Pratica Integradora 8.2
Dissertações: Pratica Integradora 8.2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/10/2013 • 6.922 Palavras (28 Páginas) • 464 Visualizações
SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR
É uma organização privada. Seus proprietários se chamam Julio Silva e Melchior Rezende (padrasto de Julio). O empreendimento será criado com o objetivo de facilitar as compras de pessoas que viviam nas cercanias do bairro onde os empreendedores residem. Possui denominação social “Supermercado Silva Ltda”. O negócio funcionará regularmente de segunda a sábado: 07:00 às 19:00. Será retirado mensalmente um pró-labore para os administradores, sempre obedecendo aos limites legais da legislação do imposto de renda.
Os dados dos sócios são:
A cada final de ano, o administrador procederá a um levantamento, realizando a prestação de contas do balanço patrimonial, dos resultados econômicos apurados no exercício do período, e após deduções previstas e formação de reservas consideradas necessárias, os lucros/prejuízos serão absorvidos integralmente pelo empresário.
A empresa atuará em sua atual cidade ou em seu bairro. O estabelecimento possui pelo menos dez concorrentes diretos (pequenos estabelecimentos próximos), além da concorrência com os grandes supermercadistas. Atenderá cerca de 150 clientes por dia. Estima-se que cada cliente gaste R$ 50 por compra.
O supermercado venderá exclusivamente produtos de gênero alimentício (frios, bebidas, frutas, legumes e verduras, sacarias).
1. INTRODUÇÃO
A cidade de Jundiai necessita de um supermercado como empreendimento que provê a satisfação total do cliente e colaboradores. A mais alta qualidade de produtos e serviços com tecnologia de ponta aliada à responsabilidade sustentável.
O projeto do supermercado foi desenvolvido sob os conceitos de preservação e tendência de consumo em alta dos produtos com aprovação ambiental e saudável, que podem ser observadas nos grandes nichos do mercado.. Com a confirmação desta tendência nosso empreendimento entra no mercado como inovador e politicamente correto, se tornando o benchmark para o setor.
Mediante uma política de inovação o empreendimento SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR atenderá as expectativas não atendidas pelo mercado nas esferas de clientes e colaboradores.
,
1.1. Visão
Supermercado COMPRE MAIS E MELHOR irá adicionar a definição do dicionário Aurélio, supermercado - S. m. 1. (super- + mercado) Estabelecimento comercial em que o comprador retira as mercadorias das prateleiras ou estantes, efetuando o pagamento à saída - lugar de aventura, conhecimento, saúde e PRAZER.
Fornecer além de produtos e serviços, qualidade de vida.
Supermercado Compre Mais e Melhor é respeito à vida! O futuro é hoje e você merece mais!
1.2. Missão
Desenvolver um comércio inteligente, eficaz e saudável com conduta inerente a qualidade de vida para toda população.
1.3. Serviço
O Supermercado Compre Mais e Melhor vai vender sonhos em formas de produtos de aceitação mundial e principalmente da aprovação dos clientes, porém com uma preocupação de qualidade com saúde. Produtos estes fornecidos pelas grandes companhias e holdings.
O ambiente sob a preocupação do aconchego e confortável será viável devido ao design inovador de integração ao setor que vai transportar o cliente a uma viajem submetida as mais altas tecnologias para otimização da tarefa.
O atendimento ao público será das 07h00min às 19h00min de segunda-feira a sexta-feira e sábado das 07h00min às 17h00min. Os funcionários obedecerão dois turnos fixos das 06h00min às 14h00min e das 12h00min às 20h00min de segunda à sexta-feira e sábado das 06h00min às 12h30min e das 12h00min às 18h30min, onde a primeira meia hora do primeiro turno e última meia hora do segundo turno será oferecido um breakfast aos colaboradores.
1.4. Localização
Para o sucesso do empreendimento foram compreendidos bairros com menores índices de classes D e E. Foram sugeridos:
LOCALIZAÇÃO DO MERCADO
. Local com fácil estacionamento, segurança privilegiada e mão de obra qualificada/barato. Estas condições oferecem um grande potencial de sucesso ao Supermercado Compre Mais e Melhor.
1.5. Dados da Empresa
Razão social da empresa: SUPERMERCADO SILVA LTDA
Nome da empresa: SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR
Ramo de atividade da empresa: Varejo
Principal produto / serviço da empresa: Comercialização de gêneros alimentícios (frios, bebidas, frutas, legumes e verduras, sacarias)
Número total de funcionários: 10 funcionários e os dois sócios
1.6. Organograma da empresa
1.7. Fluxograma do processo
Supermercado
Açougue
2. NATUREZA DA EMPRESA
Procedimentos de registro
- Consulta prévia junto à Prefeitura do Município, a fim de saber se a exploração do negócio é autorizada para o local escolhido, posto que a legislação municipal proíbe a instalação de determinados estabelecimentos em áreas definidas. A fim de evitar uma série de aborrecimentos futuros.
- Consulta da situação fiscal dos sócios junto à Secretaria da Receita Federal e à Secretaria Estadual da Fazenda, para verificar a existência de pendências ou irregularidades, que impeçam a obtenção da inscrição nos respectivos cadastros fiscais (federal e estadual).
- Consulta à Junta Comercial e/ou ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas (conforme a competência para o registro), com o objetivo de verificar se não existe outra empresa com o nome (razão social) igual ou semelhante ao que você escolheu. O mesmo nome empresarial não pode ser adotado por mais de um empreendimento no mesmo Estado da Federação.
