A noção de poder dentro do estado
Artigo: A noção de poder dentro do estado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ginali • 30/11/2014 • Artigo • 218 Palavras (1 Páginas) • 290 Visualizações
Caso concreto 4
Para Max Weber o conceito de poder dentro do Estado é dominação violenta,é a probabilidade de o Estado impor sua ordem e ser obedecido. No entanto esta dominação deve encontrar um fator que a torne legítima, que são:
Dominação Tradicional: É a cultura, a tradição, obedecer pelo caráter.São as instituições que perduram no tempo, vê-se como exemplo o patriarcalismo, onde quem manda é o senhor e quem obedece é o súdito. Sendo aceita como correta pela maioria, a tradição é talvez a instituição mais forte dentro de uma sociedade, é geralmente algo incontestável, se sempre foi feita de uma maneira, para sempre o será. Não se pode datar o surgimento exato de uma tradição.
Dominação Carismática: Dever de obediência pelas qualidades apresentadas dos governantes, qualidades sobrenaturais, pela admiração pessoal ao dominador. Ex: O herói guerreiro que nunca perdeu uma batalha, logo eu obedeço. Outros exemplos são aqueles que dominam na posição de profeta, também o demagogo que tem uma oratória retórica.
Dominação Legal: Obediência à lei, porque esta,manda e determina que se obedeça a determinada pessoa. Considerado o mais modernos tipos de dominação, sendo a forma mais sofisticada para onde todas convergem. Sua legitimidade se baseia nas leis, que dão as diretrizes de como se deve governar, não se obedece à pessoa, e sim ao cargo.
...