Supervisao Educacional
Pesquisas Acadêmicas: Supervisao Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonicems • 24/9/2014 • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 209 Visualizações
COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Questões obrigatórias para o dossiê
1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?
R: Dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações. Sendo assim as crianças com problemas de aprendizagem apresentam alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil que o normal e baixo desempenho.
2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.
R: Podem ser diagnosticada atrás, do baixo desempenho apresentado pelo aluno, dificuldades de acompanhamento e rendimento escolar, fraco alcance de atenção, dificuldades para seguir instrução, imaturidade social, distração falta de controle de impulso, falta de destreza e inflexibilidade.
3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?
R: Má nutrição alimentar, sono irregular, doenças advindas de falta de higiene, estresse emocional, brigas e divorcio dos pais, falta de dinheiro, Depressão infantil ou juvenil, atraso no desenvolvimento cognitivo, alterações emocionais, bloqueios, fobias, ansiedade entre outros.
4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?
R: A escola por sua vez tem o papel de encorajar o aluno e estimular para que ele obtenha novos conhecimentos, despertando o interesse em atividades para que ele possa desenvolver suas potencialidades.
Os pais devem ajudá-los, motivá-los a desenvolver ao máximo as capacidades que possuem, envolvendo seus filhos em atividades domésticas e na comunidade para que essas crianças sintam-se capazes de superar obstáculos.
5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.
R: ● Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
● Deficiência da percepção visual: Estudantes com deficiência da percepção visual têm problemas para entender o que vêem, o problema dessas pessoas não é de visão, mas o modo como o seu cérebros processam as informações visuais.
Assim há dificuldades para reconhecer, organizar, interpretar e recordar imagens visuais. Dessa maneira, entender letras, palavras, diagramas, mapas, gráficos, tabelas, etc. Torna-se muito difícil.
●Deficiência de processamento da linguagem: Essa dificuldade de aprendizagem caracteriza-se pela criança ter problemas com qualquer aspecto da linguagem: ouvir palavras corretamente, entender seu significado, recordar instruções verbais e comunicar-se claramente.
● Deficiências motoras finas: A coordenação motora fina é a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim, movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos, fazendo atividades como recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar etc.
Os indivíduos com deficiências motoras finas não conseguem controlar plenamente grupos de pequenos músculos em suas mãos. Segundo a autora isso não tem impacto sobre a capacidade intelectual, mas interfere no desempenho escolar, por que prejudica a capacidade para comunicar-se pela escrita, sendo assim qualquer atividade que envolva desenho ou escrita é um sacrifício.
6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?
R: os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem podem ser divididos em quatro categorias:
Lesão cerebral: ocorre e, crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral e tumores, doenças como encefalite e meningite, transtornos glandulares não tratados na primeira infância. Eventos que causam privação de oxigênio também causam danos cerebrais.
Alterações no desenvolvimento cerebral:
Sabemos que o cérebro humano passa por um processo contínuo de desenvolvimento. Quando há uma perturbação nesse processo contínuo de ativação, possivelmente, partes do cérebro poderão não se desenvolver normalmente.
Os tipos de problemas produzidos por alterações no desenvolvimento cerebral dependem das regiões do cérebro que são afetadas. Há três tipos comuns de alterações:
- o hemisfério esquerdo do cérebro é hipoativo e o hemisfério direito é hiperativo.
-o hemisfério direito é hipoativo e o hemisfério esquerdo é hiperativo.
-hiperatividade dos lados frontais.
Desequilíbrios químicos:
As células cerebrais comunicam-se umas com as outras por meio de mensageiros químicos chamados de neurotransmissores. Qualquer mudança no clima químico do cérebro pode interferir e prejudicar a capacidade do cérebro para funcionar adequadamente.
Hereditariedade:
Estudos de famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem destacam uma incidência mais alta que a media de problemas similares de aprendizagem entre os pais, irmãos e outros indivíduos aparentados.
UNIDADE 2
DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Cite e explique os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita.
R: o sucesso da criança na aprendizagem da escrita e leitura depende do seu amadurecimento fisiológico, emocional, neurológico, intelectual e social.
Os pré-requisitos são:
●Esquema corporal: é o conhecimento do seu próprio corpo, de suas partes, movimentos, das posturas e atitudes. Assim com o conceito de frente, atrás, esquerdo, direito, em cima, em baixo que são fundamentais para a alfabetização.
●Lateralidade: definida a partir da preferência neurológica que se tem
...