- Elaboração do contrato de sociedade, denominado CONTRATO SOCIAL, que é assinado pelos sócios e arquivado no órgão no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Sociedades empresárias, por sua vez, têm seu contrato social arquivado na Junta Comercial. A existência legal da pessoa jurídica começa com o registro do contrato social no órgão competente. Sociedades cujos atos constitutivos não são arquivados no órgão competente são desprovidas de personalidade jurídica, pelo que respondem pessoalmente os sócios quanto aos atos praticados.
Contrato social
Tanto sociedades simples como sociedades limitadas deve conter:
a)Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios;
b)Nome empresarial, objeto, sede e prazo da sociedade;
c)Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária;
d)Quota de cada sócio no capital social e o modo de realizá-la;
e)Indicação dos administradores, seus poderes e atribuições;
f)Participação dos sócios nos lucros e perdas.
Além dos requisitos acima relacionados, o contrato social da sociedade limitada também deve conter:
a)Declaração de que a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor exato das cotas subscritas;
b)Indicação da regência supletiva das normas aplicáveis às sociedades anônimas, se for do interesse do empreendedor;
c)Designação do objeto da sociedade na denominação social, integrada no final da palavra limitada ou sua abreviatura.
O importante é que, em qualquer litígio ou situação excepcional, a última palavra caberá ao texto do Contrato Social.
Registro na junta comercial – Sociedade Limitada
Para o registro na Junta Comercial são exigidos os seguintes documentos:
Contrato ou estatuto social, assinado pelos sócios e duas testemunhas (três vias); Declaração de microempresa, se for o caso (duas vias); Ficha de Cadastro Nacional - FCN, folhas 1 e 2 (uma via cada); Capa de processo; Cópia autenticada da carteira de identidade do(s) sócio(s) gerente(s); Taxa de registro.
Ministério da fazenda – Receita Federal – CNPJ
Documentos necessários para a obtenção do registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do Ministério da Fazenda: Disquete preenchido com o sistema do CNPJ - Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas; Documento Básico de Entrada do CNPJ (formulário próprio), original e uma cópia simples, com a firma do sócio gerente reconhecida em cartório; Uma via do original do Contrato Social ou Estatuto Social ou requerimento de EMPRESÁRIO, devidamente averbado pela Junta Comercial do Estado ou Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
Inscrição estadual – Secretaria da fazenda estadual – ICMS
Documentos necessários para a obtenção da Inscrição Estadual (cadastro de contribuintes do ICMS da Secretaria da Fazenda Estadual): Formulário DECA: Declaração Cadastral, em duas vias; Formulário DECA: Declaração Cadastral - Anexo I, em duas vias; Formulário DCC: Declaração Cadastral do Contabilista e Empresa Contábil, em três vias, referente ao início de escrituração e ao pedido de permanência de livros em escritório de contabilidade, quando for o caso; Formulário de solicitação para enquadramento/alteração de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em duas vias; Cópia dos atos constitutivos (contrato social ou estatuto ou declaração de firma individual) devidamente registrados na JUCESP; Cópias do CPF dos sócios, quando tratar-se de pessoa física, e do CNPJ do sócio, quando tratar-se de pessoa jurídica; Cópia do cartão CNPJ ou da ficha de inscrição no CNPJ; Cópia do alvará de localização fornecido pela Prefeitura ou, na sua falta, prova de propriedade (escritura registrada), contrato de locação ou de comodato do imóvel (com firmas reconhecidas); Formulário requerimento/certidão débito, em uma via, para: a) o titular, quando se tratar de firma individual; b) os sócios, quando se tratar de sociedade por quotas limitadas; c) os diretores, quando se tratar de sociedade anônima; Cópia reprográfica legível da identidade dos responsáveis sócios; Cópias reprográficas da procuração e da identidade do procurador (quando for o caso); Taxa de expediente.
Alvará de localização – Prefeitura municipal
O último passo é a inscrição da empresa na Prefeitura do município, para fins de obtenção do Alvará de Localização.
Órgão de registros
Junta Comercial (contrato social ou estatuto social); Ministério da Fazenda (CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) - site: www.receita.fazenda.gov.br; Secretaria de Estado da Fazenda (inscrição estadual - cadastro de contribuintes do ICMS); Prefeitura Municipal (Alvará de Localização e Funcionamento).
Definição da forma jurídica que reveste o empreendimento
O passo inicial é definir a forma jurídica a ser adotada para exploração da atividade. O Código Civil em vigor (Lei nº. 10.406, de 11 de janeiro de 2002) trouxe alterações importantes.
No caso do SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR que explora qualquer outra atividade NÃO enquadrada como intelectual ou cooperativa, a legislação permite o registro do EMPRESÁRIO ou a constituição de sociedade empresária. O registro do EMPRESÁRIO ocorre quando NÃO HÁ constituição de sociedade. NO CASO DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE, que é o caso, a opção prevista em lei é SOCIEDADE LIMITADA.
A SOCIEDADE LIMITADA é uma sociedade por quotas com responsabilidade limitada, em Direito, no Brasil, refere-se à natureza jurídica de uma empresa constituída como sociedade, é quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade, através de um contrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.
3. A EMPRESA
Após a pesquisa de mercado, definição do espaço e do escritório de engenharia, arquitetura, contabilidade e Marketing, o foco estará voltado na execução da obra de infra-estrutura e na compra dos equipamentos operacionais. Concomitante com o final da primeira etapa será realizado à seleção de pessoal, treinamento e montagem do supermercado.
