TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO        5

2.1.1        OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO        6

2.1.1.1        OS JOGOS DIGITAIS COMO APOIO PEDAGÓGICO        6

2.1.1.1.1        QUAIS AS FERRAMENTAS DIGITAIS?        7

3        PLANO DE AULA – JOGO DIGITAL INCLUSIVO.        9

4        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo Textual tem como objetivo abordar como a tecnologia veio para transformar a educação nesse contexto que vivemos no momento, a pandemia da COVID 19.

Sabe-se que a tecnologia é um fator chave na evolução digital, possibilitando experiências frutíferas especificamente no setor educacional.

O uso de tecnologia baseada em métodos ativos pode facilitar um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, com foco em todos os aspectos do desenvolvimento humano e principalmente na realidade de nossas vidas.

Nesse sentido, ferramentas técnicas devem ser utilizadas na educação, inserindo novos métodos de ensino, possibilitando a integração dos alunos e do conteúdo.

Não deixando de salientar as dificuldades encontradas pelos docentes, alunos e a comunidade escolar como um todo.

Estamos vivendo um colapso sanitário, o distanciamento social se faz necessário, e

As regras de higiene sanitária impostas pelos órgãos de saúde, nos trouxe a necessidade de repensarmos, nossos costumes e ações.

A desigualdade social, a exclusão, a fome e a miséria se fizeram muito mais presentes nesse contexto atual.

Graças a tecnologia e a ciência, as vacinas chegaram para todos.

A partir de agora viveremos uma era mais digital, de maior inclusão das ferramentas digitais, principalmente no ambiente educacional.

  1. DESENVOLVIMENTO

A pandemia do novo corona vírus, COVID-19, veio para impactar o mundo de várias formas, principalmente a educação. A comunidade escolar se viu obrigada a adotar novos meios de ensino, ou seja, o ensino remoto, introduzindo assim o uso das tecnologias (TICS) no atual cenário.

Trazendo uma nova forma de aprendizagem, tanto para os professores como para os alunos.

A definição da educação a distância sob o novo normal é inevitável, pois vai incluir autonomia ao aluno o tornando o protagonista, pois permite que a interação ocorre de forma natural e contínua. Conteúdo, Ferramentas, formulários, interação, aprendizagem e inteligência artificial são componentes inseparáveis, a distância é apenas um detalhe.

É por meio da educação a distância que as pessoas podem acessar individualmente conteúdos das mais diversas áreas e ampliar seus conhecimentos e habilidades em qualquer local e dentro do tempo disponível.

A importância de fazer da tecnologia uma parte integrante do processo de ensino no campo da educação nunca foi tão importante. Essa não é uma tarefa fácil, porque a sociedade ainda segue principalmente os modelos tradicionais, que muitas vezes resistem à tecnologia como parte do processo educacional. Combinar tecnologia com educação ainda é um desafio, portanto, profissionais da educação e especialistas da área devem refletir sobre os cursos de educação e as práticas de ensino.

Como todos sabemos, o processo educacional vai muito além do giz e do quadro-negro ou de um processo baseado apenas em questões pessoais. O mais importante é que a educação envolve diálogo e processos sociais, e a interação entre as pessoas é extremamente importante para a ocorrência dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, os antecedentes da pandemia prejudicam a socialização entre as pessoas e afetam as relações sociais entre as diferentes faixas etárias e estudantes: crianças, adolescentes, jovens e adultos. Portanto, observou-se que o principal desafio da educação pós-pandemia será justamente o de restabelecer relações e investir em práticas voltadas para o processo de interação face a face entre os indivíduos.

  1. A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO

Estamos todos inextricavelmente interconectados em um ambiente global de informações que nos traz uma consciência global e, com ela uma
responsabilidade global por um desenvolvimento sustentável, pela busca de
soluções para a poluição, a pobreza, as pandemias e as mudanças climáticas,
assim, como pela aprendizagem de como viver juntos (TIFFIN;
RAJASINGHAM, 2007, p. 25).

Entre outros objetivos, o papel da tecnologia na educação é tornar o ensino mais envolvente para os alunos. À medida que eles nascem no mundo digital, um processo mais emocionante é esperado nas escolas, como jogos e aplicativos educacionais.

Essa nova formas de levar a escola para os alunos é um grande desafio para todos os envolvidos. Para professores que tiveram que reinventar seus planos de aula em tempo recorde, se aventurando em um mundo desconhecido, ensino a distância e novas tecnologias. Já os responsáveis, em meio ao turbilhão de atividades e preocupações, assumem o papel de tutor e educador de seus filhos. Muitas pessoas não sabem o que fazer, estão completamente perdidas.

Embora o mergulho no ensino a distância tenha se tornado complexo e desigual para os alunos, especialmente para os alunos da rede pública de ensino e principalmente para os alunos com alguma especificidade, para os professores de todo o país, a educação nos tempos de pandemia também se revelou um desafio complexo e difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com