Arte Conceitual
Pesquisas Acadêmicas: Arte Conceitual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gesica98 • 28/3/2015 • 825 Palavras (4 Páginas) • 1.369 Visualizações
Introdução
A arte conceitual, vindo do fim da década 1960, surgiu em meio a América do Norte, formando assim um novo conceito de arte. Com seu modo, a arte conceitual se destaca mais na ideia de ação do que planejamento. Dando mérito ao autor que age ao contrario dos que se limitam ao planejamento de sua obra. Tendo a noção de algo assim, Henry Flynt, o primeiro artista a usar o termo “arte conceitual” justifica o que seria essa arte, ou seja, uma arte que não se baseava apenas no material e sim em seu conceito. Essa arte além de existir, também levava outro assunto polêmico, o fato de cada pessoa ter sua opinião conceitual, extinguindo qualquer tipo de padrão e limitando as barreiras para a arte.
Sumário
Arte conceitual 5
Cildo Meireles 5
Marcel Duchamp 6
Joseph Kosuth 6
A moda conceitual 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 10
Arte conceitual
Movimento artístico que supervalorizava o conceito em relação à aparência da obra de arte.A partir de 1960, essa forma de encarar a arte espalha-se pelo mundo inteiro, abarcando várias manifestações artísticas.
Foi em meados de 1960 que esta nova forma de observar a arte surgiu criada por Joseph Kossuth. Contudo uma obra do francês Marcel Duchamp já prenunciava seu início em 1910 e 1920 ao desafiar as categorizações, artista influenciado pelo cubismo.
O movimento estendeu-se de 1967 a 1978, aproximadamente e priorizou bastante o luxo, considerando este como algo tradicional. Nela substitui-se a noção de beleza natural pela de beleza artificia
Na arte conceitual o público é obrigado a deixar de ser apenas um observador passivo, pois o entendimento da obra de arte não é mais direto.
Se popularizou em 1967 depois que a revista americana ArtForum publicou o texto do artista minimalista Sol LeWitt intitulado “Parágrafos sobre a Arte Conceitual”. Nesse artigo o artista organiza as reflexões já existentes na área sobre uma arte que se desenvolve somente no campo das ideias, abandonando um pouco a materialidade da obra de arte.
As fotografias e os textos escritos eram o expediente mais comum, seguida por fitas K-7, vídeos, diagramas, etc.
Os artistas não se incomodavam em evitar as futilidades, em criar elementos que tornassem interessantes suas composições ou realizar composições agradáveis ao olhar. Era preferível que nada desviasse a atenção da ideia que um trabalho deveria expressar.
Os artistas conceituais tinham por objetivo popularizar a arte, fazer com que ela servisse como veículo de comunicação.
Cildo Meireles
O brasileiro Cildo Meireles que participa da exposição Information, realizada no The Museum of Modern Art - MoMA [Museu de Arte Moderna] de Nova York, em 1970, considerada como um dos marcos da arte conceitual, realiza a série Inserções em Circuitos Ideológicos. O artista intervém em sistemas de circulação de notas de dinheiro ou garrafas de coca-cola, para difundir anonimamente mensagens políticas durante a ditadura militar.
Marcel Duchamp
As discussões que levaram ao surgimento da Arte Conceitual são muito antigas. Começam no trabalho
...