ARTE PROJETO DE GRADUAÇÃO
Por: Gustavo Lourenço • 29/5/2017 • Artigo • 1.838 Palavras (8 Páginas) • 296 Visualizações
COLÉGIO ADVENTISTA DO NOVO MUNDO ARTE PROJETO DE GRADUAÇÃO GUSTAVO SILVA LOURENÇO COLAGEM - DECOUPAGE |
GOIÂNIA – GO OUTUBRO/2016 |
GUSTAVO SILVA LOURENÇO COLAGEM - DECOUPAGE Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Colégio Adventista do Novo Mundo, como requisito para obtenção do grau na matéria de Artes. Orientador(a): Profa. Miram de Oliveira Sebastião e Moura
GOIÂNIA – GO OUTUBRO/2016 |
RESUMO
A colagem é uma técnica artística em que se utiliza várias matérias que podem, ou não, variar a textura, um as sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros. É uma técnica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes. Dentro da colagem se encontra a Decoupage que é uma das técnicas mais populares de artes decorativas e tem as suas origens na arte que era realizada nos antigos túmulos da Sibéria, mas há vários séculos que também é praticada pelos povos do Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polônia. Fácil de executar e econômico, a decoupage transforma lugar.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Colagens onde e quando surgiu. 5
2.2 Temas da colagem 5
2.3 Principais artistas da colagem 6
3. DECOUPAGE 6
3.1 Significado 6
3.2 Historia 6
4. ARTESANATO 7
4.1 Origem 7
4.2 Tipos 7
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERENCIA 9
- INTRODUÇÃO
A colagem é uma forma de arte aceita e valorizada. Ela permite ao artista a liberdade de abordar o meio que o cerca de qualquer maneira sem restrições de formatos, texturas ou materiais. Este meio é uma forma direta de comunicação para o artista, ou seja, o artista pode tirar da natureza ou da vida urbana quaisquer materiais que ele deseje como forma de expressão simbólica, inclusive esta forma de arte ajuda a reciclar materiais descartados.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Colagens onde e quando surgiu.
A colagem como técnica surgiu no período da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, sendo utilizada no Cubismo. Antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que coloca em questão os diversos limites entre pintura e escultura.
As técnicas de colagem foram utilizadas pela primeira vez na época da invenção do papel na China, cerca de 200 AC. A utilização da colagem, no entanto, manteve-se muito limitada, até o século XIX no Japão , quando calígrafos começaram a aplicar o papel colado, com textos sobre superfícies, ao escrever seus poemas.
A técnica de colagem também apareceu na Europa medieval, durante o século XIII. Folha de ouro e painéis começou a ser aplicados em catedrais góticas em torno dos séculos XV e XVI. Gemas e outros metais preciosos foram aplicados a imagens religiosas, ícones, e armas.
A partir da Arte Moderna, as técnicas passaram a ser empregada em diversos movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos diversos. A utilização de materiais variados de papéis cria uma nova gama de possibilidades e produtos artísticos em três dimensões, como se fossem esculturas em quadros.
As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante diferentes. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem provocavam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma.
2.2 Temas da colagem
Os temas frequentes nas colagens eram a violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico vivido pelos artistas no início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre montava à época contemporânea ao movimento, e não seria diferente com a colagem.
Mas, não foram apenas as críticas ao momento vivido que foram temas utilizados na colagem, mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressão conseguida com a colagem é única e longínqua de todas as outras técnicas. E isso leva os artistas a produzir uma enorme quantidade de produtos muito diferentes entra si, garantindo uma variedade artística muito rica e profunda.
2.3 Principais artistas da colagem
Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy, René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro, os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
...