Capoeira e cidadania: Sustentabilidade sócio-cultural
Por: Tácito Coité • 14/3/2018 • Projeto de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Capoeira e cidadania: sustentabilidade sócio-cultural
Justificativa:
As necessidades humanas são várias, podendo abrigar-se nas esferas, econômica, social, política, religiosa e também cultural. Quando ações e atividades humanas se projetam com o intuito de suprir tais necessidades, sem, contudo, comprometer o futuro das próximas gerações, dá-se o nome de sustentabilidade. Ela está diretamente relacionada com a preservação do meio ambiente, ou melhor, no equilíbrio entre aquilo que precisamos da natureza e o que oferecemos em troca, sem, contudo, agredir o meio ambiente. Destarte, alguns conceitos são de fundamental importância na compreensão e na prática do que chamamos de sustentabilidade: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Em relação a este último, sem dúvida, a cultura é um dos pilares da sustentabilidade, pois muitas vezes, os valores culturais de um grupo, empresa, comunidade ou instituições incluem atitudes insustentáveis, dessa forma, faz-se necessário uma abertura para que tais culturas sejam ecologicamente correta. A preservação das raízes culturais é uma das ações que visam a sustentabilidade cultural.
Diante das perspectivas do que se entende por sustentabilidade cultural, este trabalho tem como finalidade promover o reconhecimento da cultura da capoeira como patrimônio imaterial nacional e multidimensional, por meio da sua história de inserção no Brasil, e também como uma ferramenta de inclusão social.
Objetivos:
Ressaltar a importância do acesso da população aos bens culturais;
Democratizar a utilização da capoeira no ambiente educacional e por meio de oficinas, desde que tenha a participação de crianças e adultos;
Perceber a capoeira como um componente que auxilia no regaste da autoestima e na promoção da disciplina;
Enfatizar os bons hábitos através do esporte;
Demonstrar a importância do companheirismo na arte de gingar capoeira;
Reconhecer a cultura da capoeira como patrimônio nacional, multidimensional e ferramenta de inclusão social.
Enfatizar a importância da Capoeira, como ferramenta essencial para a demonstração de cultura, arte e sustentabilidade.(resumo do Tácito)
INCENTIVAR PESQUISAS EM RELAÇÃO AO MANEJO (PLANTIO, REPLANTIO E COLETA) DE RECURSOS RELACIOANDOS Á PRATICA DA CAPOEIRA (CABAÇA, BIRIBA,....ENTRE OUTROS), COMO TAMBÉM, A UTILIZAÇÃO DO BERIMBAL FEITO DE MATERIAL RECICLÁVEL... O QUE VOCÊS ACHAM? NECESSÁRIO OU DESNECESSÁRIO?
Tipo de pesquisa: bibliográfica e de campo
Metodologia:
Esta pesquisa tem como recorte espacial a cidade de Barreiras onde reside o grupo de capoeira local, Esquiva. Contudo, é preciso ter conhecimento do macroprocesso, ou melhor, conhecer e saber da importância da capoeira desde a sua chegada ao Brasil até o momento em que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial. Para tanto, as ferramentas utilizadas para confeccioná-la serão a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em campo, por meio da história oral. Pelo viés da entrevista, a pesquisa ganha uma postura mais pretenciosa, pois se aproxima de uma história/cultura local (grupo Esquiva) e ao mesmo tempo, estabelece uma relação mais autêntica entre o pesquisador e os sujeitos da história (capoeiras).
...