Treinamento De Goleiros
Dissertações: Treinamento De Goleiros. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardor1 • 23/9/2013 • 3.461 Palavras (14 Páginas) • 409 Visualizações
TÉCNICAS DE TREINAMENTO PARA GOLEIROS
RESUMO
Basicamente nessa revisão bibliográfica relataremos situações de treinamento específicas para goleiros que praticam futebol tanto na área amadora, simplesmente como uma forma de atividade física e descontração, e relacionamento social, bem como formas de treinamento específicas para goleiros que buscam a alta performance voltada especificamente para a área profissional.
Detalharemos treinamentos voltados para a força, velocidade e flexibilidade, velocidade de reação, condicionamento psicológico, que ajudaram a dar uma boa base para os profissionais de educação física se utilizarem dessas metodologias praticas, seja em suas aulas na área acadêmica, bem como para quem atua na área profissional do futebol.
INTRODUÇÃO
Para qualquer individuo que deseja praticar futebol na posição de goleiro seja ele na área amadora ou na área profissional, por essa posição ser especifica e por ela ter funções diferentes das de um jogador de “linha”.
São de essencial importância aquisição de vários fundamentos básicos tais como: força, velocidade, flexibilidade, velocidade de reação, bem como um bom condicionamento psicológico para que esse atleta tenha tomadas de decisão quase que instantâneas e com um grau de acerto quase que perfeito, pois é isso que a posição exige.
Pois os fundamentos mínimos para que se possa praticar seus jogos, sejam eles amadoristicamente em quadras de futebol society as chamadas “peladas” ou profissionalmente são quase que obrigatórios para a posição.
CAPACIDADES BÁSICAS PARA O TREINAMENTO DE GOLEIROS
FORÇA
Em todos os esportes é de extrema necessidade os trabalhos fundamentados na força tanto de membros inferiores como o trabalho de força de membros superiores.
Os indivíduos que praticam o futebol na posição de goleiro necessitam e muito de treinos de força para jogar suas partidas tanto profissionalmente, quanto amadoristicamente haja vista que, a força de membros inferiores e membros superiores são utilizados constantemente seja no momento de uma defesa, onde os músculos tem que estarem preparados para o impacto da bola. Que quase sempre atinge o corpo do goleiro com extrema velocidade consequentemente requerendo uma força muscular grande para que não ocorra uma lesão, bem como força para um dos fundamentos de grande importância que atualmente vem sendo muito treinado em goleiros, que é a reposição de bola rápida e correta. E essa reposição necessita também de uma base muito boa de força, pois com a intensidade atualmente das partidas o atleta realiza por inúmeras vezes essa ação requerendo muito a força muscular.
Bompa (2002, p.332) define força “como a capacidade neuromuscular de superar uma resistência interna e externa”. Um programa de treinamento de força deve utilizar pesos livres combinados com outros meios de treinamento, como medicine-balls, aparelhos e saltos direcionados. Ainda segundo Bompa (2002), a potência acíclica, como expressão da força, é fundamental naqueles desportos que exigem decolagens (saltos). Para o desenvolvimento desta potência acíclica, a carga fica entre 50 e 80% da força máxima com os movimentos executados rapidamente. Recomenda-se de quatro a seis séries com um intervalo de descanso de 3 a 5 minutos para uma recuperação quase completa (BOMPA, 2002, p. 348).
Um dos conceitos considerados como fundamentais na física de Newton é precisamente força. Este termo em concreto tem relação direta com as três leis newtonianas. A força, de acordo com Newton, tem a capacidade de vencer a inércia de um determinado corpo e modifica a velocidade do mesmo. A força, ainda segundo Newton, tem a capacidade de deformar uma coisa; um objeto qualquer, para usar um exemplo mais prático.
Do ponto de vista físico, a força está representada da seguinte forma: força = massa X aceleração, mas se falamos de executar movimentos e exercícios físicos, o que representa a força a superação que se origina em resistência proporcionada pela contração dos músculos.
Os físicos criaram uma espécie de conceito do que chamamos força buscando uma explicação para conceituar as ações recíprocas entre os corpos e a existências de movimentos diferentes, que poderiam ser mais ou menos carregados de complicação, tanto no espaço exterior como no próprio planeta terra.
Se prestarmos um pouco de atenção à história da humanidade, veremos que Galileu Galilei, foi o primeiro cientista a estudar com mais detalhes os movimentos do planeta em que habitamos. Galileu não pode perceber o que causava os movimentos fora do planeta, mas pode concluir que, na Terra, um corpo pode estar inerte se não sofrer o uso da força, ou seja, se um corpo não é empurrado ou puxado; se não for objeto do uso da força, não pode mover-se. Para que se posa entender melhor, se um corpo não sofre a ação da força, não se move, e somente passa a mover-se se sofre com o uso da força.
A força tem relação com a velocidade, e mesmo sendo diferente de velocidade, uma força pode perfeitamente mudar a velocidade de um corpo. Essa velocidade que começa indicada pelo valor zero, com o uso da força, pode transforma esse valor em um número qualquer dependendo da velocidade da força.
Num treinamento em busca de força, a mesma está ligada ao aumento da massa muscular, ou seja, uma busca para conseguir uma massa muscular adequada para poder exercer mais força, como por exemplo, no caso das pessoas que praticam exercícios físicos que conhecemos como fisiculturismo. Essa mesma busca se condiciona nos termos nos quais se deseja um desenvolvimento paulatino da força máxima de um indivíduo.
VELOCIDADE E FLEXIBILIDDE
Esses fundamentos estão aliados á força relatado anteriormente, pois a velocidade a flexibilidade também dão um embasamento fundamental para um goleiro, seja ele amador ou profissional.
Podemos dizer até que a velocidade e flexibilidade do indivíduo que pratica futebol nessa posição é o que diferencia os níveis dos goleiros, que por consequência desses fundamentos faz com que uns se destaquem mais que outros. Esses fundamentos devem ser extremamente trabalhados com os goleiros, pois são exigidos em momentos decisivos em uma partida, que quase sempre a partir da flexibilidade e velocidade de execução do movimento resultá em uma grande
...