Programação linear
Seminário: Programação linear. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreine • 1/4/2014 • Seminário • 917 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
ETAPA 1 – Programação linear
Colunas1
MP (m2)
MO (hrs)
Receita
Custo
Lucro
Armário
6
5
950
300
650
Cadeira
1
2
170
50
120
X1 – Número de Armário produzido
X2 – Número de Cadeira produzida
Função objetivo
Objetivo: Max Z = 650 x1 + 120 x2
Restrição 1 – quantidade de matéria – prima não mais que 24 m2
6X2 +1X2 + 1X3 ≤ 24
Restrição 2 – não mais que 8 horas
5X1 + 2X2+ 1X3 ≤ 8
Restrição de não-negatividade - X1 ≥ 0
X2 ≥ 0
X3 ≥ 0
ETAPA 2 – Modelagem de problemas de alocação de recursos
Alocar significa transferir algo de um lugar para outro, numa sequência, até chegar ao local definitivo. É isto que ocorre numa alocação de recursos. Trata-se de um processo, numa empresa, durante o qual recursos financeiros, pessoas (funcionários), veículos, equipamentos e tudo que for necessário são transferidos de um setor para outro, numa distribuição justa, dentro de um determinado prazo, visando a realização de um projeto.
Essa distribuição deve ser feita de maneira que atenda a todas as necessidades possíveis, obedecendo às restrições de mobilização que se fizerem necessárias, e de forma iterativa. Em outras palavras: é um processo que se repete várias vezes, sendo o resultado parcial de cada vez utilizado na vez seguinte. Portanto, a alocação só será viável se a meta desejada estiver comprovadamente dentro das possibilidades dos recursos financeiros. Deve-se, portanto, antes de tudo, avaliar um orçamento para a meta desejada, considerando-se os recursos (não somente financeiros) disponíveis e as restrições previstas em contrato.
Todo processo de alocação de recursos é iterativo. Isto permite o surgimento de várias soluções alternativas para um mesmo problema. Por isto é aconselhável que sejam seguidos critérios que permitam visualizar problemas relativos principalmente ao caminho crítico, à propriedade das atividades, às folgas totais, às folgas livres, ao saldo acumulado e a possíveis oscilações.
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMATICO PARA RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA BASEADO EM PROGRAMAÇÃO LINEAR
Em um modelo de Programação Linear, existe uma combinação de variáveis, cujo objetivo é ser maximizada ou minimizada. Para essa combinação de variáveis de decisão chamaremos de Função Objetivo. Em todo modelo de Programação Linear, existem restrições, representadas por equações e/ou inequações, que indicam uma limitação na situação real, tal como, escassez de recursos, limitações de mercado, etc. Dado um modelo em PL, identificamos sempre um Parâmetro, que são valores fixos e independentes e também as Variáveis de Decisão, sendo elas que poderão assumir diversos valores, de forma a maximizar ou minimizar a função objetivo.
Podemos assim resumir a técnica de Programação Linear:
Problema e Resolução
- Conjunto de restrições - Função Objetivo
Quanto à resolução de um problema de PL, temos os seguintes casos:
a) Para problema com duas variáveis
- Solução Gráfica - Solução Análise matemática
- Através de um Algorítmo (Método Simplex).
...