Satisfação do cliente, valor e retenção
Seminário: Satisfação do cliente, valor e retenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinerms • 21/4/2014 • Seminário • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
.Etapa Nº 2 AULA-TEMA: Satisfação, valor e retenção do cliente
3.1Passo 1
A- Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes, eles formam uma expectativa e agem de acordo com ela, caso a empresa não atender essas expectativas, a mesma estará fora do mercado.
O consumidor procura sempre um conjunto de benefícios econômicos e com o menor custo. O relacionamento da empresa com o cliente, tem que começar desde o momento em que os produtos são divulgados na loja, de acordo com o publico alvo, a empresa deve traçar sua estratégia para atrair esse publico.
O relacionamento com o cliente não pode acabar no momento que a empresa vende seu produto, o relacionamento deve ser mantido constantemente, informando ao cliente todas as novidades e noticias atualizadas do ramo para que o cliente possa realmente confiar na empresa e a empresa no cliente.
B- Com certeza os gestores de hoje em dia necessitam compreender o seu publico alvo para realizar pesquisas e atividades com o intuito de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, e conseqüentemente retê-los.
Muitas vezes quando o cliente vem até a empresa e descreve o que está precisando, profissionais não preparados acabam por fazer uma interpretação errada ou muito diferente do que o consumidor realmente deseja, com isso gerando vários problemas, dentre eles a perda de credibilidade do produto, perda de clientes por insatisfação, até chegar à morte do produto.
Passo 3
Na empresa, o publico alvo são jovens músicos que tem uma vida diretamente relacionada com musica e cultura, mas existem também os consumidores esporádicos que geralmente são pessoas com maior idade e que buscam em sua aposentadoria um hobby.
Esses consumidores estão mais voltados para compra de caixas amplificadas e instrumentos de cordas. A grande maioria das vendas está direcionada diretamente com o consumidor final, ou seja, ele não passa na mão de terceiros, a pessoa que negocia e efetua a compra, é a mesma que irá usar o produto, pois instrumentos de cordas geralmente precisam ser testados nas mãos dos compradores para verificar se o som está diretamente relacionado com o que ele busca.
Temos consumidores de toda a região, entre elas: Pirassununga, Araras, e Santa Cruz da Conceição. As mesmas se encontram em diversas classes sociais, porém a maioria delas é de classe média ou baixa.
O consumidor geralmente começa comprando produtos com um custo menor para ter certeza de que esse produto irá satisfazê-lo, para mais tarde trocá-los por um produto melhor, com maior qualidade e durabilidade.
As necessidades que estão sendo satisfeitas
4.Etapa Nº 3 AULA-TEMA: Análise das Oportunidades de Mercado.
4.1Passo 1
O macro ambiente da empresa é um conjunto de variaveis não controladas pela empresa, mas que afetam seu desempenho e sua estratégia no processo decisorio. As condições legislativas se mantem instaveis diante ao padrão exercido pela lei. O clima politico da empresa se constitui nas bases governamentais obrigatorias. As condições econômicas da empresa. Os valores e crenças da empresa estão totalmente voltadas para o conforto de seus colaboradores e clientes, mostrando com clareza a preocupação da loja para com seus parceiros.
4.2Passo 2
Informações sobre:
• A empresa: A empresa existe a mais de 25 anos no mercado musical de Leme, reconhecida pela incrível concorrência entre preços com outras empresas da região. A empresa iniciou-se de forma inesperada, o proprietário Daniel Edward Bezerra que sempre gostou de música e aparelhagem sonora ganhou um gravador de fitas de um amigo, e teve a brilhante idéia de gravar fitas, e revende-las.Conquistou vários clientes e com isso a empresa foi crescendo, até que um certo dia a empresa foi roubada por dois ladrões, e Daniel conseguiu salvar duas caixas de som de sua empresa.Quando tudo parecia estar acabado, ele voltou para sua empresa alguns dias depois, e com essas duas caixas de som, recomeçou seu negócio, agora não mais gravando fitas, e sim vendendo aparelhos de som. A partir disso a loja ganhou mais reconhecimento ainda, e com o tempo foi ampliando seu mercado.Adquirindo não só mais caixas de som, mais também iluminações para festas e instrumentos musicais.
• Os fornecedores: A relação entre a loja e os fornecedores é de total comprometimento e responsabilidade. A loja trabalha com uma certa quantidade de fornecedores dependendo do produto, exemplo: Para instrumentos de corda há três fornecedores, para caixas de som dois fornecedores, para iluminação três fornecedores e assim sucessivamente, assim quanto maior o numero de fornecedores maior a oportunidade para negociação, resultando em um poder
...