As Diferenças entre imunofluorescência direta e indireta
Por: lolamaki • 13/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 942 Palavras (4 Páginas) • 2.097 Visualizações
1- Diferenças entre imunofluorescencia direta e indireta
Na direta, usada para identificar a presença de Ag, o fluorocromo já está ligado ao Ac (já conhecido) introduzido na lâmina. Se o conjugado (fluorocromo + Ac) for específico para o Ag ,haverá a ligação. A lâmina é lavada e após isso é possível ver os resultados no microscópio óptico propício.
Na indireta, usada para identicar a presença de determinados Ac, o Ag já está na lâmina também. Porém, é adicionado o soro do paciente em questão à lâmina. Faz-se a lavagem da lâmina para a retirada do excesso de Ac. Após isso, adiciona-se o conjugado, que é um Anti-Ac + fluorocromo. Lava-se a lâmina para retirada dos Ac ou anti-Ac que não se ligaram e depois é observada a lâmina ao M.O.
2- Quais são as vantagens da indireta sobre a direta
A indireta possui maior sensibilidade = a cada determinando antigênico liga-se uma molécula de Ac do soro, mas neste Ac podem-se ligar várias moléculas de Ac fluorescentes, permitindo a detecção de quantidades mínimas de Ac do paciente
E podem ser pesquisados Ac de diferentes especificidades com um mesmo conjugado, pois o Ac marcado com o fluorocromo tem especificidade para imunoglobulinas da espécie (p.ex., conjugado com Anti-IgM ou Anti-IgG)
4- O Elisa direto (copiei todos os ELISAs aqui)
(1) Método competitivo – mais para identificação de Ag (tbm AC)
- Adsorve o anticorpo no poço da microplaca
- Adição de solução de antígeno ou anticorpo
- Adição do Ag ou Anti-Ac marcado com uma enzima
- Os poços sem Ag primário aderido ao Ac ficam coloridos, enquanto que os poços que possuem Ag primários aderidos aos Ac não mudam de cor.
(2) Método indireto - detecção de anticorpos[pic 1]
- Ag fica aderido aos poços da microplaca
- Adição do Ac problema
- Adição do Ac marcado com enzima (anti-Ac)
- A presença de cor nos poços indica a presença do anticorpo, e os poços que não mudarem de cor indica a ausência do anticorpo em questão.
(3) Método de sanduíche ou captura - identificação de antígenos[pic 2]
- O Ag fica entre dois anticorpos
- Ac primário específico ao Ag é adsorvido no poço da microplaca
- Ag na solução problema é adicionado
- Adição do segundo anticorpo específico marcado com uma enzima. Esta enzima que reage com o substrato fazendo com que o cromógeno mude de cor.
- A presença de cor nos poços indica a presença do antígeno, e os poços que não mudarem de cor indica a ausência do antígeno em questão
COR - A intensidade da cor é proporcional a quantidade de anticorpos ou antígenos presente no soro. A intensidade pode ser analisada por um espectrofotômetro (reação colorimétrica), permitindo uma análise quantitativa.
5- O que procura o Elisa indireto e o sanduiche
Elisa Indireto = Detecção de Ac
Elisa Sanduíche = Detecção de Ag
6- Descreva o western blot
Permite identificar um antígeno numa mistura complexa de proteínas.
Combinação entre eletroforese em gel e detecção imunológica.
(1) Eletroforese, separando os antígenos por tamanho
(2) Transferência para uma membrana imobilizante (de nitrocelulose) com anticorpos específicos ligados a uma enzima reveladora, que causa mudança de cor ou sinal fotométrico.
- Teste confirmatório – envolve reconhecimento de antígenos isolados
[pic 3]
7- dx do HIV
Diagnostico pelo western-blot. Duas ou mais bandas das seguintes: .,cada banda com reatividade maior ou igual ao padrão positivo.Utiliza antigenos do hiv de linhagem celular de cultura, separados pela eletroforese, transferidos para nitrocelulose. ocorre reação com anticorpo primario e secundario.Padrão positivo com visualização das bandas correspondes às proteinas virais p24, gp 41, gp 120
...