Plano de Acreditação para um Hospital
Por: Thayse19 • 30/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.727 Palavras (15 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA RIBEIRÃO PRETO – UNIDERP
THAYSE CARDOSO DE OLIVEIRA - RA: 7581586756
PLANO DE ACREDITAÇÃO PARA UM HOSPITAL, UM PLANO QUE ENVOLVA A ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO ACREDITADORA CREDENCIADA, SUAS CARACTERÍSTICAS E ITENS A SEREM AVALIADOS NO HOSPITAL QUE SOLICITOU O SERVIÇO E OS SELOS QUE ESSA INSTITUIÇÃO PODERÁ ADQUIRIR APÓS O TRABALHO REALIZADO.
RIBEIRÃO PRETO / SP
2015
THAYSE CARDOSO DE OLIVEIRA
PLANO DE ACREDITAÇÃO PARA UM HOSPITAL, UM PLANO QUE ENVOLVA A ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO ACREDITADORA CREDENCIADA, SUAS CARACTERÍSTICAS E ITENS A SEREM AVALIADOS NO HOSPITAL QUE SOLICITOU O SERVIÇO E OS SELOS QUE ESSA INSTITUIÇÃO PODERÁ ADQUIRIR APÓS O TRABALHO REALIZADO.
Desafio Profissional, apresentado a Universidade Anhanguera - UNIDERP, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Sob a orientação da Tutora a distância: Janaina Sanches Santos.
RIBEIRÃO PRETO / SP
2015
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar e divulgar a importância do certificado de acreditação e os benefícios para as instituições de saúde, pacientes e colaboradores.
Para a conclusão do trabalho foram feitas pesquisas em artigos publicados na ultima década a respeito da ONA – Organização Nacional de Acreditação, e outras fontes disponibilizadas pelo Ministério da Saúde através de seu portal eletrônico.
Com o período de pesquisa concluído chega-se a conclusão que para uma boa certificação é preciso o envolvimento e comprometimento total de todos os departamentos de uma instituição de saúde, além de que é imprescindível o uso de ferramentas de auditoria interna na instituição.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _________________________________________________________2
DESENVOLVIMENTO __________________________________________________3
METAS DO PLANO DE ACREDITAÇÃO E JUSTICATIVA SOBRE A
IMPORTANCIA DE ADERIR O PLANO____________________________________3.4
A ESCOLHA DA EMPRESA ACREDITADORA CONTRATADA PELO HOSPITAL______________________________________________________________3.5
ALGUNS PROCESSOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACREDITAÇÃO____________3.6
FLUXOGRAMA DE ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO_________________________3.7
IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS COLETADOS PARA REALIZAR AS MELHORIAS____________________________________________________________3.8
PLANOS DE AÇÃO PARA ACREDITAÇÃO _________________________________3.9
A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DA ACREDITAÇÃO NA FARMÁCIA____________________________________________________________ 3.10
DOCUMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS _______________________________ 3.11
CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO____3. 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS ______________________________________________13
REFERÊNCIAS _________________________________________________________14
1
- INTRODUÇÃO.
A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.
Quem pode aderir ao processo de Acreditação? Toda organização prestadora de serviços de saúde.
Porque participar de um programa de Acreditação?
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.
A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.
Na atualidade há uma preocupação cada vez maior com os riscos reais e potenciais aos quais os usuários das organizações de saúde encontram-se expostos. O aumento da complexidade e do alcance da moderna medicina tem estabelecido níveis de risco e dano cada vez maiores aos pacientes. Houve época em que as pessoas identificavam o hospital como o lugar mais seguro para serem atendidas, porém essa opinião foi modificando-se na medida em que os meios de comunicação passaram a mostrar que uma organização de saúde, em determinadas circunstâncias, pode representar uma ameaça à integridade e à vida do cidadão.
E assim aqui colocamos que setor de saúde não pode ser entendido e tratado como uma ilha, alheia e independente aos processos maiores em desenvolvimento no seio da sociedade, entre eles, e especialmente, o movimento da qualidade. Sabe-se que esta vertente metodológica da Teoria da Administração vem operando profundas transformações nos conceitos, modos de agir, atitudes e nos resultados institucionais. Estabelece como máxima a centralização e organização da empresa tendo como foco principal o próprio cliente.
A busca da qualidade assistencial dos serviços de saúde deixou de ser uma atitude exótica e tornou-se uma necessidade técnica e social.
2
Nesse contexto, o Sistema Brasileiro de Acreditação, liderado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), busca promover o desenvolvimento e a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a Qualidade na assistência à saúde de nossos cidadãos, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País. Uma vez que a garantia da qualidade exige um maior nível de profissionalismo e, consequentemente, um melhor desenvolvimento técnico, a meta final de um programa deste tipo é a satisfação do paciente, por intermédio de uma atenção competente, apropriada e oportuna, sem duplicação ou super utilização de serviços, com um mínimo de complicações ou sequelas.
...