Excelencia No Atendimento
Resenha: Excelencia No Atendimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: prointeligencia • 18/11/2014 • Resenha • 445 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Hoje em dia, é indiscutível dizer que o principal fator para a evolução das empresas é a excelência no atendimento. Este é um fator imprescindível para o crescimento da corporação.
Os consumidores estão cada vez mais maduros e exigentes, as informações estão cada dia mais claras com a evolução dos canais virtuais e algumas empresas ainda negligenciam o bom atendimento. Hoje em dia, não existem mais organizações conquistando o mercado com clientes insatisfeitos, mas ainda assim algumas persistem em atendê-los com desatenção.
Atualmente, as condições básicas para lançar no mercado um produto competitivo é preço justo e qualidade superior, produtos com preço inferior e qualidade duvidosa não é mais suficiente para conquistar a clientela.
Os clientes devem deixar de serem vistos como fregueses e passar a serem vistos como parceiros, pois se ele sair insatisfeito poderá não voltar mais, mesmo que não “perca tempo” fazendo alguma reclamação. O consumidor deve ter a sensação de conforto, praticidade e conveniência, e a organização devem não apenas atender suas expectativas, mas sim superá-las com entusiasmo, eficiência, rapidez e simpatia do consultor.
A chave para a excelência no atendimento é treinamento, o atendimento deve estar preparado e focado em atender o consumidor. Os gestores precisam conhecer plenamente o potencial de cada colaborador, exaltar os pontos fortes e “trabalhar” os fracos. Infelizmente muitos empresários, diretores e administradores veem o treinamento como um simples “gasto a mais”, e não como um investimento.
Treinar é valorizar o colaborador para que ele valorize o cliente. Isso chama-se Treinamento estratégico de alto nível, estratégico porque trabalha diretamente com quem vai atender o cliente e de alto nível pois aumenta a satisfação de colaborador e automaticamente aumenta o nível de produtividade dele.
A maioria dos treinamentos de atendimento e palestras ressumem-se em sorriso no rosto, como cumprimentar o cliente, ser simpático e cordial. Ou senão, “trate os outros como gostaria de ser tratado”, imagine, você ama bananas e detestas maçãs, vai à feira e o atendente ama maçãs e detesta bananas, então ele tenta convencê-lo de que levar a maçã será melhor do que levar a banana. Você, certamente não sairá satisfeito e provavelmente não comprará nem a banana.
Conhecer e detectar a diferença das pessoas é determinante para o sucesso da organização e do profissional. O primeiro contato é fundamental, pois nele que descobrimos o que o cliente deseja e/ou as necessidades dele.
Não há uma regra clara a seguir ou uma dica chave sobre o atendimento, ele deve evoluir e adequar-se às necessidades do mercado e de cada cliente. Bom atendimento deixou de ser um diferencial e passou a ser necessidade, agora quem quiser destacar-se deverá ter um excelente atendimento, e isso definirá o sucesso ou o fracasso da corporação.
...