O próximo passo será a preocupação com a imagem da empresa na sociedade, início da campanha de marketing com definição do plano e aplicação da marca no mercado. A difusão da marca começará antes a inauguração e permanecerá de forma maciça por 6 meses. Após este período será realizado apenas a manutenção da imagem e promoções sazonais que não tangenciam com o calendário prédefinido pelo mercado.
3.1. O cronograma
01º Mês – Abertura da Empresa – Contador/contabilista
01º Mês - Início da reforma e design do imóvel – Escritório de Engenharia e Arquitetura
01º Mês - Instalação/manutenção hidráulica e elétrica – Empresa de Engenharia e Arquitetura
01º Mês – Compra dos equipamentos operacionais, móveis e utensílios. – IBM USA e Lojas de Departamento
01º Mês – Seleção de funcionários – agência de Recursos humanos e Sócio / RH e Operacional
01º Mês – Seleção de fornecedores – Sócio / Administrativo e Financeiro
02º Mês – Início da campanha de Marketing – Agência de Marketing
02º Mês – Definição do Uniforme dos cargos – Agência de Marketing e Sócio / RH e Operacional
02º Mês – Organização da festa de inauguração – Empresa de Cerimonial
02º Mês - Chegada do material de escritório e decoração – Escritório de Engenharia e Arquitetura
02º Mês - Instalação dos equipamentos e softwares operacionais – IBM
02º Mês – Acordos de parcerias e de fornecimento – Sócio / ADM e Financeiro
03º Mês – Engenharia operacional - Sócio / ADM e Financeiro e Sócio / RH e Operacional
03º Mês – Treinamento dos colaboradores (*) Sócio / RH e Operacional e fornecedores dos softwares.
03º Mês – Aplicação dos treinamentos e teste do operacional em 100%
03º Mês – Identificar situações de possíveis problemas no operacional e corrigir
04º Mês – Inauguração do Supermercado Compre Mais e Melhor
(*) treinamento operacional técnico/prático - mínimo de um mês - integração e motivação.
3.2 Organização e Gerência
Após todo o planejamento do empreendimento, a apuração da idéia em proposta e traçado objetivos a próxima etapa é a organização do projeto com a delegação das responsabilidades para a abertura da empresa. Serão definidos os escritórios terceirizados, atribuições dos colaboradores e aspectos legal-funcionais do supermercado.
Com a fase inicial do projeto já idealizada é concernente a etapa da direção definir o norte das ações. Caberá grande responsabilidade do sucesso do negócio a definições desta fase, onde todo âmbito operacional será definido.
Planejado, organizado, dirigido e agora avaliar o produto das ações e comparar com os objetivos. Conforme os resultados, os processos serão reestruturados ou não.
A figura abaixo ilustra os processos acima.
Será adotado como ferramenta essencial de melhoria e gerenciamento do empreendimento o Ciclo de Shewhart ou PDCA (traduzindo: planejamento, execução, verificação e reação). A melhoria contínua aperfeiçoa a execução dos processos, possibilita a redução de custos e o aumento da produtividade. A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir.
3.2.1. Planejamento
Seguindo a tendência mundial e os relatórios apresentados pela IBM e BCS o supermercado terá uma grande variedade de produtos com preços baixos e atuará no nicho de mercado extremamente exigente em qualidade e serviços, criando um apelo emocional aos consumidores.
3.2.2. Organização
Sob os objetivos norteados pelo planejamento serão definidos os aportes financeiros compatível ao empreendimento, as funções e atribuições de cargos dos colaboradores.
Os objetivos são:
- Desenhar uma proposta de marca diferenciada e excessivamente focada, que permita o estreito alinhamento do "DNA" da organização com as necessidades dos consumidores e exclusiva proposta de venda.
- Explorar novas ferramentas, técnicas e fontes de dados para obter um profundo conhecimento dos consumidores e entender os verdadeiros fatores que compõe seu comportamento, de modo a acelerar a implementação de novas estratégias de mercado, produtos e conceitos.
- Otimizar as atividades principais através de uma inteligência de negócios sistêmica, para que as pessoas trabalhem de forma mais inteligente e não mais árdua. Melhorando a performance em funções críticas tais como merchandising, preços, previsão de vendas e operações de loja, ampliando as abordagens tradicionais com técnicas analíticas avançadas.
- Desenvolver um serviço superior como diferenciador-chave.
- Construir cadeias logísticas adequadas às necessidades dinâmicas do varejo. As redes logísticas deverão adaptar-se aos consumidores para maximizar a capacidade de resposta às mudanças baseadas nos desejos e padrões de compra.
3.2.3. Direção
Caberá grande responsabilidade do sucesso do negócio a definição desta fase, onde todo âmbito operacional será estabelecido.
Definido o objetivo e a organização o gestore têm a responsabilidade em realizar o planejamento com a organização por meio de atividades específicas de curto prazo para tanger objetivos do planejamento proposto. Tais como:
- Trabalhar as limitações internas a fim de realinhar a organização de modo a torná-la realmente orientada ao cliente, tanto na estratégia quanto na execução.
- Oferecer inovação baseada na percepção do consumidor, com maior rapidez, acelerando o processo de desenvolvimento e lançamento de novos conceitos.
- Estabelecer um MKT efetivo sob o conceito de comunicação integrada de marketing (CIM).
