A INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
Por: elianesininho • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
ETAPA 01
A INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
Os instrumentos são elementos de mediação dos trabalhos executado pelos Assistentes Sociais, desenvolve um papel de potencializar o trabalho desenvolvido, desenvolvido por este profissional. Para que tenha um melhor desenvolvimento do seu trabalho, foram criados os instrumentos teórico – metodológico – prático. O serviço social na sua forma capitalista reproduz uma racionalidade que está liga ao sistema, procurando desenvolver suas competências nas formas conservadoras e reformista. Sua intervenção é no trabalho e nas classes assalariadas. Com sua atuação capitalista, instrumentalizam-se as pessoas, a partir da fragmentação e desconexão do realidade, priorizando ações instrumentais. O grande diferencial da atuação deste profissional, é o desenvolvimento de sua competência técnica, teórica e política, qualifica o trabalho desenvolvido referente às necessidades reais dos usuários. São grandes potencializa dores do seu trabalho as técnicas, as estratégias e a forma de ação dizem respeito a habilidade pessoal de cada profissional, a forma como se utiliza os instrumentos fara com que ele se torne mais útil possível.
Quando o profissional passa a mediar, o uso da instrumentalidade ele efetiva soluções dentro da realidade dos usuários, visualiza a sua singularidade, com os seus direitos e deveres, e não como esteja realizando um favor ou que necessite de caridade. O papel do Assistente Social, e de Reconhecer a instrumentalidade como mediação significa tomar o Serviço Social como totalidade constituída de múltiplas dimensões: técnico-instrumental, teórico-intelectual, ética-política e formativa.
(Guerra 2007, p.12) Para que esta instrumentalidade possa ter o seu desempenho efetivo, necessita o profissional tomar posse de todo o referencial teórico- metodológico-político, sem o qual, não há como atuar de maneira eficaz. Ainda é necessário a criação de sistemas mais eficaz para que a sua atuação atenda de uma forma geral as necessidade dos usuário, tirando-os da vulnerabilidade, e desigualdade social, tornando os cidadãos conhecedores de seu direitos e deveres.
...