Programaçao Linear
Exames: Programaçao Linear. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marialuzia • 7/12/2013 • 3.192 Palavras (13 Páginas) • 292 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL
PESQUISA OPERACIONAL
CERES
Novembro/2013
PESQUISA OPERACIONAL
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera –Curso de Administração, como requisito parcial da disciplina de Pesquisa Operacional, sob a orientação do professor.
Tutor Presencial: Paulo Roberto da Silva Chagas.
CERES-GO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
RELATÓRIO...............................................................................................................04
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................18
INTRODUÇÃO
A programação linear, na área da programação matemática, é um campo da pesquisa operacional com extensa atenção em ajuda à decisão. O marco “programação”, sendo ele linear quanto matemática, não contém a notar absolutamente com programação de computadores, ou linguagem de programação. Esse marco tem procedência em seus aproveitamentos, originados e desenvolvido para determinar dificuldades empresarias. Deste modo, o tem-se “programação” da programação linear está conexo ao planejamento de recursos insuficientes tendo em vista consentir as qualidades operacionais. Estas, assim, são concebidas por equações e funções lineares.
A aplicação da programação linear em contribuição à decisão acontece na qualidade que se determina para alcançar um objetivo. Este, por sua vez, é resultante da alocação ótima dos recursos. Contudo, distingue a programação linear como um método de otimização.
RELATÓRIO
A programação linear é uma das muitas técnicas analíticas recentemente desenvolvidas que se têm mostrado úteis na resolução de certos tipos de problemas empresariais.
Esses métodos quantitativos de resolução de problemas, como muitos aplicados na pesquisa operacional, são baseados em conceitos matemáticos e estatísticos.
Considerando que a programação linear seja um “modelo”, um método apropriado de estudo seria estruturá-la dentro da estrutura mais extensa do processo de tomada de decisão administrativa.
A Pesquisa Operacional (P.O.) é uma área da ciência que cuida da otimização dos processos organizacionais e outros métodos de resolução de problemas e apoio à decisão, entre outros. A importância da P.O. para as atividades das organizações é inegável. Para cursos de S.I., a P.O. pode ser considerada como um componente curricular pertencente ao núcleo de Tecnologia da Computação. E como tal, esta disciplina deve capacitar o aluno para a elaboração e aplicação de solução de problemas nos diversos domínios de aplicação dos sistemas de informação. Sobretudo, o ensino de P.O. deve ser voltado para o seu aspecto prático.
Conforme Moreira (2007, p. 2), um fator que impulsionou o campo da PO, foi a popularização dos computadores. Muitos dos cálculos necessários para a resolução dos problemas se fossem realizados à mão seriam impraticáveis do ponto de vista do tempo de resposta adequada.
Entre os muitos tipos de problema que podem ser utilizados, encontra-se: problemas de localização, problemas de transporte, problemas de alocação de recursos, etc. O trabalho estará situado na área de alocação de recursos, seus casos especiais e variações.
Em Andrade (1998, p. 10) o autor cita que para a resolução de um problema são definidas algumas etapas, conforme pode ser visto na Figura 1.1.
Figura 1.1 – Fases de Trabalho da PO.
Fonte: (ANDRADE, 1988, p. 10)
Uma breve descrição das fases é apresentada a seguir:
Percepção ou demanda por solução: situação que está gerando algum problema a ser resolvido.
Definição do problema: identificar claramente o objetivo a ser alcançado, geralmente está ligado a minimizar custos ou maximizar lucros.
Construção domodelo: é a representação de um problema do mundo real utilizando-se um modelo matemático.
Solução do modelo: é a resolução matemática do modelo construído.
Validação do modelo: confirmar que o modelo conseguiu representar a realidade do problema.
Implementação dos resultados: colocar em prática a solução encontrada.
Avaliação: avaliar se houve a melhoria esperada.
A
...