Estudo dirigido – Trabalho e Sociabilidade
Por: Stéphane Cardoso • 12/6/2019 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Estudo dirigido – Trabalho e Sociabilidade
Nome: Stéphane Cardoso (97763)
- Explique com suas palavras valor de uso, valor de troca e valor.
Valor de uso: é dado pelas características de uma mercadoria (qualitativamente). O valor de uso é medido pelo trabalho concreto, que advém da habilidade humanas.
Valor de troca: está relacionada a proporção, as mercadorias diferem-se quantitativamente. O valor de troca é dado pelo tempo de trabalho gasto para a produção de uma certa mercadoria. Advém do trabalho abstrato.
Valor: é equivalente a proporção do trabalho abstrato à produtividade do trabalho concreto.
- Explique a forma D-M-D.
É equivalente a forma de circulação da mercadoria no sistema capitalista, onde inicialmente é investido um capital para o início de produção de dada mercadoria, quando produzida, essa mercadoria é inserida no mercado com um valor elevado ao do capital inicial, com a finalidade de obtenção de lucro.
D – dinheiro
M – mercadoria
D – dinheiro.
- Em poucas palavras, o que podemos compreender por Fetiche de Mercadoria?
O fetiche de mercadoria é dado pela relação entre os valores como se fosse algo natural, independente de quem tenha o criado, uma espécie de alienação que faz com que o trabalhador não se reconheça no produto de seu trabalho, não percebendo a sua condição de explorado. As relações sociais que ligam o trabalhador, aparecem como relação entre as mercadorias, ou seja acontece uma coisificação dessas mercadorias, objetos “governam” os produtores e não os produtores que “governam” esse objeto.
- O que podemos compreender por Mais-Valia?
A mais valia é equivalente ao excedente do trabalho não pago, que não é incluído no salário do trabalhador. É a mais valia a grande responsável pelo lucro que é investido para aumentar o capital.
...