Contador X Cliente
Pesquisas Acadêmicas: Contador X Cliente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiane2704 • 23/10/2013 • 3.227 Palavras (13 Páginas) • 241 Visualizações
CONTADOR X CLIENTE
aluno
Prof.ª
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0145) – Prática do Módulo I
10/06/2013
RESUMO
A proposta deste trabalho é relatar o campo de atuação do contador demonstrando o vínculo entre contador e cliente, apresentando a Contabilidade e seus usuários, a Contabilidade como profissão, o seu campo de atuação, ás técnicas contábeis, os livros necessários a esta ciência, os símbolos e o código de ética que rege a profissão contábil. A contabilidade ocupa papel de grande importância no cenário econômico e social, e com a evolução desta ciência social, houve a necessidade de um profissional com conhecimentos científicos, de ordem superior, competente e capaz para dominar a contabilidade, e este se tornou o cientista do patrimônio, sendo ele o contador. O contador também conhecido como contabilista, tem a função de produzir e gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a posterior tomada de decisões. A Contabilidade é uma área que proporciona várias oportunidades para o profissional, abrange a diversos tipos de clientes, entre eles podem-se citar empresas, bancos, governos, sindicatos, pessoa físicas. Os procedimentos utilizados pela Contabilidade para registrar, levantar, apresentar e verificar as informações e os fatos contábeis é conhecido como técnicas contábeis. Para orientar e conduzir o contador foi criado o Código de Ética profissional do Contabilista que fixa a forma pela qual se deve conduzir o profissional da área, quando no exercício da função.
Palavras-chave: Contabilidade. Contador. Usuário.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o campo de atuação do contador demonstrando o vínculo entre contador e cliente, relatando a Contabilidade e seus usuários, a Contabilidade como profissão, o seu campo de atuação, ás técnicas contábeis, os livros necessários a esta ciência, os símbolos e o código de ética que rege a profissão contábil.
A sociedade atual é resultado de um conjunto de conhecimentos adquiridos e aprimorados ao longo dos anos, e que chegaram até nós por meio das tradições ou fontes documentais relatando fatos ocorridos no passado da humanidade, é através da análise de tais documentos que nos faz pensar que o conhecimento acerca da Contabilidade é tão antigo quanto à própria origem do homem. É a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
A Contabilidade tem um campo de atuação muito amplo, dentre eles, podemos citar as empresas/investidores, bancos, governo, sindicatos, pessoas físicas. O Contador é o profissional que exerce as funções da Contabilidade, sua tarefa básica é produzir e gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE E SEUS USUÁRIOS
A Contabilidade é uma ciência tão antiga quanto à humanidade e surgiu diante da necessidade de se controlar o patrimônio que os homens passavam a acumular. “O Campo de aplicação da Contabilidade se estende a todas as entidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos, ou não. Tais entidades são unidades econômico-administrativas, cujos objetivos podem ser sociais e /ou econômicos.” (FERRARI, 2003, p.03 apud TESCH 2010, p.24).
Conforme Marion, Iudícibus e Faria a Contabilidade pode ser aplicada a diversos ramos de atividades, dentre eles apresento os seguintes:
Contabilidade Financeira: é a contabilidade básica necessária a todas as empresas [...]. E é obrigatória conforme a legislação comercial. De acordo com a área que é aplicada, recebe várias designações: Contabilidade agrícola (aplicada às empresas agrícolas); Contabilidade Bancária (aplicada aos bancos); Contabilidade comercial (aplicada às empresas comerciais); Contabilidade hospitalar (aplicada aos hospitais); Contabilidade industrial (aplicada às indústrias); e mais: Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, Atuária.
Contabilidade de Custos: Está voltada para o cálculo, interpretação e controle dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa
Contabilidade Gerencial: O profissional que exerce nessa área da Contabilidade, também é conhecido como Controller, voltada para fins internos, procura suprir os gestores de maior informação, exclusivamente para a tomada de decisões. (MARION; IUDÍCIBUS; FARIA, 2009, p.25)
Observa-se que o método contábil tem aplicação a qualquer tipo de pessoa, física ou jurídica, com lucratividade ou não, que tenha necessidade de exercer atividades econômicas para alcançar seus objetivos.
2.2 OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Os usuários da Contabilidade são todas as pessoas jurídicas ou físicas interessadas na informação patrimonial ou econômica de uma entidade.
Com referência aos usuários da Contabilidade Padoveze define:
Por ser um sistema de informação, a Contabilidade tende a ter inúmeros usuários das informações geradas pelo sistema. O primeiro usuário sempre será o dono ou os donos da empresa, ou seja, os indivíduos que detêm a posse de seu capital social. Logo a seguir podemos dizer que há o governo, já que as entidades jurídicas existem por sua libertação; é, portanto, o outro grande usuário do sistema de informação contábil. Os empregados, os fornecedores, os clientes, os bancos, a comunidade social onde a empresa está inserida etc. são outros exemplos de usuários de informação contábil, através de seus relatórios principais, o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados. Para atender à demanda variada de seus diversos usuários, o contador provavelmente terá de elaborar outros relatórios contábeis a partir de seu sistema de informação, montado através do registro dos fatos administrativos. Um bom plano de contas dará condições totais para isso. (PADOVEZE, 2004, p.72 apud TESCH 2010, p.24).
...