TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido Trabalho Socialididade

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 17

v

ESTUDO DIRIGIDO DA 2ª UNIDADE

Texto 1- Gustavo Machado/complemento capitulo VI de O capital:

1. Qual o conceito de serviços em Marx ?

Efeito útil de um valor de uso, seja da mercadoria ou seja do trabalho, seu trabalho é um serviço, o termo, portanto não é uma tradução de sociedade capitalista, o serviço apresenta aspecto exclusivo de valor de uso que acaba designando a troca de mercadorias em que se vende diretamente a própria atividade e não o produto desta ação. Dentro disso é possível abordar serviços como atividades não produtoras de mercadoria, ou seja o que é vendido é a própria atividade humana, exemplo : ator , professor, etc.

2.Fale sobre o processo de trabalho nos serviços em sua acepção mais geral mostrando a diferença entre a classe que vive da prestação de serviços e a classe trabalhadora.

O Primeiro traço de distinção dos serviços é o fato de pertencer á esfera da troca simples de mercadoria ou a circulação simples de mercadoria uma vez que é trocado diretamente por dinheiro, sem mediação do capitalista e com isso sem a produção da mais valia. Quando uma pessoa dá seu serviço, um valor de uso que não aumenta o capital que ele consome, o capitalista dá em troca mais mercadoria em forma de dinheiro. Quando um dos polos não é produto do trabalho, o próprio trabalho e prestação de serviço tem-se apenas consumo de renda e não produção de capital, considerando os serviços nos quais são trocados diretamente por dinheiro. No caso de uma pessoa que é proprietária de um produto, acontece a produção do valor onde sua mercadoria é o suporte. Segundo Marx “troca não é um ato de enriquecimento, não é ato de criação de valor, mas de desvalorização dos valores existentes em sua posse’’. O que nos revela a principal diferença entre a classe de serviços e a classe trabalhadora uma vez que a classe de serviços não vive de capital, mas de renda, é que uma produz riqueza , a outro a consome. Um artesão não produz riqueza como capital, mas como valor de uso, já o serviço não produz valor algum, consumindo-o simplesmente não importa quão útil para a sociedade.

3.Na compreensão de Marx, o que é trabalho produtivo e improdutivo?

Marx começa afirmando que trabalho envolvia metabolismo entre homem e natureza, apropriação dos recursos naturais e transformação em algo material, o que define e diferencia são seus traços específicos em relação a outras formas de sociedade e não os genéricos, o que fundamenta uma forma de sociedade e diferencia os tipos de trabalho. No modo de produção capitalista, a noção de trabalho produtivo amplia e se restinge,o caráter cooperativo do processo do trabalho, amplia o conceito de produtivo e de seu portador, agora para trabalhar produtivamente já não é necessário por a mão na massa ,basta ser órgão de trabalho coletivo,um trabalho intelectual desde que imerso no trabalho coletivo de uma empresa capitalista produtora de mercadoria, é um trabalho produtivo.

O estreitamento se dá de maneira que, mesmo havendo metabolismo é necessário produzir sob a forma capitalista, Marx afirma que só o trabalho que produz capital é trabalho produtivo, e o improdutivo é o trabalho que não se troca por capital,mas diretamente por renda ou seja, por salário ou lucro, ou seja, o trabalho produtivo e improdutivo não decorrem da qualificação material do trabalho, mas da forma social determinada das relações sociais de produção em que se realiza sendo que Marx também afirma que a produção deve ser sob o comando de um capitalista.

4. O autor (Machado) fala que, com a expansão do setor de serviços, a análise sobre trabalho produtivo e improdutivo se complexifica, sendo que devemos considerar: produtivo ou improdutivo em relação a quê? Explique, deixando claro se os serviços são produtivos ou improdutivos no processo de produção capitalista: em relação ao capitalista e em relação à sociedade como um todo.

“ Somente uma razão metafisica pode falar em algo produtivo em si mesmo , produtivo no geral, assim como absolutizar qualquer outra noção ou categoria”. As atividades, a medida que rendem dinheiro para quem vende , são produtivas em relação ao vendedor, embora não necessariamente produza algo para a sociedade nem para o capital ,não havendo acumulação de trabalho não pago na forma de mais valia. Marx afirma trabalho produtivo e improdutivo são sempre olhados ou do ângulo do dono do dinheiro ou do capitalista”.

O que interessa para o capitalista individual é a mais valia e o lucro que se obtém por meio da exploração do trabalho assalariado, ser produtivo segundo o capitalista individual não coincide necessariamente com ser produtivo em relação à sociedade, o mesmo ocorre em relação aos trabalhadores não produtores de mercadoria, ainda que essa redistribuição se opere por meio do consumo dos serviços por trabalhadores e capitalistas e não na transação entre dois ramos distintos do capital, que se submetem ao capital, no ponto de vista da sociedade , a troca simples de mercadoria, não produz , mas recebe valor. As atividades não produtoras de mercadoria apenas consomem na forma de renda o capital produzido pela sociedade.

Texto 2 – Mandel

1.A partir de Mandel, explique a relação entre a divisão progressiva do trabalho e a expansão do setor de serviços ou atividades intermediárias;

O Processo interrupto de divisão de trabalho dissolve a separação entre dois setores básicos da economia, como produção simples de mercadoria e a produção pura de valor de uso das sociedades capitalistas, essa divisão progressiva é uma características da indústria no período da livre concorrência capitalista, que depois da segunda revolução tecnológica começou a influenciar diretamente na agricultura ,a mecanização desta e o aumento da produtividade no trabalho agrícola e a redução radical das áreas de produção simples de mercadorias ou de pequenos, empreendimentos individuais, forma de uma conversão pronunciada dos empreendimentos agrícolas por parte do grande capital acelerou a divisão do trabalho. Sob crescente socialização do trabalho, mesmo com a produção generalizada de mercadorias uma divisão cada vez maior de trabalho só pode ser efetivada se as tendências a centralização predominarem sobre as tendências a automatização que o capitalismo tem caráter técnico e econômico tecnicamente uma divisão crescente no trabalho, só pode combinar-se com uma socialização crescente e objetiva por meio de uma ampliação das funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com