A Noiva de São geraldo
Por: Neusa Regina • 21/1/2019 • Artigo • 280 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
A noiva de São Geraldo
Por Neusa Regina Wachholz (coletado da tradição oral)
Contam os antigos que há muito tempo atrás, quando tudo ainda era mato e havia poucos moradores, apareceu por São Jorge D´Oeste um homem estranho que afirmava possuir “poderes” para encontrar ouro nestas terras e que era capaz de enriquecer o proprietário que nele confiasse.
Entretanto, para este poder se manifestar ele precisava ter em sua companhia, andando a sua frente uma moça virgem que serviria de guia, iluminando os caminhos, na procura pelo ouro, porque eram nas noites enluaradas que a procura pelo ouro acontecia.
Diz a lenda que que este homem que encontrava ouro procurou a casa de um agricultor e o convenceu que em suas terras havia muito ouro escondido e que se ele permitisse o deixaria rico. Para isso precisava que a filha do agricultor (moça jovem e linda) o acompanhasse na próxima noite de lua cheia.
A moça de inicio se negou a participar da procura pelo ouro, porque estava de casamento marcado e seu noivo não iria gostar, entretanto como era muito obediente ao pai acabou cedendo.
Vestida de noiva, na noite enluarada acompanhou o estranho noite adentro e nunca mais retornou. Sua família abalada passou a procurá-la, sem obter êxito, muito tempo depois seu corpo foi encontrado dentro de um poço coberto por pedras.
Desde então, é muito comum na saída da comunidade de São Geraldo, bem pertinho do mato, ao lado da estrada, as pessoas nas noites enluaradas se depararem com uma noiva a beira estrada pedindo ajuda.
Dizem os antigos que ali por perto fica o poço, onde teria sido jogado o corpo da bela noiva, que agora em forma de espirito agoniza pedindo justiça.
...