems.
Environmental degradation is part of any exploitation of a natural resource, but can be minimized by adopting good environmental practices, which are more environmentally friendly and respect the essence of each natural resource and its characteristic renewal time, as well as the habits and Practices of each country. The limits on the renewal of natural resources have been overcome by endangering the biodiversity, ecological system, ecosystems and species of all living beings in certain regions and / or communities; their genetic diversity, the mutual biological, chemical and physical dependence of living beings on each other and their habitat are endangered unless appropriate sustainability measures are taken.
Keyword: Environmental Degradation, Exploration, Sustainability.
SUMÁRIO
1- EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EMPRESA: BRASKEM...............................................................................................8
1.1- Recursos naturais e desenvolvimento sustentável......................................8
1.2- Meio Ambiente: os impactos em controvérsia com a sustentabilidade........9
1.3- A ação do homem versus meio ambiente..................................................10
1.4- Desenvolvimento sustentável como alternativa..........................................13
2- A EMPRESA: BRASKEM......................................................................................14
3- CLIMATOLOGIA....................................................................................................15
4- GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES.......................16
4.1- Definição e Classificação de Resíduos Sólidos..........................................16
4.2- Classificação de resíduos sólidos...............................................................16
4.3- Gestão de Resíduos Sólidos......................................................................17
5- AUDITÓRIA AMBIENTAL.....................................................................................18
5.1- Conceito.....................................................................................................18
6- CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL.............................................................................19
7- GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS.................................................................20
8- Considerações Finais..........................................................................................21
9- Referências .........................................................................................................22
INTRODUÇÃO
Cada vez mais a sociedade consome os recursos naturais que o planeta oferece, sem se preocupar como esta exploração pode impactar na natureza como um todo e na sobrevivência das espécies. Nesse sentido, a conservação e exploração dos recursos naturais é uma conta que precisa sempre fechar no azul, ou seja, com um consumo consciente que não cause desequilíbrio ambiental e não esgote o que o planeta tem a oferecer.
O cenário atual, infelizmente, não é nada positivo. Especialistas em meio ambiente apontam que o esgotamento de um único recurso natural poderia levar até 75% de todas as espécies existentes à extinção.
1- EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EMPRESA: BRASKEM
1.1- Recursos naturais e desenvolvimento sustentável
A expressão desenvolvimento sustentável conheceu a sua popularidade a partir do início dos anos 1990 e refere-se ao uso dos recursos naturais de forma a não esgotá-los, mantendo ou renovando os ciclos de reposição. No âmbito desse entendimento, considera-se que o homem deve preservar (proteger, manter resguardada) e conservar (utilizar racionalmente, renovar) a natureza.
...