3.2.4. Controle
Após os nortes serem definidos, como será executado as tarefas e como atingir os objetivos. Todo o processo será submetido a criteriosos métodos de avaliação, onde será questionado o produto do serviço com fim último da necessidade ou não da reformulação do processo.
3.2.5. Planejamento tático, estratégico e operacional da empresa
O planejamento estratégico tem como objetivo preços baixos e variedade de produtos.
O planejamento tático será uma ação orientada ao objetivo de longo prazo norteado através de parcerias com os fornecedores - responsabilidade da negociação do comprador - e controle efetivo de estoque para de menor aporte financeiro. A meta do comprador é vender o estoque antes de pagar o fornecedor
O planejamento operacional será a ação de curto prazo para objetivos de longo prazo, onde sucesso deste desafio será provido pela atuação dos colaboradores com o controle de rupturas, feedback com cliente e comunicação ativa com o setor de compras.
3.2.6 O poder de negociação dos compradores
O poder dos compradores faz as empresas reduzirem em seus preços, conseqüentemente suas margens, diminuindo a rentabilidade do setor e aumentando a rivalidade entre as empresas concorrentes, além de influir sobre os custos das empresas do setor ao exigirem produtos com mais qualidade ou serviços mais caros (PORTER,1986).
O aumento da concorrência no setor de supermercados, com a crescente quantidade de pontos de vendas e os investimentos maciços de empresas multinacionais no setor, aumentou significativamente o poder de negociação de compras dos consumidores, exigindo dos pequenos supermercados independentes uma redução de preços e de rentabilidade, bem como o aumento de seus custos fixos com a prestação de serviços dispendiosos. O poder dos compradores se constitui numa das maneiras mais eficientes de compressão das margens do setor confrontando os concorrentes e determinando assim redução dos preços e aumento dos serviços oferecidos sem recompensas.
3.2.7. O poder de negociação dos fornecedores
De acordo com Porter (1986) o poder de negociação dos fornecedores pode ameaçar um setor de atividade ao elevar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos. Ainda segundo o autor, os fornecedores poderosos reduzem drasticamente a rentabilidade de um setor incapaz de repassar os aumentos de custos em seus preços.
No setor supermercadista o poder de negociação dos fornecedores varia de intensidade de acordo com o poder dos compradores. As grandes redes, com o aumento significativo de seu poder de compra, alteraram o jogo a seu favor, diminuindo o poder de negociação dos fornecedores. Já os supermercados independentes a intensidade do poder dos fornecedores vem aumentando fortemente, impossibilitados pela economia de escala e pelos custos de mudança este segmento enfrenta enormes dificuldades de negociação ao tentar conseguir condições de preços competitivos para enfrentar as grandes redes.
3.2.8. A rivalidade entre os concorrentes existentes
A rivalidade entre os concorrentes que acontece em um determinado setor de atividade é demonstrada pela disputa de posição no mercado em que atuam. Esta disputa de posição pode ser caracterizada por meio de guerras de preços, disputas publicitárias, introdução de novos produtos, aumento de serviços ou de novas garantias aos clientes. Isto ocorre quando os concorrentes estão pressionados ou quando percebem uma oportunidade de avanço de sua posição no mercado (PORTER,1986).
Esta força é muito intensa no setor de supermercados, principalmente após a estabilização econômica conseguida após o Plano Real em 1994 e consiste no uso de táticas de concorrência via preços, campanhas promocionais, lançamento de novos produtos, aumento de serviços, garantias, assistências técnicas e outros
3.2.9. Análise SWOT
Após a análise do mercado, ambiente externo e interno podemos ilustrar a situação abaixo mediante a ferramenta/teoria de análise swot.
Os objetivos serão tangidos com estratégias focadas no desenvolvimento das áreas identificadas pela análise swot como ineficientes, fraquesas e ameaças e potencializando as oportunidades e forças relacionadas.
3.2.10. Vantagem competitiva
- Acesso: rapidez que o cliente terá para contatar a loja (pessoalmente, por telefone, internet, horário de atendimento e entrega em domicílio);
- Localização do produto desejado: permitir ao consumidor encontrar e selecionar com agilidade o produto (envolve lay out e sinalização corretos, pessoal bem treinado);
- Aquisição do produto: disponibilidade do produto (envolve controle do estoque para entrega
imediata da mercadoria). Deve ser considerado o serviço de entrega em domicílio, chamado de
delivery, uma tendência atual e importante vantagem competitiva;
- Complementação da compra: permitir ao consumidor que a saída do ponto de venda seja tão
prazerosa quanto o ato de comprar (implicará lay out prático na frente da loja, caixas com leitores óticos, funcionários bem treinados, etc.);
- produtos de qualidade, embalagens invioladas e no prazo de validade indicado pelo próprio fabricante;
- acesso facilitado no percurso interno entre as gôndolas;
- estacionamento;
- caixas registradoras eficientes(identificação de código de barras);
- sistema de empacotamento;
- balanças avulsas para verificação do peso de produtos.
Sob um cenário bastante concorrente no mercado varejista, nosso empreendimento por conter características inovadoras começa com vantagem sobre outros e aproveita o amadurecimento do setor, onde nos próximos 2 a 3 anos deve atingir o nível norte-americano e o gradativo aumento do PIB brasileiro.
Na contemporaneidade os consumidores buscam maior privacidade. Os consumidores, que dispõe de pouco tempo, buscam ter maior controle de suas interações com as empresas. Com o apoio das novas tecnologias e regulamentações, eles se protegerão ativamente das táticas de marketing tradicionais. O SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR vai oferecer um valor diferenciado, relevante com novas experiências de compra que criará fidelidade em um ambiente de total transparência.
