Arte Conceitual
Dissertações: Arte Conceitual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paludinha • 14/2/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 472 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O século xx inaugurou uma nova era de desenvolvimento cientifico e tecnológico, e juntamente com essas mudanças, um grande marco no campo das Artes Visuais.
Mais do que romper com a arte do passado, arte contemporânea foi se transformando e ganhando cada vez mais o seu espaço e configurando um grande movimento pós – guerra
Nesse presente trabalho irei descrever sobre a Arte Conceitual, como ela é sentida, vivenciada e elaborada, caracterizada pela livre expressão e criação, que utiliza elementos do cotidiano, transformados em verdadeiras obras de arte.
2 ARTE CONTEMPORÂNEA
A Arte Contemporânea surgiu por volta da segunda metade do século xx, após a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os artistas estavam voltados para a reconstrução da sociedade e não estavam mais com o olhar voltado somente para o inconsciente, mas, para tudo que estava acontecendo na sociedade. Assim a arte começava a se revelar por diversas linguagens e iniciou-se a experimentação de novas técnicas.
A arte contemporânea é caracterizada pela liberdade de atuação dos artistas e não era construído necessariamente com o novo e o original, mas sim através de novos hábitos e diferentes concepções, onde os artistas tiveram uma liberdade de criação incrível, com diversos e variados matérias.
Com vários caminhos e várias inquietações e questionamentos, a Arte contemporânea ampliou seu caminhos, trabalhando com conceitos e atitudes, remetendo à reflexão sobre a arte em si, não como objeto final, mas como um instrumento para que se possa meditar sobre o cotidiano, sobre sentimentos e pelas transformações do mundo.
A contemporaneidade na Arte foi entendida por alguns como um movimento Pós Modernismo, abrindo-se novas experiências na Arte, surgindo assim, vários movimentos que marcaram essa época e contribuíram para a validação dessa arte até nos dias atuais.
3-PÓS MODERNISMO
Esse movimento se desenvolveu a partir das criticas do modernismo. Os Pós Modernistas valorizavam a arte não pela sua universalidade, mas por ser imperfeita disponível e pouco culta, quebrando as regras do perfeito na Arte.
Os Pós Modernistas se propõem a busca do novo na pesquisa, utilizando materiais ecléticos para elaborar as suas composições, tendo como característica a busca
pela fragmentação ,que inclui todas as culturas.Nesse período as manifestações artísticas crescem muito, que , juntamente com a tecnologia, expressavam seus sentimentos e suas idéias.
Vários movimentos surgiram nesta época e marcaram grandes estilos, onde a arte passou a fazer parte da vida das pessoas de uma forma marcante, onde os artistas demonstravam suas idéias de forma impressionante, levando o espectador a questionar, analisar e refletir sobre a sua obra.
Depois da Segunda guerra Mundial, a Arte passou a fazer parte de uma nova conjuntura artística, e essas criações fazem parte de alguns movimentos como: Expressionismo Abstrato, Arte Povera, Body Arte
3.1 Expressionismo Abstrato
Foi um movimento com origem nos estados unidos , nos anos 40, mais especificamente na cidade de Nova Iorque. As pinturas desse movimento são criadas com gestos rápidas, não se detendo a minuciosos detalhes.
Segundo Argan(1992) “as telas desse movimento artístico no brindam com marcas visíveis dos instrumentos utilizados em sua criação ,como penais.”
Portanto o expressionismo abstrato marca a arte como um estilo particular, questionando tudo o que era imposto por instituições de arte, que ditavam as regras. O uso intenso das cores em harmonia e desarmonia, localizadas de forma abstrata, nasciam do inconsciente dos artistas, rompendo com a arte do passado em que tudo era representado com perfeição.
Assim, cada artista desse movimento tinha sua particularidade na arte, sendo que os trabalhos eram representados com o corpo e com a alma.
3.2 Arte Povera
Foi um movimento dos anos 60, onde os artistas se propunham a elevar o comum ao status da arte, desafiando todos os limites que eram impostos pela sociedade, que “controlava” todo o universo artístico. Os materiais usados nessa arte eram de uso cotidiano, e o simbolismo estava presente nas escolhas dos objetos utilizados.
Conforme Argan(1992), “ a postura da Arte Povera revela uma crítica `a sociedade capitalista e de consumo”.
Esse movimento gerou grandes reflexões, sendo que as obras eram grandes protestos que chamavam a atenção de
...