Reações a Cosméticos
Por: thmrssf • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.677 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares como shampoo, condicionador, tinturas, progressivas, hidratações, dentre outros produtos, em centros de estética e causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário em que possibilitou o levantamento das reações adversas que tais produtos podem causar, as manifestações clínicas e as orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética.
Na teoria foi feita a leitura do artigo acadêmico: Reações Adversas à Cosméticos e o Profissional da Estética, além do material no portal do aluno. Em seguida foi feita uma breve análise do material levantado.
DESENVOLVIMENTO
O termo "cosméticos e produtos de higiene" se refere a produtos destinados à proteção ou embelezamento que compreendem quatro categorias: produtos de higiene, cosméticos propriamente ditos, perfumes e produtos de uso infantil. Vários compostos têm sido indicados como responsáveis pelas reações indesejadas, entre eles, o ácido p-aminobenzoico, cinamatos, óleos essenciais, p-fenilenodiamina e conservantes, que são as causas mais frequentes de reações alérgicas.
Segundo a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cosméticos são produtos feitos com substâncias naturais e sintéticas ou suas misturas, para uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral), com o objetivo de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado. No entanto, apesar de serem considerados seguros, se usados de forma inadequada ou sem a orientação profissional, podem vir a causar possíveis reações indesejadas onde as mais comuns são: dermatite, alergia e eczema.
Com base no conceito acima foi elaborada uma pesquisa com 5 clientes que apresentaram reações adversas após o uso de produtos capilares (shampoo, progressiva, condicionador, tinturas, etc.), em um centro de beleza. Segue abaixo o questionário e logo em seguida oss dados coletados através do mesmo.
QUESTIONÁRIO
Cliente 1: Alexandra Bispo Conceição
Tipo de produto: Tintura para coloração dos fios
Tipo de reação: Alérgica
Sintomas: Vermelhidão na pele e no couro cabeludo, sensação de ardor, desconforto e insuficiência respiratória.
Orientação do profissional: Lavar todo o produto imediatamente com agua abundante e a cliente não deve mais utilizar o produto.
Cliente 2: Jussara Cristina Pereira Souza.
Tipo de Produto: Escova Progressiva à base de formol.
Tipo de reação: Alergica
Sintomas: Descamação e erupções na pele, Coceira no couro cabeludo, ardência tanto ocular, quanto no couro cabeludo, tosse, queda de cabelo em áreas específicas ou generalizada, dermatite, dentre outros.
Orientação do profissional: Lavar com agua abundante e a cliente deve recorrer a um dermatologista, que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória.
Cliente 3: Jucicleide de Jesus Santana.
Tipo de produto: Pó descolorante para luzes.
Tipo de reação: Alergica.
Sitomas: Coceira e quebra de cabelo, descamação e ressecamento dos fios atingidos.
Orientação do profissional: enxaguar o cabelo imediatamente com agua em abundância e procurar o dermatologista.
Cliente 4: Maria do Socorro Alves Nunes.
Tipo de produto: Alisante a base de amônia.
Tipo de reação: Alergica.
Sintomas: Irritação e coceira, inchaço e ardência no couro cabeludo e descamação e quebra de cabelo.
Orientação do profissional: Lavar o cabelo imediatamente com agua em abundancia e procurar o medico.
ientes que teve reações adversas
Principais produtos e as reações causadas
Complicação clínica após as reações
Recomendações recebidas do profissional de estética
2.1.1 Análise Dos Dados Coletados Através Do Questionário
De acordo com a pesquisa e o levantamento dos dados, foi possível perceber que das cinco clientes entrevistadas, todas as cinco já tiveram algum tipo de reação adversa a produtos capilares. A primeira cliente utilizou uma tintura de cabelo que causou vermelhidão, sensação de ardor e desconforto, o que desencadeou uma reação alérgica. A orientação do profissional da estética foi que a mesma não deveria mais utilizar o produto e que o mesmo fosse retirado imediatamente. A segunda entrevistada tinha utilizado um produto para alisar os cabelos a base de formol, o que causou irritação e coceira, posteriormente inchaço, descamação e quebra de cabelo. A profissional recomendou que a mesma devesse ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem. A terceira cliente fez uma Escova Progressiva à base de formol também, que causou descamação da pele e alergia e chegando a um quadro mais grave de Edema e erupções na pele. A recomendação feita foi para que a mesma recorresse a um dermatologista para fazer um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. E a última cliente tinha utilizado um descolorante para efeitos de luzes que causou coceira e quebra de cabelo, descamação e ressecamento. A cliente foi orientada a sempre procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA.
Produtos q dao alergia -----------------------------------------
INTRODUÇÃO
Os produtos capilares são responsáveis por mais varias reações adversas ao couro cabeludo, eles são responsáveis por muitos casos de alergias alérgicas dentro de salões de beleza. Os produtos além de embelezar aumentam a autoestima das pessoas que procuram uma modificação no seu visual procurando a beleza desejada.
No ramo da beleza a diversos destes produtos, sendo assim as marcas de cosméticos faturam alto no Brasil e no mundo, disputando mercado e a preferência de seus consumidores em geral. Em alguns casos esses produtos são usados de forma incorreta podendo provocar danos irreversíveis aos seus usuários.
...