A proposta da estratégia do empreendimento:
- Desenhar uma proposta de marca diferenciada e excessivamente focada, que permita o estreito alinhamento do "DNA" da organização com as necessidades dos consumidores e exclusiva proposta de venda.
- Explorar novas ferramentas, técnicas e fontes de dados para obter um profundo conhecimento dos consumidores e entender os verdadeiros fatores que compõe seu comportamento, de modo a acelerar a implementação de novas estratégias de mercado, produtos e conceitos.
- Otimizar as atividades principais através de uma inteligência de negócios sistêmica, para que as pessoas trabalhem de forma mais inteligente e não mais árdua. Melhorarando a performance em funções críticas tais como merchandising, preços, previsão de vendas e operações de loja, ampliando as abordagens tradicionais com técnicas analíticas avançadas.
- Trabalhar as limitações internas a fim de realinhar a organização de modo a torná-la realmente orientada ao cliente, tanto na estratégia quanto na execução.
- Oferecer inovação baseada na percepção do consumidor, com maior rapidez, acelerando o processo de desenvolvimento e lançamento de novos conceitos.
- Desenvolver um serviço superior como diferenciador-chave.
- Construir cadeias logísticas adequadas às necessidades dinâmicas do varejo. As redes logísticas deverão adaptar-se aos consumidores para maximizar a capacidade de resposta às mudanças baseadas nos desejos e padrões de compra.
- Descontinuar a melhora incremental em todas as áreas. Ao invés disso, alavancar uma transformação sistêmica, focando toda a empresa no que realmente importa e abordando os componentes-chave do modelo operacional onde a mudança é fundamental.
- Estabelecer um MKT viral através das mídias sociais e aproximação da mídia local com disseminação de rumores positivos.
Praça
A divulgação do supermercado será através das campanhas desenvolvidas pela agência de publicidade, como por exemplo; tablóides, anúncios, spots de rádio, matéria no jornal em cadernos de economia da cidade, apresentação na coluna social do jornal da cidade, disseminação de rumores positivos em redes sociais, apelo no marketing de sentimento através da comunicação visual interna.
Promoção
Programa de fidelidade do cliente através de cupons de descontos distribuídos na sociedade, sorteios de brindes (fornecedores). Promoção de preços de produtos exclusivos. Delivery gratuito para compras acima de R$ 100,00. Fidelização do cliente através de um cartão de crédito, firmando parceria com instituições financeiras, com identificação do supermercado, porém com bandeira genérica, como por exemplo; visa ou mastercard.
Abaixo uma amostra do tabloide, frente e verso respectivamente:
4. PRODUTOS E SERVIÇOS
O produto principal oferecido aos nossos clientes é o de mais alta qualidade em prol da saúde aliado a um atendimento condizente a excelência, com uma estrutura de feedback constante e zelo pelo bem estar dos clientes.
A variedade de produtos sob uma plataforma confortável de alta tecnologia será um fator determinante na conquista de clientes exigentes. Em suma está o conforto do cliente, a satisfação, o prazer em fazer compras no SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR.
5. GESTÃO DE PROJETOS – ADEQUAÇÃO FISCAL E CONTÁBIL DA T.I.
Em virtude ao tempo escasso para o atendimento da intimação de adequação do sistema de T.I. da organização na emissão de relatórios de SPED Fiscal e Contábil, o sistema avaliado com maior potencial de atendimento ao exigido na legislação vigente será um sistema ERP WEB com suporte total e compatível com o sistema já desenvolvido para a empresa, ou seja, plugin com habilitação as funções necessárias. Segue abaixo termo de abertura do projeto.
TERMO DE ABERTURA DE PROJETO
Patrocinador do projeto Supermercado Silva Ltda.
Justificativa do projeto Em consonância a intimação de requisito legal, legislação vigente, da entrega mensal dos relatórios de Sped Fiscal e Sped Contábil.
Descrição do produto Sistema Integrado de Gestão Empresarial - ERP.
Escopo do projeto Estudo, análise, instalação e implantação do Sistema Integrado de Gestão Empresarial – ERP para integração de todos os setores e áreas da organização.
Gerente do projeto Julio Silva, responsável pela garantia da execução do escopo do projeto contra possíveis intervenções sem aprovação da comissão.
Stakeholder Fiscal Profissional responsável pela escrituração Fiscal do supermercado, signatário dos relatórios e responsável fiscal da organização perante órgãos governamentais.
Outros Stakeholders Todos colaboradores que utilizam os sistemas informatizados da empresa.
Restrições 1. Entrega do projeto;
2. Recursos Financeiros disponíveis; e
3. Recursos de Hardware escassos.
Premissas Implantação de ERP, objeto da notificação de exigência legal, com softwares já instalados e atuantes na empresa.
Cronograma sumarizado 1. Estudo de viabilidade do ERP;
2. Análise e definição do escopo do projeto;
3. Adequação dos documentos e relatórios conforme normatização da organização;
4. Instalação e testes do sistema;
5. Trenamentos dos colaboradores;
6. Implantação; e
7. Supervisão e correção.
* Tempo total do projeto 120 dias para execução das atividades do cronograma, com tolerância de até 10% no tempo total.
