Procedimentos de qualidade
Por: Tamyres.2575 • 30/9/2016 • Projeto de pesquisa • 703 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
Conceito de Administração da Produção e Operações
De forma geral, a expressão Administração da Produção e Operações refere-se às atividades orientadas para produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. A gestão da produção e operações ocupa-se do projeto, direção e controle dos processos que transformam insumos em produtos e serviços, tanto para clientes internos como para clientes externos (MOREIRA, 2008; KRAJEWSKI, 2008).
Nas indústrias, as atividades referidas à Administração da Produção, em geral, estão ligadas ao chão-de-fábrica ou nas plantas industriais. Já nas empresas de serviço, essas atividades estão ligadas às Operações (MOREIRA 2008).
Embora, ao longo do tempo, a Administração da Produção vem sendo confundida com a gestão da fabricação (manufatura), essa é uma visão estreita, é preciso entender que a Produção é uma função central para a organização. Todas as organizações, que tenham, ou não, o lucro como objetivo, possuem produção (SLACK et al.,1999; CORRÊA & CORRÊA, 2008).
A produção é, portanto, a razão de qualquer organização: indústrias, bancos, comércios (varejo e atacado), transportes, etc. É preciso considerar ainda que os setores da organização realizam algum tipo de produção para outros setores (clientes internos) ou para o mercado (clientes externos).
Evolução histórica da produção
Pode-se dizer que, nas organizações da atualidade, a gestão de produção e operações apresenta traços muitas vezes similares ao que sempre se fez ao longo da história. Entretanto, as origens mais primárias da gestão de operações são difíceis de rastrear. Deve-se considerar que as operações envolvem um processo de transformação dos recursos em bens ou serviços de valor, pois de alguma forma a coleta de alimentos do homem pré-histórico, passando pela caça, pela agricultura, pastoreio até a formação das primeiras cidades há cerca de 6.000 anos atrás, ou mesmo a construção das pirâmides do Egito, por exemplo, constitui-se como uma aplicação mesmo que empírica da gestão de operações (CORRÊA & CORRÊA, 2008).
Produção Artesanal
Com o passar do tempo, muitas pessoas foram se destacando na produção e na execução de certos produtos e serviços (os artesãos) e passaram a produzi-los conforme a solicitação e especificações de seus clientes. Surge, assim, o primeiro estágio de produção organizada chamada de Produção Artesanal (MARTINS & LAUGENI, 2005).
Essa forma de produção foi característica da Idade Média. Durante esse período histórico, a estrutura das oficinas era composta por grupos pequenos de trabalhadores (no máximo 8 componentes: mestre (ou artesão), oficial e aprendizes).
O artesão detinha todo o processo produtivo, que incluía:
Projeto e desenvolvimento do produto.
Desenvolvimento e fabricação de ferramentas e equipamentos (simples) necessários à execução do produto.
Essa estrutura organizacional permitia harmonia e auto-realização dos envolvidos no sistema produtivo. O aprendizado se caracterizava pela importância dos ensinamentos do mestre aos aprendizes, tendo o oficial
...