A ESTRATÉGIAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Por: joaofermino • 19/11/2017 • Artigo • 6.185 Palavras (25 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
PEDAGOGIA
Amanda Patrícia Dias
Camila Alves dos Santos
João Henrique Fermino Gonçalves
Monique Aparecida Marrafon
Monique Angel de Oliveira Barbosa
Tais Stefanie Melo dos Santos
Vânia Maria dos Santos
ESTRATÉGIAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA:
A cultura da avaliação (SAEB, ENADE, SARESP, ENEM)
LIMEIRA
2017
Sumário
1. Introdução 1
2. Estratégias da política educacional brasileira 1
3. SAEB 2
3.1. Objetivo do SAEB: 2
3.2. História do SAEB: 3
3.3. Críticas pedagógicas na prova SAEB 4
3.4. Habilidade dos alunos na prova SAEB 5
4. ENADE 6
4.1. Críticas Pedagógicas 7
5. SARESP 9
5.1. Quando teve início? 9
5.2. O que é? 9
5.3. Item de mudança 10
5.4. Quais as críticas? (O que os pedagogos têm como crítica?) 11
6. ENEM 12
6.1. Mudanças 13
6.2. Sistema de avaliação do Enem 14
6.3. Críticas sobre o desenvolvimento do ENEM 16
7. Quadro comparativo 16
7.1. ENEM 16
7.2. SARESP 17
7.3. ENADE 17
7.4. SAEB 18
8. Conclusão 18
Bibliografia 19
- Introdução
Falaremos das estratégias da política educacional e a cultura de avaliações que o Brasil, utiliza na tentativa de medir e incentivar um ensino de qualidade, principalmente nas escolas públicas que apresentam índices cada vez menores de aprendizado.
Abordaremos os tipos de avaliações que são utilizadas, o propósito de cada uma delas e as mudanças que vem sofrendo.
- Estratégias da política educacional brasileira
As políticas públicas de educação é o movimento de inclusão escolar no Brasil, pressupõem que a educação é um direito de todos os indivíduos, com ou sem deficiência, contribuindo para a possibilidade de escolas democráticas e uma sociedade justa e humana. No Brasil, as políticas educacionais têm foco mais específico nas questões escolares, mas a educação vai além do ambiente escolar.
A educação pública do Brasil é uma questão que envolve a responsabilidade e parceria do governo federal, estadual e municipal e deve compreender um esforço da sociedade e das instituições para garantir, de forma permanente, os direitos de cidadania a todos.
A escola é um espaço para todos e deve promover a remoção das barreiras da aprendizagem, deixando de enfatizar as deficiências dos alunos como obstáculo, destacando, sobretudo, sua humanidade e, consequentemente, seu direito à educação escolar e o acesso ao conhecimento em espaços educativos democráticos.
É necessário um projeto nacional de desenvolvimento educacional que se volte, para a organização das escolas e para o atendimento à demanda de seus profissionais por formação inicial e continuada para o atendimento da diversidade humana e de aprendizagem dos alunos.
No decorrer dos anos no Brasil a política educacional foi definida de formas diferentes, por ser um elemento de normatização do estado e que envolve interesses políticos diversos, no entanto, a política educacional de um país deve ser guiada pelo povo, respeitando o direito de cada indivíduo e assegurando o bem comum. A política da educação é vital para a conquista do desenvolvimento econômico de um país.
O sistema educacional Brasileiro apresenta baixos índices de conclusão do ensino básico. Essa baixa qualidade da educação, principalmente a pública, é ligada a uma ineficiente administração e gerenciamento educacional, uso insuficiente e impróprio dos recursos financeiros e principalmente às estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar inadequadas.
...