Orçamento sumarizado Implantação do ERP: 2.000,00 à vista
Valor da mensalidade: R$ 500,00/mês
Hardwares necessários: 5.000,00 à vista
Autorização do projeto Declaramos para os devidos fins que este projeto está oficialmente iniciado e todas as etapas preliminares para sua conclusão estão de acordo com a Proposta Técnica apresentada.
Por ser verdade firmamos o presente
JULIO SILVA MELCHIOR REZENDE
6. GOVERNANÇA CORPORATIVA – CÓDIGO DE ÉTICA
O QUE É UM CODIGO DE ETICA?
Um código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de nossa empresa. Apesar de a ética não ser coactiva (não implica penas legais), o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório.
POR QUE O SUPERMERCADO COMPRE MAIS E MELHOR TEM O SEU CODIGO DE ETICA?
Este código de etica representa nossa preocupação e esforço em estabelecer padrões de conduta a serem adotados por todos aqueles que representam a empresa, tanto nas relações internas quanto nas externas. Temos a prazer em conduzir nosso negócio a partir do pensamento ético, conscientes do papel que desempenhamos na sociedade. Por isso é fundamental o entendimento e a aplicação do que propõe este código por parte dos nossos colaboradores. Todos fazem parte desse grupo de pessoas que contribuem para nossa empresa atingir os seus objetivos comerciais e sociais. Esperamos de todos para garantir que nossas relações transcorram dentro dos preceitos transcritos neste Código de Ética.
QUAL O OBJETIVO E ABRANGENCIA ?
Para se construir e manter uma grande empresa é preciso muito mais do que recursos, máquinas, equipamentos e instalações. É necessário contar com pessoas. Com a preocupação de dar um rumo a essas ações, garantindo que as relações entre as pessoas ocorram dentro de principios éticos, nossa empresa decidiu criar e divulgar este código.
Ela espera que as relações com fornecedores, colaboradores, clientes, concorrentes, autoridades públicas, comunidade e prestadores de serviços sejam abrangidas por este código de ética, que estabelece os princípios morais a serem observados em nossos contatos.
QUAIS OS PRINCIPIOS ?
O compromisso com a satisfação dos nosso clientes e a diferenciação são aspectos fundamentais para a sustentação dos princípios e valores da nossa empresa. Trabalhamos orientados pela ética, na condução moral de nossas ações com postura de empresa cívica, conciliando o interesse geral da sociedade, clientes, fornecedores, proprietários e colaboradores, valorizando o individuo nessas relações e tendo como base os seguintes princípios :
Respeito com base de todos os relacionamentos.
Honestidade e Integridade na condução dos negócios.
Humildade e Coragem no enfrentamento dos desafios.
Compromisso com a qualidade na integridade dos produtos e serviços, bem como na busca pela melhoria da qualidade de vida de todos em geral.
Responsabilidade na construção e manutenção do patrimônio físico e de nossa imagem.
Clareza e Precisao na divulgação de informações, sem prejuízo da confidencialidade, quando necessário.
Preservação e Sustentação das condições ambientais.
POLITICAS E PRATICAS
Relacionamento com Clientes: Nossa empresa possui um ótimo relacionamento com seus clientes, sem o qual não alcançara uma posição de sucesso no mercado. O respeito que temos com os nossos clientes se traduz nas práticas de manipulação e conservação de mercadorias, que visa oferecer um produto com qualidade igual ou superior aquele idealizado pelo fabricante. Para os produtos de fabricação própria ou fracionados pela empresa, o Supermercado Compre Mais e Melhor emprega processos ou ingredientes que garantem que a qualidade e a quantidade estejam em conformidade com as informações constantes nos rótulos e etiquetas. Nossa empresa não comercializa produtos que apresentam qualquer características que os coloquem em desacordo com a legislação, tampouco produtos vencidos ou muito próximos ao vencimento. Mercadorias em condições duvidosas de conservação, vencidas, com embalagens danificadas, com peso errado ou sem informações nutricionais não podem ser vendidas. Se o produto estiver exposto com data próxima ao vencimento, uma placa com letras visíveis deve alertar o cliente e preços promocionais em destaque.
Relacionamento com Fornecedores: Nos entendemos que a parceria com nosso fornecedores é fundamental para o sucesso mútuo nos negócios. Não se admite que os funcionários encarregados das negociações, ou qualquer outro que tenha relacionamento com esses recebam qualquer vantagem no exercício desta função, ainda que indiretamente, simbólicas ou de pequeno valor, tais como brindes, canetas, agendas, presentes de final de ano, etc;
a) patrocínio de passeios, viagens de trabalho ou de lazer, ainda que de curta duração, com qualquer finalidade, mesmo que para demonstrar o funcionamento de fábricas, sede, centros de distribuição, participar de feiras, convenções ou similares;
b) patrocínio de almoços, jantares, churrascos, festas, confraternizações ou similares, por iniciativa do fornecedor ou de nossos colaboradores, sob qualquer pretexto, com pagamento em dinheiro, mercadoria ou qualquer outra forma.
Se você precisa negociar com fornecedores, faça-o sempre nas dependências da empresa. Não aceite brindes ou presentes, mesmo que sejam de pequeno valor. Prefira não sair para almoçar com fornecedores, mas se o fizer, avise seu superior e lembre-se que cada um deve pagar sua conta. Benefícios relacionados a volumes de compras, negociações ou condições especiais devem ser documentados e imputados a nossa empresa.
