Tópicos Específico
Por: Felice4 • 25/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Atividade Avaliativa – ATPS
LOGISTICA INTERNACIONAL
Prof. Tutor EAD Pamella Rodrigues
Cristiano Felice Bueno – 2307352816
Rafael F. Custódio – 6788409239
Marcela Ap. da Silva – 6788409366
Alexandre Murtele de Oliveira – 6577296826
Adroaldo Pereira Santos – 6505275376
Teófilo Dominguez Rico - 6504250824
Jundiaí, 07 de Novembro de 2014.
Cristiano Felice Bueno - 2307352816
Rafael F. Custódio - 6788409239
Marcela Ap. da Silva - 6788409366
Alexandre Murtele de Oliveira - 6577296826
Adroaldo Pereira Santos - 6505275376
Teófilo Dominguez Rico - 6504250824
LOGISTICA INTERNACIONAL
Nome do tutor presencial: Pamella Rodrigues
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Logística Internacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Jundiaí, 07 de Novembro de 2014.
- INTRODUÇÃO
Podemos dizer que Logística Internacional nada mais é quando uma empresa faz operações para fora de seu país de origem, independente do modal utilizado. Essas operações podem ser feitos dentro de seu próprio continente ou mesmo para outros continentes.
E para isso é necessário planejar, organizar, controlar e dirigir todos os processos organizacionais desde o país de origem de uma mercadoria ou serviço, até o ponto final, país de destino.
Quando se faz operações internacionais utiliza-se o termo Exportação, quando se envia mercadoria para outro país e Importação, quando compra-se mercadoria de outro país.
Para se entender melhor o significado de importação e exportação, podemos citar trecho do livro Comércio Exterior, onde o mesmo expõe essas duas modalidades.
A exportação de uma mercadoria se configura quando ela é disponibilizada ao comprador estrangeiro em local e prazos estipulados em contrato de compra e venda internacional. Inclusive esse local de entrega é chamado de fronteira comercial, pois, a partir dele, no tempo aprazado, ocorre transferência de riscos de perdas e danos do vendedor e comprador. (LOPEZ, Jose Manoel e GAMA, Marilza – Comércio Exterior Competitivo, 1 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2002, pag.175).
Pode-se denominar importação a entrada de mercadoria em um, país, procedente do exterior, a qual se configura, perante a legislação brasileira, no momento do desembaraço aduaneiro. Entretanto, sob o ângulo comercial, ou seja, no entendimento de transferência de propriedade mediante o direito internacional, a importação às vezes se realiza com o recebimento da mercadoria pelo comprador ou seu representante, no exterior, de acordo com as cláusulas pactuadas no contrato de compra e venda. (LOPEZ, Jose Manoel e GAMA, Marilza – Comércio Exterior Competitivo, 1 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2002, pag.249).
- EMPRESA PARA ESTUDO
Escolhemos para estudo a empresa LIBRA LOGISTICA, uma empresa situada na região sudeste do país que opera dentro do Porto de Santos e também dentro de Portos Secos, como o de Betim/MG, ela é uma empresa especializada em soluções para comércio exterior, eles fazem todo o processo desde o recebimento da mercadoria até o resdespacho dentro do país para o cliente final.
A empresa não permitiu visita em tempo hábil, porem conversamos com a Sr. Everaldo, responsável pela unidade de Betim/MG e o mesmo nos explicou um pouco sobre a empresa.
Uma das principais operações que a empresa realiza e o desembaraço aduaneiro para a empresa Unilever, onde a mesma recebe mercadoria vindo da Argentina em sua unidade de Betim/MG e posteriormente envia ela através de carretas para a unidade da Unilever na cidade de Louveira/SP.
Como a empresa não possui uma grande frota de veículos para o transporte rodoviário de cargas, ela acaba se utilizando da subcontratação de uma transportadora para fazer essas entregas. Em sua operação de estoque e transporte a Libra Logística utiliza o sistema Rodopar.
- INFRAESTRUTURAS
Quando se fala em logística internacional, também falamos na infraestruturas que a rodeia e que no Brasil costuma-se ter uma pouco de dificuldades em obter um melhor aproveitamento das mesmas.
Hoje podemos citar três pilares para basearmos a infraestrutura logística.
- Infraestrutura de Transportes;
- Infraestrutura de Comunicação;
- Infraestrutura de Serviços Públicos.
A infraestrutura de transporte vem a ser tudo que gira em torno desde o momento da chegada da mercadoria no porto (alfandegas) até sua entrega no cliente final, passando pela armazenagem da mercadoria. Hoje no Brasil possuímos um grande déficit dessa estrutura por falta de planejamento e investimentos tanto do setor público ou privado. Ainda existe portos que possuem restrições para o recebimento de determinados navios e outros que não possuem aérea suficiente para armazenamento das mercadorias, desta forma fazendo os navios como estoque. Agora quando falamos em chegada de mercadoria via aviões de cargas, também encontramos as mesmas dificuldade, claro em uma dimensão menor pois o auto custo de transporte de cargas aéreas acaba inviabilizando algumas operações.
Uma das coisas que poderiam colaborar com o escoamento melhorando assim a infraestrutura de transporte seria construções de vias ferroviárias, desta forma seria mais rápido o escoamento das mercadorias dos portos, pois através das ferrovias pode ser transportado de uma só vez uma maior quantidade de carga.
A infraestrutura de telecomunicação do Brasil hoje é baseada em sua grande parte através de ligações telefônicas e trocas de e-mails e em um segundo momento através de correspondências. Porém como é de conhecimento geral o serviço de dados brasileiro não é dos melhores, desta forma acaba-se algumas vezes afetando a operação logística, porém por outro lado a crescimento de troca de informações fiscais por meio eletrônicos está cada vez mais facilitando as liberações de mercadorias tanto na importação quanto nas exportações.
...