Plano Municipal De Assistencia Social
Pesquisas Acadêmicas: Plano Municipal De Assistencia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ciclomatico • 18/2/2015 • 1.952 Palavras (8 Páginas) • 677 Visualizações
SÃO BENTO DO UNA-PE
MELHOR A CADA DIA
PROJETO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E JOVENS DA CIDADE DE SÂO BENTO DO UNA-PE
São Bento do Una/2014
1- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto: São Bento “Amigo da Criança”
Data da elaboração do projeto: Setembro de 2014
Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de São Bento do Una
Localização: Praça Historiador Adalberto Paiva, Nº 01, Centro
Local de execução do projeto: Rua Adauto Rodrigues Valença, Nº 48 Centro
Nome do responsável pelo projeto: Maria Sueli Maciel Macedo
Linha do projeto: Abrigo para acolhimento de crianças e adolescentes
Duração do projeto: Ação Continuada
2 - RESUMO DO PROJETO
O presente projeto tem por finalidade a implantação de uma unidade de abrigo no município de São Bento do Una, tendo em vista o atendimento integral de crianças e adolescentes que se encontram em situação de rua, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial. Esta unidade complementará o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, na área de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco.
A proposta aqui apresentada está em consonância com a Política Nacional de Assistência Social definida pelo Plano Municipal de Assistência Social, fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Orgânica da Assistência Social e nas diretrizes nacionais em vigor.
3 – JUSTIFICATIVA
Justifica-se a realização deste Projeto, conforme está detalhado nos Planos Municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social¹, pela necessidade de ampliação da rede de atendimento por meio da implementação de um programa destinado ao acolhimento institucional, em caráter temporário e excepcional, para crianças e adolescentes em situação de rua, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial, com base na demanda levantada pelo Conselho Tutelar, pela Vara da Infância e da Juventude e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.
A partir da concretização de direitos e da construção de um processo educativo, objetiva-se a melhoria de vida desta população, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista o resgate da cidadania e a conquista da autonomia dos educandos, bem como o retorno familiar, sempre que possível.
4 . PÚBLICO ALVO
Crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 0 a 18 anos incompleto, que fazem da rua seu espaço de sobrevivência, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial.
5. OBJETIVOS
5. 1. OBJETIVO GERAL
Proporcionar às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco por estarem em situação de rua, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial, entre elas, todas que se encontram abrigadas em serviços executados pela Secretaria da Criança e da Juventude ou em outros serviços de acolhimento forra do município de origem, alternativa de moradia, em caráter temporário, com a garantia do acolhimento afetivo e material adequado, além do atendimento às necessidades básicas de saúde, educação, lazer, alimentação, vestuário e acesso aos recursos comunitários.
5. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Implantar 01 (uma) Casa de Acolhimento para atender 10 crianças e/ou adolescentes, de 0 (zero) a 18(dezoito) anos incompletos, de ambos os sexos, no município de São Bento do Una(PE), dando início ao processo de municipalização;
• Oferecer a cada criança/adolescente oportunidades individuais de desenvolvimento, de acordo com suas necessidades e potencialidades;
• Qualificar e acompanhar de forma sistêmica e continuada a equipe multidisciplinar do serviço de acolhimento;
• Preservar os vínculos proporcionando a convivência familiar e comunitária de forma satisfatória.
6. ATIVIDADES
OBJETIVOS ESPECÍFICOS ATIVIDADES
Implantar 01 (uma) Casa de Acolhimento para atender 12 crianças e/ou adolescentes, de 0 (zero) a 18(dezoito) anos incompletos, de ambos os sexos, no município de São Bento do Una(PE), dando início ao processo de municipalização;
- Equipar a casa de acolhimento.
- Contratar equipe.
- Adquirir material de consumo e permanente.
- Acolher crianças/adolescentes
Oferecer a cada criança/adolescente oportunidades individuais de desenvolvimento, de acordo com suas necessidades e potencialidades. - Executar o diagnóstico individual e familiar.
- Elaborar do projeto político pedagógico do abrigo.
- Elaborar o Plano de Atendimento Individual – PIA.
- Oferecer cuidados básicos e diários para o desenvolvimento da criança e o adolescente.
Qualificar e acompanhar de forma sistêmica e continuada a equipe multidisciplinar do serviço de acolhimento. - Oferecer formação continuada para o quadro de profissionais da Casa de Acolhimento.
- Avaliar e monitorar as atividades.
Preservar os vínculos proporcionando a convivência familiar e comunitária de forma satisfatória.
...