Relacionamento com Colaboradores: Nossa empresa orgulha-se de seus colaboradores e sabe que depende deles para continuar a atingir os seus objetivos. A empresa se compromete em proporcionar a todos, independentemente da posição hierárquica, um bom ambiente de trabalho, garantindo o respeito mútuo e dando exemplo de uma postura rígida, mas cordial. O respeito ao colaborador, além de ser disseminado através de gestos e ações no trato pessoal, também se dará através do cumprimento da legislação trabalhista e dos acordos sindicais. O bom desempenho do colaborador será cobrado e avaliado. O teor das avaliações daquele desempenho será comunicado ao colaborador de forma clara, rápida e transparente. A organização se empenha em reconhecer e desenvolver os seus talentos, oferecendo treinamento, a seus critério, bem como condições para o crescimento profissional. O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI´s), distribuídos aos colaboradores, é obrigatório e exigido com a finalidade de preservar a saúde e a integridade física, minimizando riscos. O Supermercado Compre Mais e Melhor repudia discriminação relativa à raça, sexo, credo religioso, preferência sexual ou de qualquer natureza.
Relacionamento com Concorrentes: Considera que a concorrência é o modo mais saudável para forçar o avanço das empresas, permitindo que elas conquistem melhorias e as ofereçam aos clientes. Nenhum concorrente é visto como inimigo. Nossa empresa trata seus concorrentes com respeito, não obtém informações por meios ilegais e condena esta prática. Nenhum colaborador do Compre Mais e Melhor está autorizado a divulgar informações internas, por qualquer meio, sem o conhecimento, consentimento e autorização prévia da diretoria. Da mesma forma, o Compre Mais e Melhor não se interessa em receber informações ou documentos confidenciais da concorrência, quer através de seus colaboradores ou por qualquer outro meio.
O Supermercado Compre Mais e Melhor enfrenta seus concorrentes com a força de suas ações e pela sua competência. Quem faz esta competência é você.
Relacionamento com Comunidade: Nossa empresa faz questão de devolver à socidade parte dos recursos que conquistou. Para isso, participa ativamente do desenvolvimento da comunidade na qual está inserido. Esta participação se dá prioritariamente na forma de patrocínio, fomento de atividades ou campanhas que possam reduzir a miséria e a pobreza, melhorar a qualidade de vida, reduzir ou erradicar doenças, melhorar as condições de saúde, melhorar a condição de renda ou empregabilidade, tais como :
• Campanha da vacinação;
• Congregação de órgãos públicos para emissão de documentos ou garantia de cidadania;
• Cursos de aprendizagem para formação ou qualificação de mão-de-obra;
• Campanha do agasalho;
• Ações de conscientização para melhoria da saúde pública;
• Mobilização para auxílio de desabrigados ou vítimas de tragédias.
Nenhum colaborador está autorizado a pedir auxílio em nome das ações comunitárias aludidas a fornecedores, clientes, autoridades ou a outrem. Qualquer parceria neste sentido será conduzida pela diretoria, diretamente ou por delegação.
O Compre Mais e Melhor não se envolverá, apoiará campanhas ou partidos políticos.
CUMPRIMENTO E VIOLAÇÃO DO CODIGO DE ETICA
A cultura de uma empresa é criada ao longo de sua evolução e está alicerçada na conduta de seus colaboradores. O cumprimento deste código reflete o compromisso com os nossos valores. Situações que configurem violações a este Código de Ética sujeitam os colaboradores às ações disciplinares previstas nas leis trabalhistas, podendo culminar no desligamento, inclusive por justa causa, ou abertura de processo legal.
RESPONSABILIDADE
Para garantir disseminação, interpretação e aplicação do Código de Ética, foram definidas as responsabilidades dos envolvidos:
Lideranças
• Ser exemplo com ações éticas;
• Interpretar, divulgar, orientar e fazer cumprir o Código de Ética;
• Comunicar a Diretoria e Prevenção de Perdas violações ao Código de Ética
Prevenção de Perdas
• Ser exemplo com ações éticas;
• Interpretar , divulgar, orientar e fazer cumprir o Código de Ética;
• Realizar esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Ética;
• Realizar desfecho para casos de violações ao Código de Ética.
Recursos Humanos
• Ser exemplo com ações éticas;
• Interpretar, divulgar, orientar e fazer cumprir o Código de Ética.
COMPROMISSO
Este Código de Ética reúne as diretrizes do nosso negócio, e muito mais do que isto; das nossas atitudes em respeito a todos aqueles que direta ou indiretamente nos relacionamos, seja profissionalmente nas operações comerciais ou nas relações de consumo com a sociedade. Questões não exploradas em seu conteúdo serão tratadas como excepcionais, sendo encaminhadas à Diretoria, Prevenção de Perdas e RH, que agirão de acordo com os princípios da empresa.
7. PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO
O plano financeiro tem como objetivo analisar a viabilidade do negócio e demonstrar a previsão de seu retorno financeiro. É aconselhável que nesta etapa o empreendedor recorra a profissionais especializados.
A parte financeira deve refletir em números tudo o que foi escrito até então nas outras seções do plano, incluindo investimentos, gastos com pessoal, custos fixos e variáveis, projeção de vendas, análises de rentabilidade do negócio etc.
O processo de planejamento financeiro se inicia com os planos financeiros de longo prazo, os planos estratégicos, e que direciona a formulação de planos e orçamentos a curto prazo. Os planos financeiros (estratégicos) a longo prazo são ações planejadas para um futuro distante, declaração de visão e missão do negócio, análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças), análise do ambiente interno (forças e fraquezas), formulação de objetivos e metas, formulação de estratégia, implementação, feedback e controle acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos devem cobrir períodos de dois a dez anos.
