A Importância Da Formação Contínua De Professores No Processo De Inclusão De Alunos Com Deficiência Auditiva.
Por: Anasousak6 • 3/5/2023 • Resenha • 4.888 Palavras (20 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
ANNA KARINE PEREIRA DE SOUSA
JOICYANE BALTAZAR DOS SANTOS
KATHIANE FERREIRA LIMA SILVA
LEILANE LOURO ROCHA
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
SÃO LUÍS- MA
2023
ANNA KARINE PEREIRA DE SOUSA
JOICYANE BALTAZAR DOS SANTOS
KATHIANE FERREIRA LIMA SILVA
LEILANE LOURO ROCHA
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Projeto de pesquisa apresentado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no curso de Pedagogia como requisito básico para a obtenção de nota da disciplina.
Orientador: Prof. Dr. Márcia Cristina Gomes
SÃO LUÍS - MA
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO04
2. JUSTIFICATIVA 06
3. OBJETIVOS 07
3.1. Geral07
3.2. Específicos07
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA08
4.1. Resgate histórico do processo de inclusão 08
4.2. Legislação11
4.3. Formação contínua dos professores14
5. METODOLOGIA14
5.1. Fundamentação teórica da metodologia14
5.2. Contexto da pesquisa14
CRONOGRAMA17
REFERÊNCIAS18
1. INTRODUÇÃO
A deficiência auditiva é um tipo de privação sensorial, cujo sintoma comum é uma reação anormal diante do estímulo sonoro (GAGLIARD & BARRELA, 1986). A surdez é, portanto, caracterizada pela perda, maior ou menor, da percepção normal dos sons, havendo então vários tipos de deficiência auditiva, em geral classificadas de acordo com o grau de perda da audição. Esta perda é avaliada pela intensidade do som, medida em decibéis (dB), em cada um dos ouvidos (MARCHESI, 1996).
Lidar com um indivíduo com deficiência auditiva não é tão simples, desse modo as escolas precisam adotar filosofias e metodologias que os correspondam e os integrem ao ambiente educacional. A principal questão a ser abordada é: quais são as dificuldades enfrentadas por professores da rede pública de ensino no que se refere a inclusão de crianças com deficiência auditiva? Para se obter uma resposta plausível a essa indagação, é necessário entender a importância da formação contínua do profissional da educação, para melhor desenvolver-se em sala de aula e contribuir para o ensino e aprendizagem de alunos PCD.
É perceptível que o número de alunos com essa deficiência matriculados em escolas públicas é crescente, e por ser um ambiente de convívio e interação entre crianças com características eminentes, torna por sua vez o trabalho do educador desafiador, requerendo então o apoio de toda a gestão escolar.
Apesar desse crescimento significativo, a maior parte dos deficientes auditivos continuam não sendo atendidos de maneira que os mesmos se sintam pertencentes e participantes do ambiente escolar tanto em escolas de ensino especial ou no regular. Além disso “o número de deficientes auditivos incorporados no ensino regular é irrisório, embora já se tenham acumulado evidências de que a deficiência auditiva não acarreta, em si qualquer prejuízo intelectual”. (BUENO, 1994, p.37)
Conviver com esta diversidade tem ocasionado inquietações aos educadores e a busca de inclusão em uma educação de eficiência tornou-se um obstáculo. Pesquisas aconselham, para ser um bom profissional é preciso estar em incessante aperfeiçoamento na busca de novas concepções, dentre os alunos trabalhados sempre a dedicação é com surdos.
Estudar o comportamento desses indivíduos, a forma como concebem a aprendizagem e complexidades em lidar com essa investigação a que se propõe esse trabalho.
Este projeto de pesquisa está fragmentado em cinco partes, uma vez que a primeira se tem a fundamentação teórica, posteriormente encontra-se de maneira especificada, o objetivo do trabalho: analisar como se dá a formação de professores da rede pública para sua atuação com relação aos alunos com deficiência.
Na terceira parte a metodologia retrata a abordagem adotada para concretização da pesquisa no qual será utilizado como ferramenta um questionário sobreposto aos professores e reuniões realizadas e registradas no protocolo.
2. JUSTIFICATIVA
Diante das dificuldades encontradas pelos professores de escolas públicas do ensino fundamental, em relação à inclusão de alunos com deficiência auditiva, por necessitar de conhecimento de uma linguagem especifica, (linguagem brasileira de sinais - LIBRAS) como meio de comunicação formal para com este grupo de pessoas, isso notoriamente tem sido uma barreira que precisa ser superada com o objetivo de se proporcionar uma educação que abrace os indivíduos com deficiência auditiva no Brasil.
Com o presente projeto busca-se apresentar os pontos relevantes das leis de inclusão social, com foco na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, (Lei 9.394/96), vigente no país no que tange ao ambiente escolar de ensino fundamental, quanto à formação dos professores para atender a demanda conforme determina a lei. No que se refere ao sistema educacional brasileiro em sua forma estrutural é diagnosticado a falta de um corpo docente totalmente adequado e preparado em toda a sua rede ensino para acolher e educar pessoas com deficiência auditiva.
Nesse viés, pretende-se expor, as dificuldades que ainda precisam ser superadas quanto ao processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva a um ambiente educacional da rede pública que atenda em condições favoráveis a transmissão do conhecimento, oportunizando aos alunos com essa deficiência o mesmo direito de ensino de forma igualitária a todos.
3. OBJETIVOS
- Geral
Analisar como se dá a capacitação de professores da rede pública para sua atuação com relação aos alunos com deficiência auditiva.
...