Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: Ivo_Grieco • 29/9/2016 • Projeto de pesquisa • 6.508 Palavras (27 Páginas) • 334 Visualizações
RESUMO
Nos dias atuais as companhias buscam colaboradores cada vez mais capacitados e com conhecimentos afiado tanto técnico quanto intelectual.
Com a elaboração desse estudo sobre a conceituada empresa Natura Cosméticos, iremos investir nossos recursos intelectuais e exercitar nosso conhecimento técnico, em busca de informações valiosas, evolução, conquistas e realizações.
Todo o empenho designado nesse projeto tem como principal objetivo mostrar como cada matéria é aplicada dentro da empresa e principalmente como se interagem o tempo todo.
As fontes para essa pesquisa foram website da empresa e/ou websites vinculados a mesma.
Foram realizadas pesquisas nos mais diferentes setores da companhia, para abrangermos o maior número de informações.
PALAVRA-CHAVE:
1. INTRODUÇÃO
Este projeto reúne informações de uma pesquisa realizada sobre a empresa Natura S/A, como requisito parcial para a obtenção do Título de Gestor em Finanças pela Universidade Paulista – UNIP – Campus Paulista.
O objetivo geral deste projeto é apresentar um relatório profissional ou também denominado como relatório da administração, embora a empresa tenha as suas divisões ou áreas, elas não são totalmente independentes, existe uma relação ou associação entre essas áreas, dos quais o relatório profissional ou o relatório da administração consolidam estas ramificações em um só relatório. Considerando a análise da empresa pesquisada, oferecendo ao acadêmico a oportunidade para desenvolver experiências e práticas no campo do curso de gestão em Finanças como complementação da formação acadêmica e o exercício da profissão.
O objetivo específico deste trabalho propõe o desenvolvimento e as habilidades do acadêmico, as práticas gerenciais aprendidas nos conhecimentos teóricos elaborados durante o curso. O projeto tem caráter prático ao complementar o processo de ensino-aprendizagem.
Para atingir estes objetivos o acadêmico precisará visualizar a empresa como um todo. Utilizando como referência e direcionamento as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Economia e Mercado, Técnicas de Informática, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada, estudadas no primeiro semestre, associando e inter-relacionando com as práticas adotadas pela empresa pesquisada. Tendo ainda, como subsídio para esta pesquisa, os 10 mandamentos da boa administração, que norteiam as organizações na formulação de estratégias rumo a excelência, preconizados e elaborados pelo Sebrae.
Para os futuros profissionais gestores, essas qualidades e habilidade se viabilizam apenas se houver uma conscientização do real papel do gestor, através da visão sistêmica da estrutura e dos processos organizacionais.
A pesquisa foi importante para o esclarecimento dos objetivos citados, colocando em prática todo o conhecimento adquirido no período de estudo e também despertando no acadêmico alguns pontos conflitantes ou divergências entre os ensinamentos teóricos e a práticas adotadas pelas empresas, utilizando como direcionamento as informações e orientações transmitidas pelos professores, na medida em que os mesmos foram desenvolvendo os assuntos das respectivas disciplinas em sala de aula, inclusive a troca de informações e experiências entre os acadêmicos e professores.
2. RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
2.1. MODELO ORGANIZACIONAL
2.1.1. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
2.1.2. ESTRUTURA FINANCEIRA
2.1.3. ESTRUTURA DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
2.1.4. POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS
2.2. ATUAÇÃO NO CENÁRIO ECONÔMICO
2. RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
A Natura foi fundada em Agosto de 1969 por Antônio Seabra e Jean-Pierre. Com um capital inicial de 9.000 dólares, algumas formulações de cosméticos e sete funcionários que trabalhavam precariamente em um prédio de péssimas condições no bairro da Vila Madalena – SP assim nascia a Natura.
Na década de 70 a empresa começou a deslanchar, pois adotou a sistema de vendas direta.
Nos anos 80 a empresa não conseguia ultrapassar um traço no Ibope de mercado brasileiro de cosméticos. Possui um singelo leque de 2.000 vendedoras que atendiam diretamente a clientela.
Capitalizada por anos seguidos de prosperidade, a Natura enfrenta uma revolução corporativa; contratando renomados veteranos do mercado multinacional para integrar seu quadro da diretoria. Neste mesmo período investiu pesadamente em programas de qualidade e tecnologia.
Com isso em 1992 a Natura detinha 9,7% de participação no mercado do ramo; e em 1996 fechou com 13,7%.
Em 2002, seu exército de vendedoras, cujo internamente são denominadas “consultoras” batia a marca de 250.000. Nesta década a Natura cresceu 31% a cada ano.
Por esses e outros resultados, a companhia foi escolhida por três anos consecutivos como a melhor empresa do setor; o que lhe proporcionou alguns prêmios.
Hoje a Natura possui 7 mil colaboradores, 1,6 de consultoras e Consultores (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.
2.1 - Modelo Organizacional
No topo da estrutura organizacional situam-se os gerentes de mercado os quais têm a incumbência d analisar o mercado e o desenvolvimento de produtos. Em seguida, há os gerentes de vendas, os quais controlam e estipulam as metas de venda, negociando diretamente com as promotoras de vendas. Estas por sua vez, atuam nas diversas regiões do Brasil e demais países onde a empresa atua, geralmente com escritórios próprios, são responsáveis por realizar o contato direto com as Consultoras Natura. As promotoras de venda têm a função de realizar a divulgação dos novos produtos da empresa, bem como incentivar o aumento das vendas, oferecendo treinamentos e cursos às Consultoras sobre vendas, métodos de maquiagem e aplicação dos produtos, entre outros.
...