Satisfaçao Do Cliente
Exames: Satisfaçao Do Cliente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Prasens • 18/11/2013 • 650 Palavras (3 Páginas) • 613 Visualizações
INTRODUÇÃO
A satisfação dos clientes atualmente está sendo exigida nas organizações, pois se torna um diferencial importante para as empresas de comércio e serviço. Cada vez mais, as organizações procuram atender as necessidades de seus clientes, para obter sucesso e até mesmo garantir a sobrevivência do negócio. Para suprir as expectativas dos clientes, não é só a qualidade do produto que interessa, mas também a qualidade dos serviços prestados pela organização, o bom atendimento e uma boa informação. Mas os clientes de hoje se deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preços e fornecedores pelos quais optar.
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Para se descrever o que é satisfação para um cliente ao comprar um produto ou um serviço, apresenta-se a definição de Kotler (2000), a qual diz que satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. O autor ainda reforça que a satisfação é função do desempenho e das expectativas percebidas.
Na definição citada, o autor coloca que o desempenho pode ser lido como resultado, ou seja, o atingido com a compra de um produto ou de um serviço. O cliente cria as suas expectativas através de experiências anteriores, informações de profissionais de marketing e conselhos de pessoas que adquiriram o mesmo produto ou serviço anteriormente. Na área do comportamento do cliente, a teoria da satisfação é adotada para que, segundo Las Casas (1999, p. 74) “as empresas se preocupem com os clientes e priorizem as pesquisas dos consumidores”; assim será possível conhecer atuais necessidades e desejos ou, então, será possível identificar os níveis de satisfação do consumidor com a empresa.
Infelizmente, o que se percebe é que muitos ainda não atentaram para a importância dos serviços aos clientes. Afinal, como diz Drucker (1998, p. 166) “o propósito da empresa é gerar e manter clientes” e, a partir do momento em que a empresa consegue satisfazê-los totalmente em seus desejos, necessidades e expectativas, tem a seu favor todas as condições fundamentais para mantê-los ativos em seus negócios. Isso precisa ser percebido com clareza por empregados, gerentes e corpo diretivo da empresa.
Nessa perspectiva, Moura (1999) faz esta sugestão, dizendo que as organizações deveriam ter como meta atingir 100% de satisfação de clientes. O cliente satisfeito mantém, normalmente com a empresa, um relacionamento saudável, de longa duração, em que ele e a empresa, de alguma forma, são o tempo todo beneficiados.
Kotler (2000, p. 70) descreve o perfil do cliente altamente satisfeito, atribuindo a ele os seguintes aspectos:
a. Permanece fiel por mais tempo;
b. Compra mais à medida que a empresa lança novos produtos ou aperfeiçoa produtos existentes;
c. Fala favoravelmente da empresa e de seus produtos;
d. Dá menos atenção a marcas e propaganda concorrentes e é menos sensível a preço;
e. Oferece idéias sobre produtos ou serviços à
...