UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE
Por: Viviane Maria • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 605 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Viviane Cardoso Maria
Coaching e Liderança
Tutor: Prof. Beatriz Acampora e Silva Oliveira
Contagem
2018
Estudo de Caso:
Coaching e Liderança
Uma Nota sobre o Processo de Equipe
REFERÊNCIA: Harvard Business School Publishing, 04 de Outubro, 2011.
O texto aborda sobre os prós e contras do trabalho em equipe, e instrui como desenvolver e gerenciar uma equipe de forma eficaz. São quatro etapas para incentivar a decisão e raciocínio critico dos participantes:
- Identificar e explorar o problema ao invés de se preocupar com os sintomas do problema;
- Gerar soluções possíveis utilizando técnicas como o brainstorming e grupo nominal;
- Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis chegando a um consenso em que todos estejam de acordo e que cumpram as metas estabelecidas;
- Implementação da solução que deve ser realizada por toda a equipe.
O ciclo de vida da equipe esta basicamente dividida em três fases:
- Começo: a primeira reunião deve estar bem montada e construir uma base solida, os membros devem possuir competências técnicas, conceituais e interpessoais conforme a necessidade do grupo, montar uma equipe de no mínimo cinco e máximo dez membros.
- Realização do trabalho: a equipe deve definir uma meta e desenvolver um método de trabalho.
- Análise e Monitoração do trabalho: definição de regras e normas sobre o processo, criar uma cultura coordenada e ajustada ao comportamento dos membros, e por fim
avaliar a eficácia da equipe através do desempenho, desenvolvimento e aprendizagem.
Uma breve analise em tópicos da interação dos membros da equipe para garantir a eficácia dos resultados almejados:
- Participação: Observa se a participação garantindo a frequência, e evitando a desigualdade, há casos que é necessário intervir garantindo a participação de todos.
- Influência: Alguns indivíduos do grupo são mais influentes que os outros, devido à posição, ou por possuírem maior conhecimento, etc. Nestes casos a estratégia é intervir e sugerir a opinião dos membros que estão menos participativos.
- Conflitos: Gerar discussões entre os membros da equipe fortalece a produtividade, e gera decisões fortes e mais criativas. No entanto, alguns conflitos podem gerar desgaste emocional e tensão entre os membros do grupo. O ideal é garantir a eficácia da equipe gerando conflitos de tarefa e minimizando os conflitos afetivos.
Entre os desafios da atualidade estão às equipes globais: equipes com membros de nacionalidades diferentes, a diversidade neste tipo de equipe aumenta os conflitos interpessoais devido à diversidade de nacionalidades, por ouro lado pode haver vantagens devido à diversidade de valores e as experiências de vida. Equipes virtuais: o fato de a comunicação não ser face-a-face impacta no desenvolvimento, esse problema pode ser minimizado com algumas dicas, sugerir que cada membro forneça informações biográficas; se os membros são de nacionalidades diferentes sugere-se que estes tirem um tempo para discutir suas diferenças e coo estas afetaram o funcionamento da equipe.
...