Os planos de vendas, marketing e outros utilizam uma série de recursos administrativos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos, estes são traçados através o plano estratégico da empresa paralelo a ele, encontra-se os
planos financeiros a longo prazo.
Planos a longo prazo focalizam os dispêndios de capital, atividades de pesquisa e desenvolvimento, ações de marketing e de desenvolvimentos de produtos, estrutura de capital e importantes fonte de financiamentos.
Os planos financeiros de longo prazo são um modo organizado e sistemático,
pelo qual vê-se as necessidades de capital ou financiamento para transformar as aspirações da empresa em realidade. O planejamento financeiro a longo prazo auxilia a ordenar as alternativas, priorizar objetivos e dar uma direção a empresa.
Os planos financeiros (operacionais) a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros.
Não há uma definição globalmente aceita para finanças a curto prazo. A diferença mais significante entre finanças de curto prazo e finanças de longo prazo é a duração da série de fluxo de caixas. O planejamento financeiro a curto prazo estabelece as ações que devem ser implementadas para atingir as metas de longo prazo, antecipando-se ao impacto destas ações.
7.1. Viabilidade Técnica
Em consonância às explanações do presente projeto a viabilidade técnica é atestada pelos equipamentos empreendidos na organização, além da MOD, legislação e normas. Todavia, o supermercado terá o sucesso com investimento no treinamento dos colaboradores e na correta aplicação da tecnologia empreendida.
7.2. Viabilidade Estratégica
A atenção dada aos estímulos do mercado, estudo do nicho e todas as análises de mercado x projeto, a organização desperta muita atenção em tendência de alta, devido às adequações aos objetivos estratégicos, táticos e operacionais.
7.3. Administração Financeira de Longo Prazo
No estudo do projeto do Plano de Negócio, foi constatado um déficit de R$ 170.000,00 para aquisição de dois freezerês e um caixa, a fim de suprir a demanda do supermercado. A saída mais viável foi a procura de um novo sócio com o aporte do investimento.
O novo sócio foi atraído para o negócio devido à viabilidade econômico-financeira do projeto com payback, CMPC, VPL e TIR muito atraentes. Toda via, há uma variável de stress em todo o sistema, na composição dos valores no cronograma do projeto o mês de abril apresenta um déficit de R$ 64.777,50. Desta forma o projeto se torna inviável.
Analisando o projeto, observamos que todos os pagamentos de investimentos foram estabelecidos à vista. Contudo, no mercado podemos conseguir parcerias no parcelamento em curto prazo, 12 meses dos investimentos, e conseqüentemente uma condição de saldo positivo. Por fim, concluímos que para prosseguir com o projeto devemos adotar a opção de parcelamento do investimento ao longo do primeiro ano, conforme demonstrativo de viabilidade econômico-financeira.
7.4. Viabilidade Econômico-financeira
O retorno do investimento, fluxo e disponibilidade econômico-financeiro apresentam condições interessantes como podemos observar na projeção e estudos abaixo.
A-) RECEITA BRUTA
PESSOAS / DIA 150
R$ / DIA R$ 50,00
DIAS / MÊS 30
TOTAL R$ 225.000,00
B-) GASTOS
INVESTIMENTO
Estoque R$ 80.000,00 18,82%
Reforma R$ 60.000,00 14,12%
Equipamentos R$ 270.000,00 63,53%
Divulgação R$ 5.000,00 1,18%
Contabilidade R$ 1.000,00 0,24%
Totais R$ 416.000,00 97,88%
CUSTOS
FIXOS
Aluguel R$ 5.760,00 2,56%
Salários R$ 11.542,50 5,13%
Seguro R$ 3.465,00 1,54%
Prolabore R$ 2.880,00 1,28%
Reposição Estoque R$ 10.372,50 4,61%
Juros R$ 1.957,50 0,87%
Outras despesas R$ 8.100,00 3,60%
Impostos R$ 2.295,00 1,02%
Totais R$ 46.372,50 20,61%
VARIÁVEIS
Telefone R$ 562,50 0,25%
Energia elétrica R$ 6.975,00 3,10%
Combustíveis R$ 1.755,00 0,78%
Perdas de estoque R$ 4.612,50 2,05%
Compras à vista R$ 9.225,00 4,10%
Compra a prazo R$ 20.767,50 9,23%
Impostos variáveis R$ 2.295,00 1,02%
Totais R$ 46.192,50 20,53%
Total R$ 92.565,00 41,14%
C-) ORÇAMENTO DE CAIXA
Capital Social R$ 425.000,00
Investimento R$ 416.000,00
Total R$ 9.000,00
Receita bruta R$ 225.000,00
Custos fixos e variáveis R$ 92.565,00
Total R$ 132.435,00
Payback
Prazo do Projeto 12 meses
Orçamento do Projeto - C.S. R$ 425.000,00
Receita anual R$ 2.225.000,00
Gastos R$ 1.455.297,50
Lucro Real - Ano R$ 1.194.702,50
Lucro Acumulado - Ano R$ 1.989.405,00
Total - Payback (anos) 0,46
Total - Payback (meses) 6
CMPC
Juros 8,00%
IR 12,24%
Total - CMPC 7,02%
Vpl
CMPC - Taxa de desconto 7,02%
Resultado R$ 259.068,72
TIR 82%
Cronograma Implantação do Projeto
...