Produção de sucos e concentrados de frutas
Tese: Produção de sucos e concentrados de frutas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SIMONE912415 • 14/9/2014 • Tese • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 388 Visualizações
ETAPA1
PASSO 1
Tipo da Empresa: Empresa que atua no mercado de trabalho com objetivo de levar qualidade de vida saudável para o consumidor final.
Nome: Doce Fruta Alimentos LTDA
Ramo: Fabricação de sucos e concentrados de fruta
Localização: Rua Vp 7 E Qd 11 Mod 03 c Daia – Anápolis – Go
Porte: Microempresa (médio)
Missão
Atender com excelência as demandas dos clientes pela qualidade do produto, buscando a melhoria para a boa qualidade de vida das pessoas.
Valores
Sustentabilidade
Meio Ambiente
Inovação
Integridade
Comprometimento
Valorização Humana
Justificativa: Escolhemos esse ramo pelo fato de terem poucas empresas no Estado de Goiás que fabricam esse alimento natural.
Pela necessidade que as pessoas tem hoje de uma vida mais saudável e para terem uma melhor qualidade de vida e necessário de terem opção de alimentos naturais no mercado.
Ponto Importe
Empresa que preocupa com bem estar das pessoas
Empresa que tem uma visão de compromisso com a sociedade
PASSO 2
Direito do trabalho
Foi em 1888 que tiveram inicio as primeiras discussões sobre o direito trabalhista com o fim da escravidão.
Foi no período da Revolução Industrial que a maquina substituía o homem um exercito de desempregados se formavam. E foi nessa época que os movimentos de defesa dos direitos do trabalho começou.
Em 1930 ganharam reconhecimento oficial com a criação do M.T.E, mas muitas coisas mudou de lá pra cá as relações do trabalho resultou em conquista importante para a vida do trabalhador brasileiro. O M.T.E continua crescendo ao longo do tempo hoje conta com uma serie de ações para modernização das relações do trabalho.
Foi uma época difícil lutaram muito para conseguir com que os direitos dos trabalhadores fossem passados para um papel e fazer com que a lei permanecesse.
Mas a partir do surgimento da CLT que marcou o inicio em 1 e MAIO DE 1943 houve um grande avanço, onde pode reunir toda a legislação que já existia no brasil.
CLT foi o marco por inserir de forma definitiva s direitos trabalhistas na legislação brasileira. O objetivo principal e regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho nela prevista. Ela surgiu como uma necessidade constitucional após a criação da Justiça o Trabalho.
As leis vêm sofrendo algumas alterações no decorrer dos anos, mas podemos notar as melhorias, alguns artigos foram incluídos outros sofreram algumas alterações e muitas foram surgindo para melhoria do direito do trabalhador.
Hoje podemos contar com sindicatos M.T.E que estão sempre atualizados com as informações dos trabalhadores em tempo real, somos aparados por esses órgãos que estão disponível e de livre acesso ao trabalhador.
Podemos notas que houve uma evolução significativa em relação ao inicio, hoje as empresas são obrigadas a seguir com as normas que estão na CLT . Cada empresa tem um sindicato filiado para dar o suporte necessário tudo se facilitou.
ETAPA 2
Passo 1
Conflito Coletivo e Conflito Individual de Trabalho.
O conflito coletivo é quando um grupo de empregados reivindica algo com o empregador. Geralmente a negociação é feita pelo sindicato da categoria, que faz as propostas de melhorias e aguarda a outra parte entrar em acordo.
O conflito individual, como o próprio nome já diz, é quando apenas um funcionário reivindica algo, geralmente ocorre quando o empregado tem interesse de necessidades ou anseia algo especifico.
Neste caso também exige a presença do mediador, pois muitas vezes este conflito ocorre por falta de interpretação ou conhecimento, então é necessária uma atenção em especial ao caso.
Modalidades de contrato de trabalho
O contrato de trabalho é um acordo correspondente à relação de emprego, onde
se pode provar através de suas clausulas o que foi acordado entre as partes.
Atualmente a classificação do contrato de trabalho é bilateral (pois envolve duas partes); consensual (pois dependem da vontade de ambas as partes); oneroso (pois cada parte visa suas vantagens no acordo); comutativo de trato sucessivo ( são os atos do curso do tempo) e por fim intuite personae (pois só a pessoa que foi contratada pode exercer aquela função).
O contrato pode ser por prazo indeterminado ou determinado, nele também deve conter todas as informações necessárias, tanto em relação a função, salário e carga horário semanal.
Jornada de trabalho
O acordo coletivo vigente é de uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de segunda a sexta feira autorizando o uso de banco de horas.
Intervalos para repouso e alimentação
Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.
Não excedendo de 6 horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas.
Remuneração e salário
Remuneração: É a soma do salário contratualmente estipulado: mensal, por hora, por tarefa etc. com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, porcentagens, gratificações, diárias para viagens etc.
Salários: É a contra prestação devida ao empregado pela prestação de serviços em decorrência do contrato de trabalho.
Os salários dos empregados
...