SEMINÁRIO DOCÊNCIA DO ENSINO
Por: ritaalicia • 16/3/2016 • Seminário • 843 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIO 1.
PROJETO DE TRABALHO – PRÁTICAS ACADÊMICAS
Nome:
Curso: Docência do Ensino Superior
Professor:
Unidade de Estudo: A Unidade de Ensino Data: 01/02/2016.
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1 - ÁREA: Educacional.
1.2 - TITULO DO PROJETO: Aperfeiçoamento à Docência Superior.
1.3 – Nome do Idealizador: Rita de Cássia Melo Nascimento
2- SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA.
O projeto de aperfeiçoamento deve ser constituído como um programa permanente da instituição de Ensino, de modo que torne uma política de formação continuada dos docentes.
O estudo apresentado indica a necessidade de cuidar de todos os professores ingressantes na carreira, seja ele experiente ou professores docentes, que são a maioria profissionais de alguma área, estes possuem uma grande bagagem profissional, porém, pouca experiência com a pratica e a didática do ensino, uma vez que a formação deve ser continuada, pois é um processo demorado e continuo que conta com o amadurecimento de cada pessoa e o aprendizado das suas próprias expediências.
As novas racionalidades e concepções de conhecimento também estão inclusas, e diante dessas circunstancias e do contexto presente, existe a necessidade da reconfiguração da docência e reorganização do processo ensino-aprendizado.
Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no trabalho, na política, na economia e o avanço tecnológico tem influenciado a educação (Souza Santos, 1999).
David Isaacs em seu livro “Teoria e prática da direção nos centros educativos” faz ver que “o primeiro passo no aperfeiçoamento dos professores consistirá em proporcionar-lhes diferentes experiências relacionadas com sua própria superação para chegar a conhecer as possibilidades reais de cada um. Podemos dividir o processo de aperfeiçoamento em duas partes: por um lado refletir sobre a superação através de atividades habituais, e por outro, refletir sobre o aperfeiçoamento pessoal através de novas atividades”.
3 - OBJETIVO GERAL
- Promover ação formativa aos docentes da unidade de ensino;
- Investir na Formação voltada ao profissionalismo docente;
- Valorizar Práticas Docentes.
4 – OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Seminários: Desenvolvimento profissional, oferecidos pela unidade de ensino semestralmente;
- Práticas Pedagógicas: Informativos com a explanação e relatos de experiências bem sucedidas no processo de ensino-aprendizagem.
- Encontros e reuniões: Nestes encontros os professores acompanham o desenvolvimento do planejamento semestral, participam de reuniões pedagógicas, estudos de temática da sua área relacionada, bem como apresenta aos técnicos e responsáveis seu planejamento em relação ao ensino, pesquisa e extensão, bem como suas dificuldades encontradas na sala de aula.
- Com base e dados do projeto e do planejamento, a unidade de ensino acompanha e classifica os melhores e mais participativos professores e o premia com cursos externos em instituições qualificadoras, como forma de incentivo e gratificação pela sua dedicação e disciplina no projeto anual da instituição, tornando-o além de mais qualificado, mais motivado e satisfeito em lecionar e aprimorar seus conhecimentos.
- Visando a valorizar pratica docente, a instituição possibilita troca de experiência em pares, a observação das aulas dos colegas, comentários e ideias de mudanças.
5- RESULTADOS ESPERADOS.
5.1- Em relação aos professores:
Esperando garantir o aprimoramento e as necessárias reformulações, o projeto será avaliado a partir da participação dos professores nas atividades oferecidas e levando em consideração seus depoimentos sobre a prática docente na sala de aula, tendo como referencial a ideologia pedagógica desenvolvida na unidade.
É importante que o projeto possa potencializar a construção da identidade docente da unidade de Ensino e o aperfeiçoamento contínuo do contexto da sala de aula universitária e com isso o docente possa melhor se inserir nos processos institucionais, qualificando seus trabalhos nas questões referentes ao ensino, pesquisa e extensão.
“A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar simultaneamente, o papel de formador e de formando”. Nóvoa (1997.p.26).
Em relação aos Dirigentes:
É responsabilidade da Direção junto com coordenadores ajudar cada professor a melhorar sua atividade docente e a desenvolver um perfil de liderança e melhoria constante como gestor educacional, para tanto a equipe de dirigentes e técnicos especializados em assuntos educacionais devem dá todo o apoio necessário.
Em relação aos Alunos: É importante que haja uma publicação de todas as atividades praticada pelos docentes, assim como coleta de opiniões, sugestões e ideias, com isso eles saberão que a escola em que estudam tem uma constante preocupação com o ensino, tornando mais motivados, não só a permanecerem na instituição, mas também a aprender mais e se dedicarem e envolverem com o Ensino.
6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO.
O presente projeto abrange todos os docentes cadastrados e atuantes na unidade de ensino.
...