Trabalho Gestão da Qualidade
Por: Viviane Oliveira • 7/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
SENAC JUNDIAI SP
VIVIANE COSTA TRIGO DE OLIVEIRA
QUALIDADE E SEUS TÓPICOS:
Subtítulo: Resenha sobre vídeo.
Jundiaí SP 2021
A qualidade sem dúvidas é de suma importância para organizações, pois traz ferramentas uteis fazendo com que a organização se desenvolva de forma positiva e continua.
Ao assistir o vídeo, notei que a qualidade é aplicada em diversos seguimentos e que no mercado de trabalho é uma área muito extensa, onde se aplica em diversos setores, quais eu nem imaginava! A qualidade é uma junção de ferramentas que contribuem para melhoria das organizações quando aplicada de forma correta.
Um técnico em qualidade tem como papel atuar em auditorias da qualidade verificando a realização das atividades e conferindo se as normas estão conformes, fazer inspeção de resultados obtidos no processo aprovando ou não os produtos de serviço, acompanhar os resultados dos processos e participar de grupos de melhorias. Com os cargos citados acima, um técnico de qualidade tem uma grande responsabilidade na organização, realizando atividades tais como:
Auditoria, realização de treinamento e capacitação, realização de inspeção, implementação de novas ferramentas da qualidade, entre outros.
É muito importante ter em mente que para realizar os trabalhos o Técnico em qualidade tem que ter facilidade para adaptação e motivação para mudanças, ser proativo, flexível, ter espirito de liderança para motivar a equipe de trabalho, ser organizado e ter a capacidade de promover a organização etc.
Não é segredo pra ninguém que a qualidade vem evoluindo de forma significativa desde então, com diversas ferramentas, uma delas muito destacada no vídeo é a ISO9001, que tem como objetivo padronizar o sistema de gestão da qualidade tendo como retorno o aumento da produtividade e desempenho, redução de custos , garantindo então a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes, já é uma norma muito conhecida e a mais adotada por todo mundo em grandes empresas.
A gestão da qualidade passou a significar modelo de gerenciamento que busca a eficiência e eficácia organizacional. O conceito qualidade vem de realizar o processo com excelência trazendo resultados satisfatórios para diferentes clientes.
A qualidade em si, é existente a muito tempo, mas a qualidade da forma que conhecemos hoje, deu start e foi aprimorada sendo vista como indispensável pós 3 acontecimentos históricos (a revolução industrial, e as duas guerras mundial) onde se destacam grandes nomes como Willian Edwards Deming e Joseph Moses Juran que contribuíram para disseminar os conceitos da qualidade no Japão. Ainda falando sobre eles vale lembrar que Deming na década de 1950 envolvia questões referente ao controle estatísticos do processo, e defendia a precisão do envolvimento das gerencias do processo e o controle de qualidade em todas as etapas de produção e assim surgiu o ciclo chamado CICLO DE DEMING. Juran por sua vez tem como destaque a sua famosa trilogia PLANEJAMENTO-CONTROLE-MELHORIA.
Fora esses nomes temos também o kaoru Ishikawa, que foi responsável por desenvolver a visão ampla da qualidade e a ênfase em seu lado humano, uma de suas frases de destaque que me impactou foi “O controle da qualidade começa com a educação e termina com a educação. Para promover o controle de qualidade com a participação de todos, a educação em controle da qualidade precisa ser dada a todos os empregados, do presidente aos operários na linha de montagem” e, é real, a qualidade para ser aplicada e funcionar corretamente precisa da colaboração de todos, desde o chão de fábrica até a gestão. Em seguida vem Philp Crosby um especialista em qualidade, foi Philp que criou a “vacina da qualidade” que pelo que estudei, é uma vacina corretiva que deve ser sim aplicada para garantir a integridade de toda a diretoria, da gerencia e dos funcionários. É um sistema para medir as conformidades e educar tanto os funcionários quanto os fornecedores, para que a ação corretiva e a prevenção de defeitos se tornem rotineiras, no método vacina da qualidade envolve também a comunicação para que possa identificar problemas e propagar o progresso e reconhecer as realizações, as operações são organizadas para que o procedimento seja testar os produtos e sistemas antes de serem implementados e assim continuamente analisados. Políticas claras, sem dar margem a ambiguidade e que estabeleçam a prioridade da qualidade em todas as empresas! Vale lembrar que Crosby defendia que “A responsabilidade principal da qualidade é dos gestores, não dos trabalhadores”. Armand V. Feigenbaum, também um gigante da qualidade, defendia que a qualidade não é responsabilidade apenas daqueles que põe a mão na massa, chão de fábrica, mas sim de todos!
...