RELATÓRIO: Conselho Nacional de Justiça
Por: diogo200 • 1/12/2016 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
RELATÓRIO
No dia 28 de outubro, foi realizada uma palestra no núcleo de práticas jurídicas da Faculdade Metropolitana de Manaus-Fametro, do Conselho Nacional de Justiça referente a semana de conciliação, que teve por objetivo a realização de um treinamento aos alunos que iam participar da semana de conciliação, como conciliadores.
O treinamento foi elaborado de forma coletiva, divido em grupos e para cada grupo era dado um caso, que seria debatido posteriormente através de uma simulação de conciliação, eram grupos de advogados e conciliadores. O objetivo dessa simulação era orientar e treinar os futuros conciliadores, mostrando para os mesmos a diferença entre mediação e conciliação, pois a mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes para que elas construam, com autonomia a melhor solução para o problema, e a conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa. Porém neutra com relação ao conflito e imparcial. Ensinando também como iniciar e conduzir a sessão de conciliação, a postura e as características de um bom conciliador, os, métodos para se atingir a conciliação, quem deve falar primeiro, perguntar aos advogados como gostariam de ser chamados, e saber o momento certo de intervir ou apaziguar a situação caso ocorra uma discussão entre as partes.
A parte teórica ensinada pela coordenadora do curso foi de suma importância, pois aprendemos que são também utilizados princípios como da informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual, vale também ressaltar os principais princípios que os conciliadores, atuam com base na resolução 125/2010, são eles confidencialidade, decisão informada, competência, independência, autonomia e respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.
Enfim, foi um prazer participar desse treinamento, pois pude aprender um pouco mais e entender como funciona e quais são os objetivos da semana de conciliação, além de os conflitos serem resolvidos de forma rápida e sem necessidades de produção de provas, também é eficaz porque as próprias partes chegam à solução dos seus conflitos, sem a imposição de um terceiro (juiz). É ainda, pacifica por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo entre as partes, facilitando assim o acesso á justiça e aos procedimentos jurídicos, beneficiando assim a população em geral, que buscam por seus direitos de forma pacifica e solidária.
...