Politicas da Educação
Por: Amanda Campioni • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Amanda Campioni (8094328)
Portfólio 2
[pic 3]Portfólio 2 apresentado para a disciplina Políticas da educação básica, sob orientação do professor Wagner Montanhini
[pic 4]
A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas.
O documentário “pro dia nascer feliz” diz muito sobre a educaçào no Brasil. Diz sobre a dificuldade enfrentada por por alunos e professores espalhados pelo Brasil.
A precariedade das escolas publicas e de seu ensino fazem com que os alunos e professores enfrentem muita dificuldade no cenário atual. Esses problemas vào de falta de água, estrutura, transporte, violência e segurança.
O documentário mostra o desinteresse do governo ao reprovar alunos, a preocupação em ter quantidade de aprovação sem se importar com a qualidade do ensino deles. Professores são obrigados a passar alunos sem que os mesmo esteja aptos a seguir seus estudos. Os alunos, por sua vez, se desinteressam em aprender pois sabem que passarão de ano de qualquer maneira. A família desses alunos também não os acompanham e sem disciplina, não há nenhuma chance de mudança para esses estudantes.
A escola particular ter melhores estruturas, os professores tem um salário melhor, fazendo o sistema funcionar com muito mais facilidade.
O profissional da educação escolar deve ser valorizado, de acordo com a Lei 9.394. Infelizmente a realidade destes profissionais estão muito aquém desta lei. Eles não são reconhecidos ou valorizados pela população ou pelo governo.
Tanto o documentário quanto nossa observação nos dados apresentados pelo governo nos dão essas informações.
O IDEB, que é usado para medir a qualidade do aprendizado no país e estabelecer metas para melhoria do ensino, apresenta em valores, os resultados de aprendizagem e fluxo.
Com essa tabela podemos notar a evolução do ensino durante os anos.
[pic 5]
...