A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: sandrapadilha1 • 16/10/2022 • Artigo • 5.526 Palavras (23 Páginas) • 118 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIAS, Claudineia[1]
RU 1737561
SILVA, Caroline Vaz da²
RESUMO
Este trabalho fundamenta-se em demonstrar a importância da música como recurso pedagógico para desenvolvimento da criança de 4 e 5 anos na educação infantil. Diante disso levantou-se o seguinte problema: a música pode contribuir no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil, é notável a sua administração no âmbito escolar? Tendo como objetivo geral: compreender a importância da música na educação infantil com crianças de 4 e 5 anos. Objetivo específico são: pesquisar a importância da música no desenvolvimento cognitivo da criança; compreender como a música pode auxiliar nas práticas pedagógicas; perceber e expressar sensações sentimentos e pensamentos através das cantigas de roda; distinguir o lado cognitivo linguístico psicomotor e sócio efetivo da criança. A metodologia adotada baseou-se em pesquisas bibliográficas por meio de pesquisas qualitativa, que parte em que outros autores já escreveram sobre o assunto, proporcionando uma cultura consciente da importância do tema os resultados e os métodos das pesquisas desenvolveram-se por meio de teorias fundamentadas, que trazem sua proposição a questão da música na aprendizagem da criança. Assim esta pesquisa vem de encontro com o problema descrito e os objetivos propostos, esclarecendo que existem diversas formas da contribuição da música em sala, possibilitando a criança despertar diversos pensamentos, Sensações e sentimentos.
Palavras chaves: Música. Desenvolvimento. Educação Infantil.
1.INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por finalidade apresentar estudos referentes, sobre a importância da música na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos, visando conhecer quais são os benefícios da musicalização como recurso pedagógico.
Assim o tema pesquisado levanta a seguinte problemática, a música pode contribuir no desenvolvimento cognitivo da criança, é notável a sua administração no âmbito escolar? Com base nesse questionamento, esse trabalho buscou subsídios, em teorias de vários autores, para compreensão da importância da música na educação infantil, defendendo que a musicalização é indispensável para o ato de ensinar.
Esta pesquisa tem por objetivo geral: compreender a importância da música na educação infantil com crianças de 4 e 5 anos e objetivos específicos: pesquisar a importância da música no desenvolvimento cognitivo da criança; compreender como a música pode auxiliar nas práticas pedagógicas; perceber e expressar sensações sentimentos e pensamentos através das cantigas de roda; distinguir o lado cognitivo, linguístico, psicomotor e socio efetivo da criança.
O trabalho justificou a necessidade de buscar metodologias diferenciadas para o processo de aprendizagem na educação infantil, tendo em vista que a musicalização é um forte instrumento utilizado no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Surge daí a relevância de abordar tal tema, por entender que muitos alunos possuem dificuldades na aprendizagem, já que iniciam a fase escolar com uma mistura de sentimentos, principalmente de segurança e distantes do ambiente conhecido por aí, nesse processo que a criança precisa viver a música, já que ela é uma linguagem universal que muda de cultura para cultura sendo uma arte que contém vários códigos que se combinam e se transforme em linguagens, estando presente em todos os momentos de nossa vida, ou seja, não é diferente no ambiente educativo, pois desde muito pequenas as crianças já possuem contato direto com a música em todas as suas tarefas e cresce utilizando-a nesse meio.
Para realização desta pesquisa foi necessária uma pesquisa qualitativa por meio de uma análise bibliográfica, que oferece uma visão antecipada sobre o desenvolvimento da pesquisa dando base para o aprofundamento mais pertinente do estudo em questão. Para termos um entendimento mais profundo do estudo em questão encontra-se reflexão sobre o tema: música como linguagem; a influência da música no desenvolvimento da criança; A música como recurso facilitador na aprendizagem; a prática da música na educação infantil; metodologia; considerações finais e referências.
2. A MÚSICA COMO MOTIVADORA DA LINGUAGEM
Nos meus estudos e leituras que realizei, observei que a música é uma linguagem universal, ela muda de cultura para cultura, é uma arte que contém vários códigos que se combinam e se transforma em linguagem, fazendo com que a criança aos poucos vá formando sua linguagem. Assim, a música se constitui em um meio de comunicação que transmite ideias novas ou acontecimentos desconhecidos para criança, mas que a envolvem principalmente pelos elementos lúdicos que a caracterize, mesmo que a letra da música tenha um vocabulário desconhecido, elas serão capazes de reproduzir as canções seguindo o ritmo da melodia, fazendo com que a criança ao se tornar adulta, atinja a capacidade de pensar por conta própria e exerça sua criatividade de maneira crítica e livre. Sendo assim Jeandot 2008 destaca:
Música é uma linguagem. Assim, devemos seguir em relação a música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quando a linguagem falada, ou seja, devemos expor a criança a linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música. Como acontece com a linguagem, cada civilização, cada grupo social tem sua própria cultura musical, deve pesquisar o universo musical a que a criança pertence, e encorajar atividades relacionadas com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão através da música. JEANDOT (2008, p. 20).
De fato, a música pode ser considerada uma linguagem de cultura de um povo, em que essa linguagem vai se transformando e modificando, criando uma infinidade de ritmos, dança e organização dos sons, pois, a música leva-nos a movimentar, com isso percebe-se que a escuta musical e também os outros sentimentos tem influência da nossa cultura do ambiente que estamos inseridos, o território do ouvir tem relação direta com todos os sonhos, sejam eles musicais ou não. Ela auxilia no desenvolvimento da concentração, atenção, foco, criatividade, imaginação e disciplina das crianças em sala de aula.
...