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O Rococó e Neoclassicismo

Por:   •  9/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

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[pic 1]

Disciplina: História da Arte

Professora: Arethusa Almeida

Projeto de Prática: Rococó e Neoclassicismo

Paulo Roberto Martins Barros Filho

RA: 8059491

Polo Taguatinga, DF

03/05/2019

ROCOCÓ

Contexto histórico:

  • Surgiu na França, século XVIII;
  • Perdurou entre os anos de 1719 a 1789;
  • O termo Rococó deriva do francês “rocaille” que significa concha;
  • O Rococó se instalou logo após o Barroco, servindo a aristocracia francesa, que acabará de se mudar para Versalhes, no reinado de Luís XV;
  • Nesse contexto, surgem os novos ricos que intencionavam proporcionar prestígio e proteção aos artistas e assim suas obras galgavam status;
  • O estilho refletia a futilidade, a leveza, o prazer, de forma a levar a esquecer dos problemas reais da sociedade da época, de forma leve e intimista, no momento em que novas ideias sobre a existência humana era produzidas (iluminismo);
  • O Rococó manifesta uma nova forma de pensamento, na qual setores da sociedade abandonaram o formalismo de épocas anteriores e começaram a perseguir a diversão e a felicidade pessoal. Apesar de toda a influência estética barroca, a arte produzida pelo Rococó expressa uma força bastante particular, própria de seu estilo, o que lhe conferiu autonomia;

Características:

  • Pintura:
  • Retrata a aristocracia ao ar livre ou em luxuosos interiores;
  • Temas líricos, pastoris e mitológicos;
  • Jovens em atitudes sensuais evidenciam o galanteio, dando alegria e leveza a obra;
  • Utilização de cores suaves como o rosa, azul e verde. Bem como, ouro, prata e branco dão leveza e energia nas composições;
  • Arquitetura:
  • Nas construções, os aposentos têm formas retangulares, com cantos arredondados;
  • As paredes são mais planas e suaves e não contêm mais os altos relevos barrocos.
  • As portas de madeira ganharam pequenos e delicados entalhes;
  • Para a decoração desses interiores, usavam recursos como a douração nas portas, nas paredes e nos objetos;
  • Exploraram a utilização de imensos painéis decorativos, feitos em tapeçaria, que geralmente se estendiam do teto ao chão, ao lado de janelas esguias e ovaladas, rodeadas por muitos drapejados.
  • Muito comum também era o uso de grandes espelhos;
  • É preciso lembrar que a tônica desse estilo eram as formas tortuosas e recurvadas, em formato de “S” e “C”, além dos arabescos e floreados parecidos com laços de fitas, sempre muito delicados, vaporosos e graciosos, que obedeciam a uma tendência assimétrica;
  • O estilo rococó também serviu de inspiração para o desenvolvimento de peças de mobiliário, com aplicação de elaborada marchetaria.

  • Escultura:
  • Na escultura percebemos o gosto por figuras solitárias e preferência por bustos, no caso, de personalidades da época;
  • Há um misto de realismo com idealismo;
  • Exploração de materiais macios como gesso e argila.

[pic 2]

Fragonard. O balanço (1768)

        Sobre a obra acima, podemos observar características marcantes do Rococó.

  • A leva da cena da moça no balanço;
  • O prazer e a futilidade do acontecimento;
  • As curvas nas roupas e na composição do cenário;
  • O riquíssimo jardim onde se passa cena;
  • O galanteio da figura em primeiro plano direcionado a figura feminina;
  • A utilização das cores mais leves;
  • A iluminação que há na figura feminina;
  • A representação da figura mitológica ao fundo – cupido.

NEOCLASSICISMO

Contexto histórico:

  • Surge na Europa, após a revolução francesa e vai até meados do século XIX;
  • Acompanha o início da revolução industrial;
  • Situado nos ideais do Iluminismo (Era da Razão);
  • Baseia-se no período clássico (grego-romano);
  • Roma é o grande centro inspirador do movimento;
  • O estilo se opõe claramente ao Barroco e ao Rococó, movimentos artísticos anteriores;
  • Jacques-Louis David é considerado o pai do Neoclassicismo, pois, se inspira no período clássico para criar suas obras e as tendências da nova república francesa;
  • A arte passa a ser “politicamente correta”, fugindo da futilidade e frivolidade do Rococó;

Características gerais:

  • Valorização do passado histórico;
  • Influência da arte clássica (greco-romana);
  • Baseado nos ideais iluministas;
  • Oposição ao Barroco e ao Rococó;
  • Temas mitológicos e cotidianos;
  • Racionalismo, academicismo e idealismo;
  • Harmonia e beleza estética;
  • Simplicidade e equilíbrio das formas;
  • Uso da Proporção e da clareza;
  • Imitação da natureza.

  • Pintura:
  • A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana;
  • Formalismo na composição;
  • Refletindo racionalismo dominante;
  • Exatidão nos contornos;
  • Sobriedade nos ornamentos e no colorido;
  • Pinceladas que não marcavam a superfície, dando à obra um aspecto impessoal onde predominava o desenho sobre a cor;
  • Harmonia e equilíbrio do colorido.
  • Os fundos, em geral, incluíam toques romanos, como arcos ou colunas, e a simetria e as linhas retas substituíam as curvas irregulares.

  • Arquitetura:
  • Foram construídos edifícios grandiosos, de estética totalmente racionalista;
  • Pórticos de colunas colossais com frontispícios triangulares;
  • Pilastras despojadas de capitéis e uma decoração apenas insinuada em guirlandas ou rosetas e frisos de meandros;
  • Utilização de materiais nobres tradicionais como mármores, granito e madeira, e modernos como ladrilho cerâmico e ferro fundido;
  • Escultura:
  • Uso do rigor e produção academicista;
  • Estátuas de heróis uniformizados, mulheres envoltas em túnicas de Afrodite, ou crianças conversando com filósofos, foram os protagonistas da fase inicial da escultura neoclássica;
  • Naturalismo equilibrado;
  • Respeito aos movimentos e posições reais do corpo;
  • A busca do equilíbrio exato entre naturalismo e beleza ideal;
  • O escultor neoclássico encontrou o dinamismo na sutileza dos gestos e suavidade das formas;
  • Materiais mais utilizados eram o bronze, o mármore e a terracota.

[pic 3]

O Amor de Paris e Helena, 1788, Jacques-Louis David.

        Na obra acima podemos citar como característica do movimento Neoclassicimo:

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