Jusnaturalismo
Por: leyumi • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
1 – O que foi o jusnaturalismo? Quais as influências que teve sobre as revoltas do período?
O jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça. O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em um estado de natureza. Influenciou nas transformações econômicas e sociais que impuseram mudanças na concepção de poder do Estado, que passou a ser compreendido como uma instituição criada através do consentimento dos indivíduos através do contrato social. O declínio das relações feudais de produção, desenvolvimento econômico da burguesia, a Reforma Protestante, as revoltas camponesas e as guerras ocorridas durante o processo de formação do capitalismo propiciaram uma nova situação social.
2 – O que pensaram Adam Smith e David Ricardo? Contextualize o pensamento liberal com sua época.
Adam Smith e David Ricardo criaram grandes teorias visando explicar as relações econômicas entre as classes sociais. Eles formularam teorias visando explicar qual seria a melhor forma de os países manterem relações comerciais internacionais. Adam Smith formulou a Teoria da Vantagem Absoluta, onde a referência é o local com características mais favoráveis à produção de determinada mercadoria: cada país deve concentrar-se em produzir somente as mercadorias que apresentar melhores condições de fazê-lo. E David Ricardo formulou a Teoria da Vantagem Comparativa, onde a referência é, além do local com características mais favoráveis à produção, também a garantia de uma balança comercial equilibrada entre os países, denotando uma preocupação com a continuidade da relação comercial: cada país deve concentrar-se em mercadorias que apresentem maior vantagem absoluta e menor desvantagem comparativa entre si. Esses pensamentos liberais foram feitos para que as transações de comercio entre países acontecessem de forma harmoniosa e equilibrada, porém não era isso que ocorria, sempre houve países que lucravam e exportavam mais mercadorias que outros.
3 – O que foi o iluminismo francês? Cite três autores e suas principais ideias.
Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, foi o período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem. Foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão. John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos.
...