TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Neurociencia

Por:   •  29/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 5

Procedimento

Na primeira aula os alunos manusearão um microscópio optico, aprenderam a ligar, desligar, ajustar o foco, posicionar a lamina. Foi utilizado uma lamina com letra para ajustar  o foco do microscópio e para observação uma lamina com tecido da medula.

Na segunda aula os alunos fizeram um estudo dirigido em sala de aula, respondendo um questionário elaborado pelo professor sobre os neurotransmissores mais importantes do nosso organismo e como alguns deles atuam na depressão, para resolvê-las os alunos leram o texto “Atuação dos Neurotransmissores na Depressão”.

A terceira aula foi no laboratório, os alunos tiveram contato visual com as meninges, encéfalo com corte longitudinal e medula. Eles observaram a espessura da meninge e o local que cada uma se posicionava, aprenderam o nome de cada osso do crânio que protege o encéfalo e sua localização; como a medula é estruturada, como os giros se entrelaçam entre si, o caminho que o suco faz pelo encéfalo. O professor com um encéfalo com corte longitudinal mostrou o sistema límbico, no miolo do encéfalo, local que armazena nossas emoções.

Introdução

As aulas pratica de neurociência foram realizadas para que os alunos tivessem contato e visualização mais real do SNC e para aprender como utilizar um microscópio.

Microscópio é um aparelho utilizado para ampliar microestruturas que desejam ser observadas, auxiliado por uma luz e um sistema de lentes. O microscópio é composto por: base, feito de ligas de metais pesados para dar estabilidade; braço sustenta as lentes e serve para transporte do aparelho; platina serve de apoio para lamina; presilhas, local onde as laminas são encaixadas; tubo; botões macrométrico e micrométrico, para ajustar focalização; revolver, obter aumentos sucessivos da imagem que já foi focalizada e charriot, ligado a platina, sua função é movimentar a lamina para esquerda/direita, para frente/para trás. Estas são as partes mecânicas. As óticas são compostas por: oculares, duas lentes encaixadas no tubo que ampliam a imagem formada pela objetiva; objetiva, sistemas óticos com ate 6 lentes ou mais para ampliar a imagem e corrigir os defeitos cromáticos; condensador, conjunto de lentes abaixo da platina usado para fornecer luz; diafragma, controla a quantidade de luz que entra no condensador e iluminador, fonte luminosa. Por ser um objeto muito sensível, exige cuidados especiais, deve ser transportado cuidadosamente com as duas mãos segurando o braço e a base, após a utilização o microscópio deve ser guardado sempre com a menor objetiva e a platina levantada.

O sistema nervoso é um conjunto de órgãos formado por um mesmo tipo de tecido, sua função é de realiza a adaptação e interação do organismo ao meio, ele recebe milhares de informação e emiti repostas a estes estímulos. O tecido nervoso é formado por células nervosas, os neurônios e células da glia.

A célula nervosa neurônio, tem um formado estrelado, cheio de prolongamentos causando vantagem na hora de transmitir os impulsos do sistema nervoso. Estes impulsos podem ser sensitivos ou motores. O sistema nervoso é dividido em: Sistema Nervoso Periferico e Central, que é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, ele recebe, analisa e integra as informações, é o centro da tomada de decisões de todo organismo. Para o bom funcionamento do SNC é necessário que os neurônios se comuniquem entre si, isto ocorre através da sinapse, os impulsos passam de uma célula a outra ou de uma célula a um musculo, esta comunicação é possibilitada pelos neurotransmissores.

 Na parte do encéfalo; temos o telencefalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo e tronco cefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo). a proteção e feito por estruturas esqueléticas, os ossos do crânio: frontal, occipital e parietal e pelas meninges: dura-máter (externa), pia-máter (interna) e aracnoide (do meio), entre a aracnoide e a pia-máter há um espaço preenchido por um liquido que chamamos de líquor, cuja função é proteger e amortecer choques. No SNC existem substancias brancas (interna) e cinzentas (externa).

Telencefalo é divido em dois hemisférios, neles situam as sedes da memoria e dos nervos sensitivos e motores. Diencéfalo controla a temperatura corporal, balanço hídrico e glandular, centra da saciedade e da fome. Cerebelo controla as funções motoras. Tronco encefálico faz o controle vital e a medula faz a comunicação entre o encéfalo e as áreas periféricas do corpo.

No miolo do encéfalo temos o sistema límbico que é responsável por controlar as emoções e participar das funções de aprendizado e memoria, suas principais estruturas são: hipotálamo (regula o sono, controla apetite, entre outros), tálamo (sensação de dor, quente ou frio, pressão do ambiente, quatro sentidos), giro cingulado (odores e visão), amigdala (indica perigo, medo e ansiedade) e hipocampo (memoria recente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com