Socio Historica
Pesquisas Acadêmicas: Socio Historica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lpamynha • 3/10/2013 • 925 Palavras (4 Páginas) • 657 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
TEXTO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO - HISTÓRICA
1) Que características marcam as ciências no século XIX.
As características marcantes da ciência do século XIX têm ênfase na razão humana, na liberdade do homem, na possibilidade de transformação do mundo real e a ênfase no próprio homem. As características do período de ascensão da burguesia permitiram uma ciência racional, que buscou desvendar as leis da natureza e construir um conhecimento pela experiência e pela razão. As ciências do século XIX são também positivistas, porque se constituíram como sistema baseado no observável; são racionalistas, pela ênfase na razão como possibilidade de desvendar as leis naturais; são mecanicistas, porque se pautaram na idéia do funcionamento regular do mundo, guiado por leis que poderiam ser conhecidas; são associacionistas, porque se basearam na concepção de que as idéias se organizam na mente de forma a permitir associações que resultam em conhecimento; atomista, pela certeza de que o todo é sempre o resultado da organização de partes; e determinista, porque pensou o mundo como conjunto de fenômenos que são sempre causados e que essa relação de causa-efeito pode ser descoberta pela razão humana.
2) “A Psicologia Sócio-Histórica (...), apresenta-se desde os primórdios como uma possibilidade de superação dessas visões dicotômicas.” Justifique esta frase retirada do texto (pag. 17)
A psicologia sócio- histórica uma questão uma visão integradora, interagido assim de forma dialética a antiga dialética a antiga dicotomia que constituída ciência no século XIX , o processo dialético permite uma tese uma antítese e é neste momento que se forma uma síntese.
3)Apresente as diferenças de concepção de “Fenômeno Psicológico” entre a Psicologia e a Psicologia Sócio-Histórica.
A psicologia apresenta concepções divergentes sobre o fenômeno psicológico da psicologia sócio-histórica. Para a psicologia o fenômeno psicológico apresenta como destruturação, aparelho psíquico, confusão mental, o homem é a relação com o meio, loucura, distúrbios e etc. Mas a psicologia sócio-historica contradiz o significado de fenômeno psicológico, pois a compreensão do “mundo interno” exige a compreensão do “mundo externo”, ou seja são dois aspectos de um mesmo movimento, de um processo no qual o homem atua constrói, modifica o mundo e este por sua vez, propicia os elementos para a constituição psicológica do homem. A psicologia sócio-historica acredita que o fenômeno psicológico se desenvolve ao longo do tempo, sendo assim não pertence a natureza humana, não é preexistente ao homem, mas reflete a condição social, econômica e cultural em que vive os homens.
4)Como este conceito de “ Fenômeno Psicológico faz da Psicologia Sócio-Histórica uma abordagem crítica.
Porque tais perspectivas fazem uma Psicologia deslocada da realidade social e cultural, que é constituída do fenômeno psicológico. E essa é uma questão importante, porque é a partir dessa “descolagem” que se constitui o processo ideológico de Psicologia. Passamos a contribuir significativamente para ocultar os aspectos sociais do processo de construção do fenômeno psicológico em cada um de nós. Fazemos ideologia. Já não podemos mais pensar a realidade social, econômica e cultural como algo exterior ao homem, estranho ao mundo psicológico, que aparece como algo que o impede, o anula ou o desvirtua. Trabalhar para aliviar o sofrimento psicológico das pessoas exigirá do psicólogo um posicionamento ético e político sobre o mundo social e psicológico. A psicologia Sócio-Histórica pretende assim ser critica porque posicionada, exige a definição de uma ética e uma visão política sobre a realidade na qual se insere o
...