Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: JULIA DIAS PEREIRA • 25/9/2021 • Projeto de pesquisa • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
FABER-CASTELL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM lI
GEYSE KELLY CORREA DE MATOS RA: 2135588
VALPARAÍSO – GO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
FABER-CASTELL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação das disciplinas do bimestre vigente, no Curso Superior Tecnólogo em Segurança no Trabalho.
GEYSE KELLY CORREA DE MATOS RA: 2135588
VALPARAÍSO – GO
2021
1 INTRODUÇÃO
Sob a submissão dos aspectos de legislação e normas técnicas em segurança do trabalho, de economia e mercado e de matemática aplicada, esse projeto de integração multidisciplinar tem como finalidade o estudo das práticas realizadas pela empresa Faber-Castell. A Faber-Castell é uma empresa alemã com sede mundial em Stein, a qual produz materiais escolares diversos. A organização é considerada uma das maiores do mundo neste ramo, apresentando uma produção a cerca de 2 bilhões de lápis ao ano.
O grupo em análise neste escrito, situado no Brasil, está distribuído em unidades em São Paulo, Minas Gerais, Manaus e Paraná. A empresa vigente tem como foco principal colaborar com a construção de uma educação mais criativa, portanto, entre os principais serviços prestados, estão a produção de materiais escolares baseada no princípio de sustentabilidade, o fornecimento de cursos online, a disponibilização de tutoriais no seu próprio site e o desenvolvimento de projetos; como por exemplo o programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e a visita à Fábrica das Cores.
Estritamente, em primeira instância, o foco é apresentar a economia e o mercado da empresa, a relatar como cada matéria é utilizada e como os agentes devem atuar concomitantemente aos recursos escassos; objetivando a satisfação das necessidades da indústria e a organização dos fatores de produção e do setor trabalhista. Já em segunda instância, serão reportados aspectos a respeito da legislação e normas técnicas em segurança do trabalho introduzidas na empresa, de forma descritiva pautando como são suas normas e quais os objetivos delas, as estruturas de prevenção com as quais a empresa trabalha, a possível existência da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e sua adesão à NR estabelecida. E, em última instância, sendo um instrumento de trabalho fundamental, através da matemática aplicada, serão analisadas as áreas administradas e sua utilização dentro da contabilidade da empresa.
O objetivo geral deste trabalho é expor como cada matéria é utilizada em cada área específica no interior da empresa. As afirmações de pesquisa mostram, na prática, os métodos de conhecimentos utilizados pela fábrica para sempre inovar e inserir os seus produtos no mercado.
2 ECONOMIA E MERCADO
A Economia sofreu um grande impulso a partir da Revolução Comercial e, posteriormente, da Industrial. A Economia, disciplina com forte conteúdo lógico e abstrato, figura uma ciência que se baseia na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É, por conseguinte, o estudo das escolhas dos indivíduos e dos meios possibilitadores de compatibilidade nas escolhas da sociedade como um todo por tratar-se do conflito entre os recursos escassos das sociedades e as necessidades infinitas dos indivíduos antes, agora e futuramente.
Ao relacionar economia e mercado, alguns termos e conceitos surgem como exercício de pesquisa e análise do desenvolvimento histórico da economia de micro e macro empresas e, até mesmo, do Brasil. De modo específico, o equilíbrio de mercado é um dos fatores mais relevantes no que diz respeito à economia relacionada à lei de mercado, visto que, na verdade, o preço visto no mundo é um equilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos.
2.1 CARACTERÍSTICAS DO MERCADO
No cenário atual enfrentado pelo Brasil, muitos setores da economia nacional estão sendo afetados, incluindo o escolar. Diante de todos os desafios, o consumidor busca pelo melhor preço do mercado (lei da oferta). A indústria reage, portanto, realizando promoções, de modo a se destacar e conquistar o público consumidor.
Nesse contexto, são proporcionadas, também, ações temporárias de redução de preço. Na situação da Faber-Castell, a empresa fabrica kits e caixas de lápis de cor mais econômicas (algumas ofertam borracha e lápis de cor como itens grátis), as quais despertam nos seus clientes a vontade de compra antes já estimulada, em primeiro momento, pela necessidade do material, e, em segundo momento, pelo custo-benefício apresentado. Além dessa tática, a empresa também disponibiliza cursos gratuitos em seu site.
2.1.1 Características do mercado da indústria faber-castell
A Faber-Castell do Brasil, primeira empresa a plantar suas árvores para a produção de lápis na década de 50, com o intuito de restituir as antigas pastagens, introduziu as primeiras sementes de Pinus para fornecer a matéria-prima na fabricação dos lápis. Este projeto é pioneiro e o maior do mundo. Esta experiência resultou no desenvolvimento do Projeto Prata, único no mundo na indústria do lápis, na região do triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
No mercado, atua como fabricante de produtos de alta qualidade e tecnologia para escrita, desenho, design criativo e, até mesmo, produtos cosméticos. Em registros quantitativos, a organização apresenta capacidade de produção mundial de mais de 2.000 milhões de lápis de madeira. (FABER-CASTELL, 2021)
Além destes aspectos corporativistas, a marca Faber-Castell cultiva princípios ecológicos e, como já citado, fundamentos corporativos. Através do trabalho em equipe e da criatividade e expressão, é esperada uma visão externa e interna de uma marca que se importa com o ser humano e com o meio ambiente.
...