A Semana do Geógrafo
Por: JOSE VINICIUS ALVES • 30/11/2021 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
Os desafios de ser geógrafa/geógrafo hoje
Nota Crítica apresentada para a disciplina Geografia Política.
Prof. Claudio Ubiratan
José Vinicius Alves
Recife/PE
2021
Quanto mais o tempo passa, mais vozes são ouvidas, mais lutas (antes desvalorizadas) são enxergadas pela população em geral, mais evolui a tecnologia, mais as notícias são disseminadas facilmente (sejam elas verdadeiras ou não), mais o mundo se polariza... E mais se torna necessário a geografia em si e o seu ensino. Sua forma crítica, relacional e interdisciplinar é extremamente fundamental para formar cidadãos conscientes e autônomos, capazes de, por exemplo, identificar as grandes desigualdades sociais que persistem, e também dispostos a transformar essas desigualdades.
Essa necessidade se tornou ainda mais perceptível com a pandemia do coronavírus que assola ainda o nosso planeta. A ciência geográfica transita muito bem em dois pontos chaves deste momento como sociedade-natureza e sociedade-economia para entender como se chegou a isso e como será o futuro (além de muitas outras vertentes que contribuem no dia a dia da pandemia), o que dá ao geógrafo um olhar mais apurado para uma questão tão desafiadora e complexa que provavelmente deixará sequelas por toda uma eternidade. E no meio de tanta desinformação, que só cresce, é preciso conseguir dar visibilidade à produção geográfica neste momento, e demarcar o lugar e a luta desta ciência no enfrentamento da pandemia.
Mas se mostrar tão importante e funcional para a sociedade no geral é um dos grandes obstáculos da Geografia. E isso vem desde o ensino fundamental. Muitos ainda a consideram como uma disciplina que tem de tudo, mas não se aprofunda, em nada agrega, que decorar regiões, rios, bandeiras e etc é a única coisa que faz e inútil para a vida em si. Uma das soluções é mostrar uma geografia completa, única e que se relaciona em todas as suas áreas e fases, pois sabemos que o social está intrinsicamente relacionado ao econômico, como o econômico está ao climático e assim por diante. Dessa forma, a Geografia não será vista como inútil e estagnada, mostrando como ela realmente é.
...