RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, LEGISLAÇÃO E AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS.
Por: Rúbia Argenta • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.602 Palavras (15 Páginas) • 411 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 4
2.1 Recrutamento de Pessoas 4
3 DIREITOS 6
3.1 Periculosidade 6
3.2 Insalubridade 6
3.3 Penosidade 6
4 ROTINAS TRABALHISTAS 7
4.1 13º Salário 7
4.2 Férias 7
4.3 Rescisão trabalhista 8
4.3.1 Termino do contrato de trabalho por justa causa.....................................8
4.3.2 Aviso prévio trabalhado ..........................................................................9
4.3.3 Fundo de garantia do tempo serviço - FGTS...........................................9
4.3.4 Prazo homologação da rescisão............................................................11
4.3.5 Seguro desemprego...............................................................................11
5 AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS 12
6 CONSULTORIA ORGANIZACIONAL 13
7 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho uma breve descrição e analise de um cargo.
Os principais conceitos sobre seleção e dos tipos de recrutamento, interno, externo ou on-line, para o processo seletivo.
Serão estudados alguns direitos de um empregado como periculosidade, insalubridade, penosidade, 13º salário, férias, em seguida a demissão por justa causa, seus descontos e proventos, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego e prazo de homologação da mesma.
Vamos estudar um pouco sobre a diferença de uma consultoria e auditoria e seus tipos.
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Como ponto de partida para compreensão do assunto tem que entender o que é um cargo e no que ele se baseia.
a) Descrição de Cargos: significa relacionar o que o ocupante faz como ele faz sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos.
b) Análise de Cargos: Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.
Embora a descrição e a análise de cargos sejam intimamente relacionadas, a diferença é que: enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
2.1 RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Diante do processo de seleção a entrevista é a principal técnica utilizada; as informações mais importantes são extraídas dela. Mas, para que se inicie esse processo é preciso trabalhar com o recrutamento.
Existem modalidades de recrutamento: por exemplo, o recrutamento interno, externo e on-line. O interno trabalha com pessoas que já fazem parte de uma empresa, onde os funcionários disputam a vaga que está sendo ofertada e o objetivo desse processo é privilegiar com uma mudança de cargo os funcionários da organização. O externo visa candidatos que estão no mercado de trabalho e submetem-se a participar de um processo de seleção, dispondo de algumas técnicas que são importantes para iniciar o processo de seleção. O oni-Line é designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação no domínio da gestão de pessoas. Existem duas formas pelas quais se podem realizar recrutamento on-line: através de sites dedicados a carreiras, ou através dos sites das empresas.
Por exemplo, a elaborado o anúncio para utilizar o meio mais adequado para se chegar ao candidato desejado. Logo após o recrutamento é feita a seleção de pessoas, que possui várias técnicas.
Seleção de pessoal é uma atividade que tem como objetivo escolher os melhores candidatos recrutados para preencher as vagas ofertadas por uma empresa.
A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo obter informações a respeito do profissional participante, seu objetivo inicial é confirmar e checar as informações colocadas no currículo. É o momento para aprofundar e conhecer o candidato, sua atuação, competências, e verificar se atende ao perfil que a posição do cargo.
Os processos de seleção que participei basicamente todos foram individuais, simples, nada de dinâmica. Onde o empregador me passou o que a empresa oferecia e a descrição da vaga em aberta. Trabalhei em poucas empresas, algumas foram chamadas para entrevistas através de currículos distribuídos e o ultimo e atual por indicação de amigos.
Trabalho pouco tempo na área de RH e os poucos recrutamentos realizados foi externo e alguma coisa on-line. O externo tem nos dado mais eficaz na busca de candidatos para as vagas oferecidas. Temos dois momentos no processo de seleção: a entrevista de conhecimento, apresentação da vaga e verificação de dados do candidato, onde eu realizo e a segunda onde
...