INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
Por: jessicacs24 • 5/6/2015 • Projeto de pesquisa • 975 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
MIRIAN SAMPAIO LEAL
Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas.
Picos
2015
[pic 2]
sumário
1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------03
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA------------------------------04
3 OBJETIVOS-----------------------------------------------------------------------------------04
GERAL-----------------------------------------------------------------------------------04
ESPECÍFICOS--------------------------------------------------------------------------04
4 JUSTIFICATIVA------------------------------------------------------------------------------04
5 METODOLOGIA-----------------------------------------------------------------------------06
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA--------------------------------------------------------------06
7 CRONOGRAMA DE PESQUISA--------------------------------------------------------06
8 RECURSOS-----------------------------------------------------------------------------------06
9 RESULTADOS ESPERADOS------------------------------------------------------------06
10 REFERENCIAS-----------------------------------------------------------------------------07
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
Este trabalho realizado pela acadêmica de Serviço Social tem como objetivo fazer uma consideração a acerca da Instrumentalidade em Serviço Social, os Movimentos Sociais e as Políticas Setoriais Contemporâneas, tendo em vista a visão reflexiva histórica, pensando na contemporaneidade, e no trabalho do assistente social como um todo. Considerando-se que, com o trabalho e a colaboração do Serviço Social consiste em buscar a definição e identificação dos fatores sociais, isso incluindo também o fator cultural, bem como o econômico e o preconceito, pois é um fator que tem crescido muito e que ainda é um dos que mais agridem a sociedade.
Dentro das questões sociais que surgem no dia-a-dia das pessoas, o profissional de serviço social deverá utilizar de várias ferramentas para poder contribuir com a sociedade, através de seus instrumentos de serviço. Com isso, há uma grande tendência de resolução de possíveis problemas que surgem, e não são poucos, na carreira do profissional desta área.
- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Os instrumentos Sociais são alguns das ferramentas que são aplicados na sociedade como um todo, visando uma melhoria para a família, principalmente as que mais precisam do amparo social. Nesse âmbito, teremos as famílias como alvo nas políticas sociais. Pois, o que garante a carta magna de 1988 em seu art. 6°: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”.
- OBJETIVOS
- GERAL
O objetivo do texto é o de refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional e também sobre os movimentos sociais e políticas setoriais.
- ESPECIFICO
Analisar qual a importância dos movimentos sociais e instrumentalidade do serviço social.
Observar qual a ligação e relevância entre os aspectos que foram indicados.
- JUSTIFICATIVA
O presente estudo visa analisar através do discurso de assistentes sociais que atuam nas sequelas da questão social, atentando para o lugar de onde fala em busca identificar os instrumentos que são utilizados na profissão atualmente e a relação com as novas demandas impostas pelo social levando em consideração que a instrumentalidade do Serviço social é a capacidade de articulação e mobilização dos instrumentos norteados pela técnica em um movimento dialético e as novas demandas como síntese de novas relações sociais inerentes aos desdobramentos do processo econômico que exige de criatividade e flexibilidade para neles intervir.
- METODOLOGIA
A coleta de dados para analise e interpretação foi realizada através de pesquisa bibliográfica que pudessem fornecer uma maior compreensão sobre o tema que nos foi proposto.
- REVISAO BIBLIOGRAFICA
Pensar também em formas de movimentos sociais vem a somar com o conteúdo do profissional de serviço social, tendo como base a buscativa das informações que são levantadas para aumentar o leque de possibilidades que tem na carreira, pois a sociedade exige que de maneira indireta, a algumas formas de resoluções de problemas, pois, ainda existe a maquinaria de formas arcaicas que versão o sistema brasileiro, não de forma crítico, mas sim, na questão antiga de se resolver problemas sociais, visto que nós, como futuros profissionais o pudéssemos visualizar ou viver novos modelos.
O Serviço Social é uma profissão que atua nas realidades sociais através do atendimento das diversas e quase infinitas causas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que visam o atendimento ás necessidades sociais da população, pois existe com muita ênfase na necessidade humana a questão assistencial, saúde (principalmente a do setor público), educação (a de caráter carente e voltada a família de baixa renda), habitação, esporte, lazer, dentre outras necessidades. Claro que esses valores são dados unicamente pela constituição federal de 1988 e que ainda há muitas divergências nos dias de hoje para que os setores que são responsaveis para mantê-los ativos e de forma estrutural e organizada tenha uma maneira de atender as pessoas de forma igualitária, contudo, não é o que vemos nos dias atuais. Com esses fatores evidentes, a atuação do serviço social é a principal arma ao auxílio dos menos favorecidos pelo sistema.
...