O MEU TRABALHO VAI FALAR SOBRE A LEI ALDIR BLANC CRIADA NESTA PANDEMIA PARA AMPARAR DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS
Por: Yasmin Matana • 27/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 480 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
O MEU TRABALHO VAI FALAR SOBRE A LEI ALDIR BLANC CRIADA NESTA PANDEMIA PARA AMPARAR DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS, COMO TEATROS INDEPENDENTES, ESCOLAS DE MÚSICA, CENTROS CULTURAIS, BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, CIRCOS, PRODUTORAS DE CINEMA E AUDIOVISUAL, ATELIÊS E ASSIM POR DIANTE.
A LEI ALDIR BLANC, Nº 14.017/2020 É UMA LEI FEDERAL, SANSIONADA COMO MEDIDA EMERGENCIAL PARA AJUDAR O SETOR CULTURAL QUE FOI IMPACTADO PELA PANDEMIA DO COVID-19.
A LEI GARANTE RENDA EMERGENCIAL PARA OS PROFISSIONAIS DOS SETORES CULTURAIS E CRIATIVOS, SUBSIDIA A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS QUE COM A PANDEMIA TIVERAM QUE INTERROMPER AS ATIVIDADES, E AÇÕES QUE FAZEM FORMENTOS À CULTURA, POR MEIO DE REALIZAÇÃO DE PREMIOS E EDITAIS PARA O SETOR DA CULTURA E O SETOR
O PORQUE APRESENTAR ESSA LEI? POIS, SE FALANDO EM CULTURA, VALE MOSTRAR QUE DIVERSOS PROJETOS DE CRUZ ALTA FORAM CADASTRADOS, DESTES, 25 FORAM APROVADOS E HABILITADOS PARA RECEBER O AUXILIO.
OS PROJETOS CRUZALTENSES APROVADOS SÃO: COXILHA EM TEMPO REAL, TUTORIAL DE MAQUIAGENS ARTISTICAS PARA DRAG QUEEN, HORUS ROCK, LENDAS E HISTORIAS DA LEGENDÁRIA CRUZ ALTA, CICLICO, DANÇANDO E CONTEMPLANDO A CULTURA, ANIVERSARIO DA BANDA A COR DO SAMBA, A LAGOA DO CEMITÉRIO (CURTA METRAGEM), ÉRICO VERISSIMO, VIDA E OBRA DO POETA CRUZALTENSE, CARTILHA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CRUZ ALTA PARA COLORIR, HORÁCIO CORTES, PERSONAGENS DE QUINTANA IN LIVE, OFICINA LUDICA DE CRIAÇÕES MANUAIS, ERICO E AS CRIANÇAS, DECLAMANDO POESIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, NANDO SOARES CANTA OS GRANDES SUCESSOS DOS 40 ANOS DA COXILHA NATIVISTA, CHALÉ CULTURAL CURTA-METRAGEM SOBRE ÉRICO VERISSIMO, 29 ANOS DE GRUPO MÁSCHARA, OFICINA: POETICAS DO CORPO E MEMORIAS DE CRUZ ALTA, PINHÃO SESSIONS, O MEINO DO PASTOREIO, O PALACINHO DO MÁSCHARA E UM BARZINHO, UM VIOLÃO, MPB DE TODOS OS TEMPOS.
É BOM SALIENTAR DESTES PROJETOS, OS REFERENTES A COXILHA NATIVISTA QUE É UM GRANDE EVENTO DA NOSSA CIDADE E CONHECIDO EM TODO ESTADO E FOI AFETADO PELA PANDEMIA, ASSIM COMO OS PROJETOS SOBRE O AUTOR NACIONAL NASCIDO NA NOSSA CIDADE ÉRICO VERISSIMO, AS NOSSAS LENDAS LOCAIS COMO A DA LAGOA DO CEMITÉRIO SENDO MOSTRADA AOS CRUZALTENSES, DEMONSTRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA LOCAL, ALÉM, DO GRUPO MÁSCHARA, O GRUPO DE TEATRO LOCAL QUE SEMPRE ESTÁ TENTANDO TRAZER A CULTURA PARA A CIDADE, ESSE APOIO FAZ COM QUE ESSAS PESSOAS CONSIGAM MOSTRAR QUE EM TEMPOS DE DIFICULDADE A CULTURA PODE AJUDA E ENSINAR. ESSE SETOR FOI TOTALMENTE AFETADO NESSA PANDEMIA E O GOVERNO AJUDAR E ESTIMULAR PARA QUE POSSAM DAR CONTINUIDADE NAS ATIVIDADES, MESMO QUE SEJA EM FORMATOS DIFERENTES DOS CONCEITUAIS É DE GRANDE VALIA.
NOS PROJETOS CITADOS COMO A COXILHA, A LAGOA DO CEMITÉRIO, SOBRE ÉRICO VERISSIMO POR EXEMPLO, EXPOEM ALGUNS ELEMENTOS DA CULTURA, COMO O CONHECIMENTO E AS CRENÇAS, ELES ESTÃO ENSINANDO SOBRE A CIDADE E SUAS CULTURAS, E EVENTOS HISTÓRICOS DO MUNICIPIO COMO A COXILHA.
PODE SE DIZER QUE OS NOVAS FORMAS DESSES PROJETOS CULTURAIS FAZEM PARTE DA INTEGRAÇÃO SOCIAL, ONDE ESSAS NOVAS CULTURAS E JEITOS VEM SE AJUSTANDO.
...