A EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: klaryce • 16/6/2015 • Relatório de pesquisa • 601 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
CUIDAR
No sentido mais amplo de responsabilizar-se, acolher, amar, valorizar e respeitar a criança em relação a si própria e ao grupo, garantindo o sentimento de segurança e a construção de sua autoestima.
EDUCAR
Dentro do contexto social, ambiental e cultural da realidade dos nossos alunos. Despertar na criança, o desejo de aprender o mundo através das diversas experiências qualitativas que o educador lhe proporciona.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Valores e princípios que fundamentam a escola e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, formam nosso Projeto Pedagógico. Entretanto, só poderemos permanecer atuantes se entendermos que a pedagogia é uma prática que requer permanentes reavaliações, baseadas nas experiências vividas no processo interativo com as crianças."Educar" numa idade tão delicada e de tantos cuidados é uma tarefa complexa que comporta enormes responsabilidades.
Crianças no primeiro ano de vida tem infinitas necessidades de sentirem-se imersas em uma rede de relações e solidariedade que seja para elas fonte de proteção de segurança e que saiba mostra-lhes amor, apegos e modelos de convivência social
O berçário e um local entre outros contextos que, além de prestar cuidados físicos, deve dar condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.
ESPAÇO
Planejado para desafiar a curiosidade e possibilitar descobertas e realizações. Seguro e estimulante para conviver, brincar, ensinar, aprender, trocar e crescer.
A escola é o espaço do aprendizado das competências necessárias à vida:
-INTELIGÊNCIA do fazer, do pensar, da ciência, da matemática...
-EMOÇÃO, afeto, alegria, amizade, encantamento, humanismo...
IDENTIDADE E AUTONOMIA
· Construção da identidade e da autoestima.
· Desenvolvimento da autonomia no convívio social.
Autonomia conquista-se no convívio e desenvolve-se em ambiente de cooperação, confiança e afeto.
MOVIMENTO
Motricidade ampla e específica
Lateralidade
Equilíbrio
Relação espacial
Conhecimento do corpo
NATUREZA E SOCIEDADE
Convivência social.
Conhecimento e interação com o meio ambiente: criar interesse, levar à observação, compreender e relatar o que foi observado.
LINGUAGEM ORAL (PORTUGUÊS E INGLÊS) E ESCRITA (PORTUGUÊS)
A linguagem oral expressa ideias e sentimentos. A oralidade bem construída permite o avanço na capacidade de justificar as próprias ideias de forma cada vez mais compreensível. Textos literários, tradição oral, contos, poesias, fábulas, textos de convenção (bilhetes, receitas, convites, cartões), textos informativos (jornal, legendas, registros) fazem parte da rotina da criança.
Estimular a criança a fazer uso da linguagem escrita de acordo com suas hipóteses de pensamento, aventurando-se
...