Portifólio Gestão da Qualidade
Por: Darlene Santos • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 738 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
gestão da qualidade – 2°semestre
darlene moreira dos santos da silva - 257082014
Portifólio
Principais Gurus da Qualidade
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
DARLENE MOREIRA DOS SANTOS DA SILVA
Portifólio
Principais Gurus da Qualidade
Trabalho apresentado ao Curso Gestão da qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão da qualidade
Prof. Mauro Ribeiro Claro
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
O aluno deverá pesquisar o capítulo 1 das pag. 8 à 24, citando os gurus da qualidade, bem como o que mais chamou sua atenção pelo sistema de qualidade implantado.
William Edwards Deming - Ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Joseph Moses Juran - Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia: O planejamento da qualidade, o controle da qualidade e o aperfeiçoamento da qualidade.
Philip B. Crosby - Ele considerava a prevenção como a principal causadora de qualidade, pelo que as técnicas não preventivas como a inspecção, o teste e o controlo são pouco eficazes. Em alternativa, apresenta uma "vacina" preventiva que contém três ingredientes: determinação; formação; e liderança. Nos seus famosos 14 pontos para a melhoria da qualidade Crosby encara este esforço como um processo contínuo e não um programa pelo que a melhoria da qualidade deve ser perseguida de modo permanente.Segundo Crosby, os verdadeiros responsáveis pela falta de qualidade são os gestores, e não os trabalhadores. As iniciativas para a qualidade deverão vir de cima para baixo e para isso é necessário o empenhamento da gestão de topo e a formação técnica dos empregados em instrumentos de melhoria da qualidade.
Armand Feigenbaum - Ele introduziu o termo Controle de Qualidade-TQC Total nos Estados Unidos. Controle da Qualidade Total trata a qualidade como uma estratégia que requer a participação efetiva de todos na organização. A qualidade se estende além dos defeitos no chão de fabrica; é uma filosofia e um compromisso para com a excelência.
Kaoru Ishikawa - Ishikawa foi reconhecido no Japão como a figura mais importante na defesa do controle da qualidade, ultilizando algumas ferramentas como Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), que pode ser definido como sendo um pequeno grupo de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho, e o diagrama de Ishikawa, O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
...