TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL
Por: ravanelly • 24/5/2022 • Trabalho acadêmico • 5.088 Palavras (21 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
A Educação Sexual no contexto escolar:
Uma perspetiva Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissau
[pic 2]
Unidade curricular: Prevenção e intervenção em comportamentos desviantes ao longo da vida
Docente: Teresa Fernandes
Discentes: Aline Silva (44512);
Celeste Vaz Mendes (46878);
Hélida de Fátima Da Graça Lopes (42951);
Ravanelly Giovanni Fortes Andrade (42891).
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar as consequências e possibilidades referente a ausência de Educação Sexual no contexto escolar, centralizando seus estudos no Brasil, Cabo Verde e Guiné. Diante da carência social nesses países sobre o tema abordado, nota-se a necessidade de implementar a Educação Sexual dentro das redes de ensino. Empregou-se pesquisa bibliográfica, utilizando-se do método científico-dedutivo, através de uma apreciação de dados, onde foi possível constatar o início da vida sexual precoce, gravidez na adolescência e o contágio de infeções sexualmente transmissíveis. Considerando a realidade em que vivemos, investigamos e descrevemos o carecimento social da Educação Sexual no ensino do Brasil, Cabo Verde e Guiné. Posteriormente, apresentamos as possibilidades e metodologias que podem ser aplicadas através do Educador Social para o ensino da Educação Sexual nos países mencionados.
Palavras-chave: Educação sexual, Gravidez precoce, IST, Prevenção, Ensino, Sexualidade.
ABSTRACT
This work aims to present the consequences and possibilities regarding the absence of Sexual Education in the school context, focusing its studies in Brazil, Cape Verde and Guinea. Given the social need in these countries on the topic addressed, there is a need to implement Sex Education within educational networks. A bibliographic research was used, using the scientific-deductive method, through an analysis of data, where it was possible to verify the beginning of early sexual life, teenage pregnancy and the contagion of sexually transmitted diseases.Considering the reality in which we live , we investigated and described the social lack of Sexual Education in teaching in Brazil, Cape Verde and Guinea. Subsequently, we present the possibilities and methodologies that can be applied through the Social Educator for the teaching of Sex Education in the mentioned countries.
.
Keywords: Sex education, Early pregnancy, STI, Prevention, Teaching, Sexuality.
Índice
RESUMO 2
ABSTRACT 2
Introdução 4
1. Fundamentação teórica e conceitual 4
1.1.Sexualidade e Educação Sexual 4
1.2.A Educação Sexual no contexto escolar 6
1.3. Fatores de risco 10
1.4. Projetos implementados 12
1.4.1. Programa Saúde na Escola -Brasil 12
1.4.2. - Programa Nacional de Saúde Reprodutiva - Cabo Verde 13
1.4.3. Ações que podem ser realizadas através do Educador Social para a abordagem do tema. 15
2. Metodologia 16
3. Apresentação e discussão dos resultados. 17
4. Considerações Finais 17
5. Referências bibliográficas 19
Introdução
No âmbito da disciplina prevenção e intervenção em comportamentos desviantes ao longo da vida inserida no mestrado da educação social foi proposto pela docente, realizar um trabalho científico à nossa escolha, onde o tema escolhido foi a ausência de educação sexual nos nossos países de origem, enfatizando consequências para o meio social.
Portanto, o presente trabalho é o resultado de leitura e pesquisa, que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre educação sexual, um termo utilizado para referir ao processo de busca proporcionar conhecimento e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados à sexualidade. O propósito desta pesquisa é enriquecer e compreender melhor o nosso papel enquanto educadores sociais diante da temática trabalhada.
Fundamentação teórica e conceitual
1.1. Sexualidade e Educação Sexual
A sexualidade se manifesta em um conjunto de comportamentos da experiência humana, como uma parte integrante da vida de cada indivíduo, que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida e para o seu equilíbrio físico e psicológico. A sexualidade é “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental” (OMS, 1992, n.p).
De acordo com o professor Leandro Cunha (2018), podemos afirmar que a sexualidade é formada por quatro elementos distintos, sendo eles, o sexo, o gênero, a orientação sexual e a identidade de gênero. A perfeita compreensão e o conhecimento de cada um destes conceitos é indispensável para que se possa perceber as questões relacionadas à temática. O primeiro dos conceitos a ser abordado é o sexo, que tecnicamente há de ser percebido como a configuração física ou morfológica constatada no instante do nascimento da pessoa, na condição binária de homem ou mulher.
Ainda conforme Cunha (2018), o segundo dos elementos da sexualidade a ser apontado é o gênero, que pode ser compreendido como a representação social do indivíduo, de acordo com os parâmetros do masculino ou feminino, originado de uma construção social e cultural.
Cunha (2018) ressalta, por fim, que uma das maiores dificuldades na compreensão das questões relativas à sexualidade se encontra na ignorância referente aos conceitos de orientação sexual e identidade de gênero, em que os indivíduos cis e trans podem apresentar qualquer uma das orientações sexuais que lhes forem possíveis.
...