CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
Exames: CONFLITO E NEGOCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabipre • 26/2/2014 • 2.910 Palavras (12 Páginas) • 367 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância DEZ
Disciplina: Conflito, Negociação e Processo Decisório
Curso: Gestão Pública
Professor: Hercílio Emerich Lentz
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Realize o mapeamento do conflito abaixo relatado de acordo com a metodologia denominada “mapeamento de conflitos”, identificando cada uma de suas etapas e respondendo seus questionamentos conforme consta da Unidade 1 do livro didático. (8,0 pontos)
Relato do conflito:
Após a emancipação do Município X, em abril de 2004, situado na região serrana de determinado Estado, iniciou-se um gradual processo de crescimento da economia local. Por se tratar de região privilegiada pela natureza exuberante, fazendo parte da Serra Geral na divisa com a Cidade Y, vários investimentos vêm sendo efetuados na área turística, aumentando a quantidade de pousadas e hotéis fazenda. Em virtude disso, houve crescimento no fluxo de turistas na região, fazendo com que o comércio local crescesse e aumentasse a oferta de empregos. Diante das oportunidades de emprego advindas do crescimento do Município e pretendendo o aumento da renda familiar, muitas trabalhadoras conseguiram emprego, entretanto não têm como deixar os filhos pequenos e nem possibilidade de pagar alguém para cuidá-los, surgindo, a necessidade de um local apropriado para seus filhos ficarem enquanto trabalham. Sabe-se, não faz muito tempo somente o homem trabalhava para sustentar a família, cabendo a mulher os cuidados da prole e da casa. Portanto, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho tornou-se necessária a existência de creches gratuitas para atender a comunidade carente. Em decorrência criou-se um conflito entre a Municipalidade, que alega não dispor de recursos para a construção imediata de creches, mas que vai buscar junto ao Governo Federal, e a comunidade carente que exige solução para o exercício de seus direitos. Foram realizados debates na Câmara Municipal de Vereadores com as partes envolvidas, reuniões no Conselho Municipal de Educação e audiências públicas, na tentativa de resolver este conflito, todavia ainda não houve solução.
RESPOSTA:
Etapa 1: as partes envolvidas
Quais são as partes envolvidas?
- A comunidade de mulheres carentes trabalhadoras que têm filhos pequenos e exigem da autoridade municipal a construção de creches onde possam deixar as crianças enquanto trabalham.
- O Município que não dispõe dos recursos para a construção imediata das creches exigidas pelas mulheres trabalhadoras.
- A Câmara Municipal de Vereadores e o Conselho Municipal de Educação que promoveram debates, reuniões e audiências públicas com o intuito de resolver o conflito.
Quem está diretamente envolvido no conflito?
Comunidade de Mulheres Carentes e, de outro lado, o Município.
Quem é a Parte intermediária direta?
Vereadores e membros do Conselho Municipal de Educação que promovem a intermediação entre as partes envolvidas.
Quem é a Parte intermediária indireta?
O Governo Federal, acionado para disponibilizar os recursos indispensáveis à construção das creches, objeto do conflito.
Quem não está potencialmente afetado?
Todos os demais setores da sociedade que não estejam direta ou indiretamente envolvidos no conflito.
Etapa 2: o posicionamento das partes envolvidas
Quais são as posições das partes envolvidas?
A comunidade de mulheres carentes que anseia a construção de creche para deixar seus filhos e poder trabalhar e a Municipalidade que alega não dispor de recursos financeiros.
Etapa 3: os fundamentos dos objetivos dos conflitos entre as partes
O que está por trás dos objetivos?
O interesse em obter melhor renda familiar, por parte da comunidade carente trabalhadora, e, o interesse da Municipalidade, em não gastar seus recursos com a construção de creche, alegando que o orçamento está comprometido para outros setores ou serviços que julgam ser mais importantes politicamente.
O que as partes realmente dizem que querem?
A Comunidade de Mulheres Carentes exige seu direito, a Construção de Creches. A Municipalidade alega não dispor de recursos para a construção imediata de creches, mas que vai buscá-los junto ao Governo Federal.
Etapa 4: a variável tempo-espacial
Onde o conflito se situa?
Na região serrana de determinando Estado, Serra Geral na divisa com a Cidade Y.
Qual o desenvolvimento histórico do conflito?
Após a emancipação do Município X, a região desenvolveu-se turisticamente, expandindo o comércio, gerando aumento da oferta de emprego, acarretando no interesse em aumentar a renda familiar, culminou com a situação onde as mulheres após se empregarem, não tinham com quem deixar seus filhos pequenos. Diante disto, cobraram da Municipalidade uma solução, ou seja, a construção de uma creche para deixarem seus filhos e trabalharem.
Quais são os fatores que influenciaram o desenvolvimento do conflito?
A não construção da creche por parte da Municipalidade, sob a alegação de não dispor de recursos imediatamente.
A solução do conflito
...