A Família, Adolescência e Sociedade
Por: pepew123 • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 174 Visualizações
Matheus Spanamberg
Evellyn Mariandra
Ryan Balestieri
Pedro Henrique
Agnaldo Junior
Caio Vinicius
Família, Sociedade e Adolescência.
Porto Velho – RO
2017
Sumário
1. Introdução 3
2. Adolescência 4
∙ A MENTE 4
∙ OS PAIS 4
∙ O CORPO 5
3. Família 5
4. Sociedade 6
5. Conclusão 7
6. Referências 8
- Introdução
A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar é responsável pelo seu filho ou filha adolescente para dar moralidade, educação, limites e novos pensamentos ao adolescente para que ela não sofra com a moda criada pela sociedade, porém é impossível a família evitar o contato com a sociedade no mundo globalizado, mas podemos diminuir a sua influencia.
Sendo assim a sociedade é um conjunto de seres que vivem de forma organizada sujeito á mesma autoridade, a família é uma pequena sociedade formada por um ancestral em comum que sofre influencia da sociedade, e o adolescente é um período da vida que pode ser influenciado pela família e pela sociedade criando novos estilos, hábitos.
- Adolescência
Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a adolescência como período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos de idade e é dividida em três partes: pré-adolescência, adolescência, e a juventude.
- A MENTE
No período da adolescência, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período. Criando instabilidade emocional, que o adolescente não consegue compreender, o tornando vulnerável. Para aliviar esses sentimentos, os adolescentes procuram meios muitas vezes perigosos, sem pensar nas consequências de seus atos perante a sociedade. 0
- OS PAIS
Para os pais, este período é muito difícil também, pois precisam aprender a lidar com as oscilações de humor que os filhos apresentam. No entanto, a adolescência pode ser também um período de grande alegria para a família, se os jovens e os pais conseguirem se comunicar e se respeitar, uns aos outros. Alguns dos modos como pais podem ajudar a tornar a adolescência mais agradável incluem:
Compreender que a rebelião da adolescência não durará para sempre e que o adolescente rebelde de hoje será, certamente, um amigo amanhã.
Fazer uma análise de seu próprio comportamento quanto ao jovem, para evitar que seus próprios problemas e pressões da vida não o façam reagir excessivamente. Dê bons exemplos.
Pais devem manter a disciplina necessária com seus filhos, e se lembrar de que estes precisam de certa liberdade para se desenvolver.
Os pais devem seguir o caminho da compreensão, com o devido respeito e carinho que merece cada um dos adolescentes.
- O CORPO
Mudanças corporais na adolescência são normais e estão relacionadas com a puberdade. Elas, geralmente, começam a aparecer aos 11 ou 12 anos de idade, mas dependem do histórico familiar e do tipo de alimentação que a criança tem:
Meninas: Crescimento dos seios, aparecimento de pelos pubianos, aparecimento de pelos nas axilas, os quadris tornam-se mais largos, a cintura começa a ficar mais fina, o crescimento se torna mais acelerado, ocorre a primeira menstruação desenvolvimento dos órgãos sexuais, e o útero aumenta de tamanho.
Meninos: Aparecimento de pelos pubianos, aparecimento de pelos nas axilas, pernas e rosto, a voz começa a engrossar, nota-se o crescimento e aumento do diâmetro do pênis, e ocorre a primeira ejaculação, e o crescimento da laringe.
- Família
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições, formada por um número de pessoas determinada através de um ancestral em comum. Dentro da família tem um grau de parentesco, geralmente pai, mãe, e filho (a) tem o mesmo sobrenome, e ela pode conter subsistemas, constituído por sexo, geração, havendo diferentes níveis de poder.
...